Divulgação: Exídium

05 julho 2017

Exídium - Gabriel G. Sampaio




Apresentação do livro:

De onde viemos? O que existia antes de tudo? Existiu um começo ou o tempo cronológico é só uma interpretação da realidade? Somos seres à mercê da vontade de outro? Essas são perguntas que há muito a civilização quer responder. A ciência tenta a cada dia respondê-las e, para isso, formula teorias a partir de uma concepção de mundo objetiva que visa explicar o mundo e nossa realidade, essa concepção tem a tecnologia como sua materialização máxima. Em contrapartida, há o mito, forma de explicar a realidade simbolicamente, que nos acompanha há muito tempo e por todos os lugares desse planeta.
Ciência e mito são dois discursos adorados e reverenciados neste romance que unidos, formam essa narrativa que espelha o conjunto de ideias formadoras da escrita de Gabriel Godinho Sampaio, que além de se aventurar nas letras, é professor, cinéfilo, contador de histórias e, sobretudo é um leitor. Leitor de ficção científica, leitor de filmes, leitor de pessoas, séries, animações e RPG. Sampaio é um escritor inserido em seu tempo e neste tempo o objeto livro é um entre tantos outros suportes que contam histórias e é dessa forma que as ideias do escritor constroem Exídium. Apresentar este romance é muito difícil, porque ele consegue nos mostrar tantos personagens e conflitos que resumir todos eles é impossível, ao invés de expor os personagens e cenários, tentarei apresentar o espírito que acompanha o leitor por toda a narrativa.
Exídium é uma narrativa espacial que contém tudo o que gostamos de assistir em um filme, no entanto, também é uma resposta às perguntas que um adolescente faz a si quando percebe que o mundo não é algo simples de se viver. Exídium também é uma proposta de diálogo pacífica entre os diferentes e suas diferenças, mas do mesmo modo é uma jornada em busca de respostas para um conflito capaz de destruir todo o universo. Exídium é, sobretudo, uma leitura intrigante que nos leva para dentro de uma galáxia em que gostaríamos de viver. Enfim, Exídium é uma ficção científica brasileira que merece ser lida, conta com um projeto editorial ousado que, através do trabalho de seus ilustradores, potencializa a imaginação dos leitores.

                                                                                  Andréia Kelly Marques



“O planeta Áctia era a capital do poderoso Reino de Actídia. Era um planeta rico em equilíbrio natural e protegido pelo mais seguro sistema de defesa da galáxia. Porém, uma de suas três luas tinha acabado de explodir violentamente no céu!” (capítulo 1 – A Lua)

 O que acharam do livro? Em breve teremos primeiras impressões e uma resenha!

19 comentários

  1. Ola
    Parece ser um livro bem interessante, e eu fiquei curiosa, seja pela premissa e pela capa que eu adorei. Vou ficar no aguardo de suas primeiras impressões, assim como a resenha!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Olá Kétrin,
    Achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa para conferir suas impressões.
    Esse enredo é algo que até gosto, mas no momento não estou no clima de ler sem ler a opinião de alguem sobre a obra.
    Espero voltar aqui para conferir o que você achou.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  3. UMA CAPA DESSAS, BICHO!
    Fiquei super curiosa logo no início, com as perguntas feitas, já que é algo que todos querem saber, né? Haha. Parece ser uma leitura incrível, vou ficar aguardando suas primeiras impressões pra saber se vale a pena mesmo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oi Ketrin, não conhecia o livro e nem o autor e achei a sinopse bem complexa. Estou já curiosa pelas suas impressões da obra.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Não conhecia o livro, a sinopse me chamou bastante a atenção, adoro livros de fantasia e essa parece ser muito. Vou aguardar suas impressões sobre o livro para ver se vale a pena ler mesmo.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Cara, que narrativa e temática complicada! Não gosto muito de livros assim, prefiro distopias mais próximas a nossa realidade! Mas adorei a resenha, e a capa está maravilhosa!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu não conheço o autor ainda, mas devo dizer que essa sinopse me deixou bastante intrigada a respeito da obra. Não leio muito livros deste estilo, mas esse me parece uma boa aposta. A capa também é bem chamativa, conta pontos a favor. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    O livro até parece ser interessante, mas, como não curto muito o gênero prefiro passar a dica... Porém, não resta dúvidas de quem gosta desse tipo de leitura irá gostar bastante.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oiee!!!
    Confesso que eu não conhecia o livro e nem o autor. A capa é bem chamativa, mas a trama infelizmente não me chamou tanta atenção pela sinopse. Mas vou aguardar a suas primeiras impressõs para ter uma melhor ideia formada <3

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Olá Kétrin,
    Esse livro tem uma premissa muito interessante e estou louca para ler.
    Fiquei contente com sua divulgação.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu nunca ouvi falar do autor ou da obra. Pela sinopse e a capa já dá pra ver que não é o meu tipo de livro, o que é uma pena. Mas acredito que muitos iram gostar ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. A capa é muito massa!
    Achei também as perguntas do início super intrigantes.
    Me bateu uma curiosidade imensa de ler o livro.
    Gostei de saber um pouco sobre o autor e deu pra perceber que ele não é fraco, não, hein? rsrs
    Adorei a dica! Apesar de não ler muito ficção científica, esse despertou muito meu interesse.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Não tinha ouvido falar sobre esse livro ainda. Devo dizer que não gostei da capa, mas a história parece complexa e interessante. Talvez eu dê uma chance e o leia para ver o que acho.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kétrin

    Confesso que a apresentação em si não chamou minha atenção. Não é um gênero que me agrada, mas vou aguardar a resenha para ter uma opinião mais concreta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Kétrin,
    não sou o tipo de pessoa que lê ficção científica, mas tenho que admitir que a proposta desse livro em especial é bem interessante. De cara o livro não m chamou a atenção, também não curti muito a capa (pode ser porque não faço parte do público alvo), mas a apresentação é bem instigante e embora tais questionamentos não façam parte do meu cotidiano fiquei tentada a conhecer os argumentos do autor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Que lançamento mais incrível!
    Mesmo eu não lendo muito sci-fi (o que estou tentando mudar esse ano) achei maravilhosa a capa e é claro a sinopse.
    Espero que você faça a leitura dele e em breve tenha resenha dele por aqui, estou doida para saber mais sobre o livro

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eu vi algumas divulgações sobre esse livro em outros blogs, e mesmo achando a capa interessante, a premissa não chamou minha atenção no momento, aguardarei uma resenha para saber mais sobre a obra.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Eu estou bem curiosa com esse livro, pois parece ser uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, não conhecia esse livro, e de fato é uma excelente sacada do autor, colocar diante de uma aventura espacial certos assuntos complexos da vida! Já vou colocar na listinha de desejados, amo esse tipo de aventura.

    ResponderExcluir