Amor de Puta, de Ricardo Daumas

16 maio 2017

Amor de Puta

Autor: Ricardo Daumas
Editora: Sensus
Número de Páginas: 279
Gênero: Drama, Literatura Brasileira


Sinopse: 'Amor de Puta' é uma história de amor. É uma metáfora de nossa vida, sempre motivada por interesses, em que estamos incessantemente procurando por amor, reconhecimento, razão de viver... é a história João, executivo carioca forçado, como muitos outros, a se mudar para São Paulo. Isso o faz perceber que jamais fora senhor de suas ações e, a partir daí, começa uma catarse pessoal tendo como elemento de provocação uma garota de programa, que põe seus valores de ponta cabeça. Apesar de toda a ousadia, é uma trama de questionamentos, com paixão e sensibilidade na busca de caminhos. João vive essa catarse, na tentativa de resgatar sua “criança interior”, há tanto oprimida pelos valores e dogmas da sociedade. Ele vive essa metáfora da maior relação de interesse da história da humanidade, onde se vende aquilo que se não deveria se entregar por negócio e que acaba se convertendo no amor mais puro, surpreendente e inesperado ao se deparar com a dedicação espontânea de alguém que lhe dá por carinho aquilo que aos outros vende... Viver essa história é um convite que exige coragem, todos os dias. Encontrar-se consigo, ou continuar jogando o jogo, os vários jogos da vida, no trabalho, na família, no relacionamento, onde quer que seja, até que a vida te ponha na frente de uma janela fria numa tarde de chuva em São Paulo, e não se tenha mais para onde voltar. João viveu isso. E você, vai tentar?
João acaba de se mudar para São Paulo a trabalho. Carioca de raiz, se vê perdido e sozinho na grande SP, deixou para trás a esposa, a família e os amigos. Agora tudo o que ele tem é um cargo bom no banco, os colegas de trabalho e um pequeno flat alugado. João está totalmente insatisfeito com sua vida, com um casamento indo por água abaixo e sem vida social. Até que ele conhece sua nova vizinha, Celeste.

Celeste é uma mulher que chama atenção por onde passa, linda e delicada. Porém, com uma profissão nem um pouco encantadora. Nos primeiros momentos, Celeste deixa claro que quer ser amiga de João e já conta o que faz da vida, é garota de programa e não tem vergonha disso. Nem em seus mais vívidos sonhos, João imaginaria que Celeste fosse prostituta, muito menos que iria nascer um sentimento a partir dali.

Amor de Puta é um livro que conta sobre um homem que está desanimado com a vida, que apesar de ter alguns pontos positivos como um bom emprego e estar financeiramente estável, não é o suficiente para ver um motivo para viver. João estava infeliz em seu casamento, apesar de ter uma mulher linda como esposa e admirá-la como pessoa, o relacionamento havia caído na rotina e com sua oportunidade de ir embora para São Paulo, ele viu uma chance de começar de novo. Logo quando conhece Celeste, ele sabia que algo novo iria surgir.

O relacionamento de Celeste e João é meio confuso, a única coisa certa é o desejo carnal de ambos. Tem momentos em que os dois são carinhosos e demonstram amor, gostam de passar um tempo junto e parecem dispostos a levar esse relacionamento para frente. Porém, tem momentos que ambos ficam indecisos e indispostos a mostrar ao mundo o parceiro que tem ao lado. Celeste não está disposta a largar sua profissão, mas será que o sentimento por João seria grande o bastante para fazê-la mudar de ideia?

"Eu não conhecia desejo mais puro do que o de Celeste e nem mais genuíno do que o meu naquela relação torta que inventamos."


A escrita do autor é leve e descontraída, engraçada em muitos pontos. A narrativa segue em um ritmo bom, apesar do grande tempo que levei para concluir a leitura, gostei muito dela. Acredito que se tivesse lido a obra em um outro momento, teria aproveitado mais. O autor deu vida a personagens reais e com sentimentos reais. Talvez muitos homens consigam se identificar com João, é possível. E com Celeste? Ela é uma mulher que já sofreu em um relacionamento e no fundo precisa de amor.

Amor de Puta é um livro que indico para todos, talvez você aproveite a leitura muito mais do que eu aproveitei. Ele tem uma história cotidiana e cativante, perfeito para todos os leitores, seja para conhecer um pouco mais da vida dos protagonistas ou até mesmo para sair da rotina.


