Não se Apega, Não, de Isabela Freitas

06 março 2017

Não se Apega, Não

Autora: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 256
Gênero: Romance, Auto ajuda

Sinopse: Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos. Tudo começa com um ponto-final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.



Isabela é uma jovem de vinte e dois anos que acaba de terminar um namoro de dois anos, onde todos sempre diziam que eles eram feitos um para o outro e que eram perfeitos. Menos para a própria Isabela. Ela não aguentava mais estar em um relacionamento onde só ela se esforçava para mantê-lo. Começando sua vida de solteira, Isa passa muito tempo chorando pois não sabe viver sozinha, ela mesma afirma que precisa ter sempre uma paquerinha. Ela conhece novos caras e reencontra ficantes antigos, até começa a sair para as baladas. Quebra a cara de novo e de novo, se apega e se obriga a desapegar.

"O desapego não é indiferença, covardia ou desinteresse. O desapego é se libertar de tudo aquilo que faz mal e causa sofrimento. Desapegar é sinônimo de se libertar. Soltar as algemas. Colocar asas. Se permitir voar novamente. O desapego é a aceitação, é o desprendimento."


É muito fácil se sentir contagiada pela Isabela, ela é uma personagem real, com dramas reais e sentimentos reais. Fica até difícil distinguir a Isabela protagonista com a Isabela autora, mesmo sabendo que o livro é apenas uma ficção, em muito momentos me peguei divagando sobre o que a autora queria passar com a obra, pois além de tudo, é um auto ajuda que traz muitos ensinamentos.


No começo da trama vemos uma Isabela frágil com o coração partido, enganada e que procura loucamente pelo amor da sua vida, seu príncipe encantado. Mas no decorrer da história, ela vai se deparar com muito obstáculos que vão por sua fé em jogo, ela amadurece muito e percebe que o mais importante é ela se amar acima de tudo. Isa é uma pessoa que se importa com o bem estar dos outros, ela é toda família e amigos e é capaz de ficar infeliz se for para ver quem ela ama feliz. Ela tem dois melhores amigos, Pedro e Amanda, é lindo ver a cumplicidade e a amizade deles, é muito sincera e verdadeira. Pedro é o típico bad boy que arranca suspiro de todas as garotas, ele não se apaixona, mas em contrapartida, é um ótimo amigo. Ele quem da os conselhos perfeitos para Isabela e mostra conhecê-la melhor do que qualquer um, confesso que fiquei torcendo para rolar um romance entre eles! Amanda é doce e sensível assim como Isabela, mas é muito pé no chão. Ela apoia a amiga em suas escolhas, mesmo sabendo que no fim não dará boa coisa. Ela estará lá para tudo o que precisar.

Não se Apega, Não é uma leitura muito gostosa e despretensiosa, eu li o livro em poucas horas e não vejo a hora de ler as outras obras da Isabela. Nele, a autora passa todo seu conhecimento sobre relacionamentos e podemos tirar dicas ótimas, me identifiquei muito com a protagonista, tanto em relacionamentos como na personalidade, então me afeiçoei rápido. É um livro ótimo para curar uma ressaca literária, principalmente para todas as garotas que procuram uma história pé no chão com uma protagonista tão real.

17 comentários

  1. hello ! eu gostei muito deste livro, de leitura leve,rápida e muito divertida. E com muito bom humor também. Também gostei do segundo só falta ler o terceiro. bjs

    ResponderExcluir
  2. Ketrin, não sei se gosto deste livros... rs Sério, acho importante colocar o desapego como um tempero de qualquer relação, mas acho a autora um pouco radical em alguns aspectos. Acho que só lendo pra saber, não é?
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Ketrin
    eu também já fiz essa leitura e achei interessante pelas reflexões diante da temática, apesar de não concordar com algumas posições. De qualquer maneira acho uma leitura interessante e realmente despretenciosa. Adorei poder conferir suas impressões.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Fiquei sabendo outro dia que os livros eram histórias mesmo, não tipo uma autobiografia, mas de qualquer forma não é algo que me chame realmente a atenção! Mas amo as capas, e tenho todos os marcadores na coleção! Só as histórias que não me chamam mesmo a atenção! kkkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oie
    já li o livro há um bom tempo mas me recordo de pouco, não foi o que eu esperava mas lembro que foi uma leitura gostosa e cheia de dicas. Muito legal sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Lembro que quando lançou eu fiquei bem interessada nos livros, mas ai foi passando, passando.... Estes dias estava vendo ele de novo mas estava classificado como Auto-ajuda, gênero este que não gosto muito. Desanimei da leitura. Mas, agora que você falou, senti que talvez eu possa gostar dele. =)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem!??

    A minha amiga leu esse livro logo após terminar um namoro e falou que foi ótimo! Nunca li nada da Isa, mas sempre vejo coisas positivas... Espero algum dia ter a oportunidade de ler!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kétrin, tudo bem?
    Esse livro me parece bem incrível e sinto que muitas leitoras que fizeram a leitura com certeza conseguiram aprender algo com as experiências de Isabela. A autora me parece ser bastante empoderada e apesar de eu já estar num relacionamento há três anos, acredito que seria muito interessante conhecer a obra, vejo muitas pessoas falando bem dela. :)

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Confesso que o livro não tem uma premissa muito interessante pra mim, mas gostei de saber que Isabela amadurece a medida que o leitor entra na história, e que tantos problemas trouxeram bons aprendizados. Fiquei ate um pouco curioso para conferir este livro, quem sabe eu não o faça.

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Tenho os três livros da Isabela Freitas em minha estante, mas, infelizmente, até hoje não os li... São tantos livros que tenho que seguir uma fila kkk...
    Adoro leituras despretensiosas assim, e tenho certeza que esse livro é uma ótima dica para ser lido após uma leitura mais densa... Você me animou a ler ;)
    Vou ver se passo ele na frente na lista de leitura...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Sempre vi esses livros da Isabela um pouco como autoajuda, mas não da forma pejorativa. De uma forma um pouco mais leve, em que as pessoas realmente se identificam e precisam ouvir (ler) algumas verdades para sair de sua zona de conforto.
    Tenho muita vontade de ler.
    Obrigada pela dica.
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, infelizmente quando li esse livro talvez não estava no momento pois achei a isabella muito chata. Confesso que também destaquei várias passagens que nos fazem refletir, mas não gostei do geral do livro, e acabei não tendo ânimo para tentar a leitura dos próximos, mas espero que você goste deles.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Este livro nunca me chamou muito a atenção, nem pela sinopse e nem pela capa. Já vi pessoas dizendo que adoraram e outras que não tiveram sequer paciência para finalizar a leitura.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura, mas por enquanto passo a vez.
    Bjs.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu acho as edições desse e dos outros livros da Isabela super fofas, mas os livros dela tem uma carga de drama que eu não aguento hahaha mas fico feliz que você tenha gostado e tirado uma boa experiência da leitura!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  16. Olá Ketrin,

    É realmente muito legal ler livros em que nós vemos o crescimento do personagem, ainda mais quando achamos eles super reais. Parece um livro bem legal para sair de uma resssaca literária.

    Beijos e parabéns pela resenha!!!
    http://floraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho legal a forma de narrativa que o livro é desenvolvido, tem algumas situações bem reais e divertidas, o que torna o livro leve e de fácil leitura. Que bom que você apreciou a leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir