Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro, de Alvin Schwartz

12 janeiro 2017

Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro

Autor: Alvin Schwartz
Editora: José Olympio (Grupo Editorial Record)
Número de Páginas: 127
Gênero: Contos, Terror

Sinopse: Uma seleção imperdível de contos de terror, histórias de vinganças cruéis e relatos sobrenaturais, recontados por Alvin Schwartz. Alvin Schwartz escolheu as histórias do folclore americano e as lendas urbanas mais inquietantes e que fazem todo mundo tremer de medo há muito tempo. Isso porque essa tradição de contar histórias de terror começou há milhares de anos, com grupos se divertindo e se reunindo em volta de fogueiras para ver quem assustava mais. E é claro que um pouco de escuridão e muito silêncio fazem toda a diferença na hora de contar. Neste livro, você vai aprender como deixar todo mundo horrorizado e imaginando as criaturas mais estranhas e arrepiantes. Um livro perfeito para ser lido no escuro!


 Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro é um livro de contos e poemas que tem como objetivo trazer histórias para as pessoas compartilharem, seja ao redor de uma fogueira em um acampamento, ou até mesmo em uma reunião de amigos. São histórias que passaram de geração em geração e são contadas até os dias atuais, seja como lendas urbanas ou fatos que foram presenciados.


Eu sou suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e histórias de terror, juntando os dois, o esperado era um resultado muito positivo. Pena que não foi isso que aconteceu. Não me entendam mal, gostei muito do livro, mas não são histórias de arrepiar e que causem medo no leitor, pelo contrário, algumas até são divertidas. Aqui iremos encontrar fantasmas, monstros, bruxas, mortos-vivos, vampiros e muitos seres sobrenaturais.

O livro trás uma dinâmica muito legal e curiosa, os capítulos são divididos em cinco partes onde no primeiro capítulo o autor ensina o leitor a contar histórias de terror, até a hora certa em que devemos dar um susto no ouvinte; o segundo capítulo é dedicado exclusivamente para histórias de fantasmas e aparições; no terceiro capítulo estão histórias que são consideradas assustadores pelo autor, então temos vários seres sobrenaturais envolvidos; o quarto capítulo são histórias com uma carga de suspense maior, onde são apresentadas histórias que podem acontecer no nosso dia a dia; o quinto e último capítulo são histórias bem humoradas, para aliviar a tensão do restante do livro.


"Contar histórias assustadoras é algo que as pessoas vêm fazendo há milhares de anos, porque a maioria de nós gosta de sentir esse tipo de medo. Como as emoções são fruto da imaginação, e ninguém corre perigo de verdade, achamos que é divertido."


Um ponto que devo ressaltar é a edição maravilhosa do livro, a capa é muito bem feita e apresenta exatamente o que iremos encontrar dentro das páginas e em cada conto. As ilustrações são feitas por Brett Helquist, ele trás um estilo mais retrô que dão vida às histórias, são desenhos que entram no clima assustador e contagiam. A diagramação é boa de acompanhar, com letras grandes e contos pequenos, o que facilita e deixa a leitura mais rápida. Eu li o livro em uma hora mais ou menos.


Eu não pensaria duas vezes para recomendar o livro, apesar do tema ser terror, ele é leve e divertido. Acredito que uma criança apreciará a obra muito mais que um adulto, ainda mais se ela estiver interessada pelo gênero. Uma obra linda e que vale a pena ter na estante, ler um livro de contos é sempre uma boa pedida.

24 comentários

  1. O livro é lindo, adorei suas fotos, mas eu e terror é uma coisa que não se mistura, pq depois eu fico com medo até do vento

    ResponderExcluir
  2. Oi Kétrin,
    Duas coisas que não gosto : conto e terror :/ Tenho muito medo, de ter crises de pânico mesmo, então melhor evitar. Então não leio e nem assisto mais nada com essa temática, concordo com você a edição é linda, amei as fotos que você fez, deram mais enfase a diagramação e a capa.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu nao conhecia esse titulo, mas fiquei bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Achei a capa bem bonita, afinal. Terror é um gênero que chama muito a minha atenção e pelo que pude compreender, os elementos são ótimos. Espero poder ler em breve!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Kétrin,
    Que legal que, mesmo sendo um livro de terror, ele é leve e divertido.
    Ainda não conhecia essa obra, mas achei a premissa dele fascinante e a edição maravilhosa! Suas fotos estão incríveis.
    Achei legal o autor ensinar o leitor a contar as histórias.
    Dica anotada.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas interessei-me mais do que aquilo que esperava, ao tratar-se de um livro de terror!! :) ahah

    A verdade e que não sou grande fa do género, mas a parte gráfica e a pegada leve e divertida (ate para crianças) deixou-me com vontade de experimentar!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Ola, tudo bem?