13 comentários

  1. Oi Kétrin,
    Já li algumas resenhas sobre esse livro, mas confesso que não tenho o interesse em conferir, em especial porque a premissa não chama a minha atenção. De qualquer maneira, gostei muito de poder ler suas impressões e poder compreender elementos que eu não tinha ouvido falar ainda. Quem sabe eu leia em outro momento, então por enquanto vou deixar passar a dica..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    A narrativa não me atrai, apesar de ser bem diferente dos livros de hoje em dia. É a primeira resenha que vejo sobre esse livro, não conhecia nem ele nem o autor! Mas deixo passar a dica dessa vez, obrigada ^^

    ResponderExcluir
  3. O enredo me pareceu ser bacana, mas esse título, hmmm...meio que quebra um pouco o encanto, mas se tiver a oportunidade de ler o leria sem dúvidas, me parece ser um romance sem ser daqueles enjoativos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Caramba, achei o título do livro meio pesado e logo de cara nasceu o preconceito em mim, mas, lendo a sinopse e em seguida sua resenha, devo dizer que mudei de opinião e fiquei interessada por ler a estória. Espero que isso aconteça logo.

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    eu não conhecia o livro, e apesar das suas impressões serem favoráveis a trama não sei se curtiria a leitura, posso está sendo drástica e/ou precipitada mas já antipatizei com o protagonista, que estava tão infeliz no casamento mas não teve coragem de ser honesto com a esposa, pelo contrário aproveitou o fato de estar longe para voltar a "viver". Sei que existe muitas coisas nas entrelinhas que podem ou não justificar as decisões dele, mas sinceramente não sei se leria.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Também sou parceira da LC e recebi o release desse livro, no entanto ele não é muito o tipo de leitura que procuro no momento, por isso não o solicitei. Mas, gostei de saber mais sobre a história e saber a sua opinião sobre a obra. Quem sabe num outro momento não me de vontade de ler né? Achei essa capa simples, porém muito atrativa.

    ResponderExcluir
  7. oi tudo bem
    confesso que pelo titulo nao leria nunca livro rsrs
    mais depois de ler sua resenha fiquei interessada mesmo voce ressaltando alguns pontos .
    quem sabe um dia eu tenha oportunidade ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que fiquei bem interessada. Nunca li um romance entre uma garota de programa e um homem desanimado com a vida. Fiquei curiosa para saber se ela vai largar a profissão por ele ou se ele vai aprender a conviver com a profissão dela (que seria uma opção não usual, mas, ainda assim uma opção). Enfim! Espero poder ler em breve. Espero que a escrita flua um pouco melhor para mim.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  9. Ooi,
    Não conhecia o livro mas confesso que ele não chama muito a minha atenção, a premissa não me prende muito e mesmo os pontos positivos que você destacou na resenha não foram suficientes para me deixar curiosa.

    Adorei o blog.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  10. Olá Kétrin,
    Ainda não conhecia esse livro e não fiquei interessada, pois achei o título muito ruim e não leria um livro assim. Fico contente, entretanto, que você tenha gostado da leitura e que ela seja alegre e resulte em risadas.
    Apesar disso, vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Kétrin, como está?
    Não conhecia, ainda, o livro e muito menos o autor, mas admito que o título me chamou muito a atenção porque é algo que meio que choca, considerando o palavreado. A premissa é muito interessante e considerando os pontos que tu colocou na resenha, parece um livro que faz a gente pensar. E eu gosto disso.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. OI!
    Achei esse livro bem 'diferente' de qualquer outro que já li, principalmente por causa da história do protagonista.
    Mas infelizmente não me animei muito em ler, assim de relance parece que ele é muito egoísta de abandonar a esposa que amava só proque o casamento caiu na rotina e ele precisava de uma 'novidade'.
    Enfim, não sei se é isso mesmo, mas mesmo sua resenha estando muito boa não me animei com o livro

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Não conhecia esse livro ainda. Achei a história diferente, mas não é o tipo de leitura que eu gosto de fazer. Muitos homens e mulheres passam por esse problema chamado cair na rotina. Acho que se o casal estiver sempre disposto a fazer coisas diferentes juntos, e também a superar isso, tudo pode se ajeitar, caso contrário, fica complicado. Eu só não leria, por não curtir muito o tema.
    Beijos

    ResponderExcluir