    Que livro legal, não conhecia, sou como você adoro contos de terror.
    Adorei o livro vou adicionar aos meus desejados.
    Bju

    ResponderExcluir
  7. Olha eu acho fofo, não assustador, como fã de suspense e terror acho que esse livro não faria nem cocegas em mim, mas o objetivo é valido se for bem escrito, para quem não gosta de algo tão pesado ele é uma recomendação certa. Vou ver se confiro para me distrair.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo


    ResponderExcluir
  8. Oie amore,
    Não curto muito terror, mais o título me instigou bastante rsrsrs. Lembro da infância que tinha momentos assim com a família, ainda mais quando acabava a energia e ficávamos a base de uma vela.
    Esse fato de ser histórias de geração a geração me chamou bastante a atenção também, então bora anotar a dica.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu adoro tudo que envolve terror e suspense, então é claro que fiquei imediatamente interessada nesse livro. Porém, ao ler a sua resenha, percebi que o público-alvo é mais focado para crianças ou adolescentes, né? E como você se divertiu mais do que assustou, creio que aconteceria o mesmo comigo também. Anotarei a dica para uma futura leitura mais leve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, Kétrin, tudo bem?

    A primeira vista, eu diria que o livro não é a minha praia, mas admito que lendo sua resenha, fiquei muito curiosa para conhecer a obra. Terror é um gênero que passo batida, eu realmente não curto, mas fiquei muito instigada a sair da minha zona de conforto, principalmente por você deixar claro que o livro é leve e até divertido. Anotei a dica!

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu aj estou com o livro aqui e será uma de minhas próximas leituras, espero adorar pois assim como vc também ador o gênero e as ilustrações estão fantásticas, são um toque aos contos, muito legal sua resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, assim como você é suspeita por adorar contos e histórias de terror eu sou suspeita por não gostar de contos e muito menos de histórias de terror k Mas achei bem legal a proposta, achei interessante o tipo de história que ele traz e é uma pena que aqui a gente não tenha muitos acampamentos para poder ficar contando histórias ): Mas acho que vou deixar a dica passar e guardar para presentear uma criança que goste do gênero e que aproveite bem mais do que eu irei!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Essa edição está muito linda mesmo. Não sabia sobre esse livro da editora. Adoro contos, principalmente quando são de terror. Achei interessante essa divisão dos capítulos, ainda mais pela última parte ser mais divertida, achei bacana. Quero ler a obra, é bem curtinho, vai ser rápido de ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Quero ler mais contos e mais terror esse ano, então esses contos de terror podem vir a calhar! Gostei bastante da sua resenha, me empolgou e também fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa divisão de capítulos aí.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Amo contos e poemas, mas sou muito medrosa então creio que passaria correndo diante desse livro até mesmo pelo nome.
    Mas tenho que confessar que pelas fotos que você postou a edição parece está impecável, os desenhos então nem se fale com o capricho todo que a editora teve em fazer ♥ Vou deixar a dica passar só por que realmente sou muito medrosa, beijos ♥

    ResponderExcluir
  16. Contos e poemas são duas coisas que não curto, então não acho que seja leitura para mim. Fora que não gosto de terror nem de nada assustador e sou tão medrosa que não é por você não ter achado assustador e ter considerado até mesmo algumas coisas divertidas que eu teria a mesma reação... Rs... Prefiro não me arriscar.

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Eu adoro livros de terror que possuem esse tom descontraído. Eu já tinha visto esse livro andando pela internet, rs, mas ainda não tinha parado para vê-lo de fato. Gostei bastante da sua resenha e fiquei mega interessada. :D

    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Adoro contos de terror e a capa desse livro é muito bonita! Remete aqueles desenhos antigos, quando os contos de terror eram realmente assustadores!

    Todas as ilustrações que você mostrou são lindas... Esse livro é perfeito pra um dia juntar as crianças na sala e ler para elas os contos. Adorei!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Ketrin, tudo bem?

    Que livro mais amor *-*. Contos eu adoro, então vou deixar o título aqui anotado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, preciso desse livro, assim aprendo enfim a contar história de terror. Um gênero que amo de paixão, mas que nunca sei assustar ninguém. Preciso conhecer estes contos e essas histórias, ai tiro minha opinião se é tão assim, como você definiu. Adorei esta sua resenha, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  21. Oi Kétrin, como está?
    ADOREI a proposta desse livro e achei a edição dele espetacularmente linda! Ainda mais porque adoro histórias de terror, ainda mais se tiver vampiros no meio. Porque eles definitivamente são meus seres favoritos.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oie! Logo que li o título da obra, achei que não fosse gostar muito, pois esse não é meu estilo de leitura, mas conforme fui lendo sua resenha e vendo que os contos não eram realmente assustadores, fiquei bastante empolgada e até curiosa para realizar leitura. A edição da obra ficou muito linda mesmo!

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Simplesmente adorei conhecer as Histórias assustadoras para contar no escuro <3

    Terror é o meu gênero favorito e amei saber que possui uma pegada de humor, sem contar nesta diagramação que está maravilhosa! Não vejo a hora de poder conferir de perto a obra.

    Obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  24. Oiee
    Tudo bom?
    Não sou muito fã de contos, mas gosto de terror, até daria uma chance por causa disso, mas como você disse que o livro não atingiu totalmente a proposta, vou declinar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir