Filme: Águas Rasas

18 janeiro 2017

Título Original: The Shallows
Gênero: Suspense
Duração: 1 hora 27 min
Ano: 2016
Direção: Jaume Collet-Serra



Sinopse: Nancy (Blake Lively) é uma jovem médica que está tendo de lidar com a recente perda da mãe. Seguindo uma dica sua, ela vai surfar em uma paradisíaca praia isolada, onde acaba sendo atacada por um enorme tubarão. Desesperada e ferida, ela consegue se proteger temporariamente em um recife de corais, mas precisa encontrar logo uma maneira de sair da água.







Nancy (Blake Lively) resolveu largar a faculdade de medicina e se aventurar em uma praia paradisíaca onde sua falecida mãe esteve quando era jovem. Ela curte bastante surfar e jamais imaginou o problema que iria enfrentar nessas ondas. Nancy é atacada por um tubarão e se refugia em um recife de coral, onde o animal fica sempre a espreita e impede a garota de fugir. Agora ela precisa colocar em prática tudo o que aprendeu na faculdade de medicina para tentar sobreviver.

Águas Rasas chegou com o dever de deixar o telespectador angustiado e aterrorizado, e foi isso mesmo que conseguiu. No começo do longa a trama é tranquila, onde somos apresentados à Nancy e a sua vida, com cenas familiares um tanto dramáticas. Um pouco antes da metade que o terror começa, é impossível ter paz no restante do filme. Ficamos angustiados com o desespero da protagonista em tentar sobreviver, em ver que ela tem mais chances de fracassar do que de sobreviver.


A atuação de Blake Lively é de aplaudir em pé. Eu particularmente acompanhei boa parte da sua carreira no seriado Gossip Girl, que diga-se de passagem sou fã de carteirinha. Em águas rasas é possível ver todo o seu amadurecimento como atriz, ela evoluiu muito e mergulhou na personagem. Lively consegue passar para o telespectador todos seus medos e anseios, seu desespero e sua esperteza. Ela praticamente carregou o filme nas costas, sendo uma das únicas pessoas estrelando o longa. Normalmente é difícil ver uma trama de grande qualidade quando se tem apenas um ator, e nesse filme posso garantir que a qualidade está presente.

Filmes que envolvem um tubarão como predador não são meus preferidos, geralmente são artificiais demais fazendo com que a fotografia perca o encanto. Mas em Águas Rasas o terror não está tão presente, e sim o suspense. O suspense é a chave para um bom resultado, é bom sentir a tensão da trama e ficar desejando um final feliz, mesmo que muitas vezes o final feliz seja duvidoso.


A fotografia do filme está linda, a combinação da praia paradisíaca com o predador foi um pensamento inteligente do diretor. Também gostei muito de ver que além das câmeras profissionais estarem fazendo o trabalho, também tem cenas em que são filmadas com câmeras amadoras, dessas que ficam presas no capacete do surfista. Posso afirmar que o longa vai agradar muitos públicos, com uma trama inteligente e um suspense que tem o poder de prender o telespectador, junto com uma boa atuação da atriz, será difícil deixar o filme passar despercebido.


Trailer:

24 comentários

  1. Olá
    Eu adoro a atriz e também a acompanhei muito em GG. Aqui nesse filme sua atuação também é incrível e as cenas cumprem mesmo o papel de deixar o leitor totalmente angustiado. Eu realmente adorei poder assistir e recomento bastante!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Vi a foto que você postou do filme e fiquei agoniada haha, ela consegue sobreviver? A atriz realmente amadureceu bastante, deixou de ser a menininha de Gossip e se tornou um mulherão e tanto, que transparece toda a força que a personagem exige.

    ResponderExcluir
  3. Oie! Tudo bem? é o tipo de filme que dispenso, passo longo ahsuahusa Não gosto de filmes assim, mas não nego que tudo que ouvi falar da atriz que fez o filme que ela deve ter sido maravilhosa! Mas passo a dica dessa vez!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá ♥
    Também não sou muito chegada em filmes de tubarões, eu assisti um que não me recordo o nome agora que é ate baseado em fatos reais de uma menina que o tubarão come o braço dela. Acho que tem que ter uma montagem muito boa para que as cenas não pareçam falsas demais. Minha mãe assistiu esse filme, e amou. O pouco que assisti gostei bastante da interpretação da atriz que se entregou de corpo e alma para a personagem. Pretendo terminar de assistir. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Vou procurar hoje mesmo para baixar.
    Já me interessei por ser suspense e vc dizer que é aterrorizador e é claro que o predador, logo pensei no Tubarão, mas é mesmo? rs

    ResponderExcluir
  6. Oiee Kétrin ^^
    Eu já tenho medo do mar por causa dos não sei quantos animais estranhos e gigantes que vivem lá... Se eu ver um filme assim, rá, nunca mais piso numa praia. E isso não pode acontecer, porque eu acho praias muito lindas...haha'
    Taí um filme que eu não veria, não gosto de suspense, e gosto menos ainda quando transformam os animais em vilões...hehe' sabemos muito bem que, na verdade, é o contrário *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fui muito fã da atriz, mas sei que ela é muito talentosa e imagino mesmo que ela tenha evoluído muito desde Gossip Girl. Não sou muito chegada em filmes de tubarões, fico entediada, não sei porque, então por causa disso, vou passar a dica.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  8. Gente o trailer desse filme me deixa aflita.
    Acho a Blake lindíssima e mesmo sendo linda acho que ela não aceita todo papel que parecem, pois são poucos os filmes que vejo ela fazendo. Vi A Incrível História de Adaline e amei a atuação dela e a verdade das emoções que ela consegue passar, então acho que logo logo vou conferir Águas Rasas.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Não conhecia o filme, mas fiquei bem interessada. Ainda mais por ter a Blake. A premissa do filme também é legal e a fotografia realmente deve ser linda com esse cenário. Adorei a dia Kétrin, eu espero poder ver, to buscando filmes assim. )

    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oiee, acompanhei de perto as criticas a esse filme e foi super elogiado apesar de ter alguns que reclamen dos closes na bunda da atriz hahaha, mas é um que esta na minha listinha cinefila!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Posso estar enganada mas esse filme parece ser um daqueles que com poucos elementos como mar, prancha e um tubarão conseguem fazer um filme fantástico. Lógico que com o auxilio de uma interpretação incrível! Vou buscar para ver com certeza. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quando anunciaram o lançamento desse filme eu fiquei com bastante pé atrás porque achei que seria esses filmes de terror bem chatos e que não assustam em anda. Saber que foi um suspense eletrizante e que entrega exatamente aquilo que fala é muito bom, sem falar que também adoro a Blake e só por ela já assistiria ao filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oii

    Geralmente não gosto muito de filmes, mas esse me chamou atenção porque adoro filme com praias a algo do tipo. Já procurei aqui pra assistir mas não encontrei na netflix kkkk, vou aguardar e ver se acho em outro lugar porque me interessei muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tinha visto o cartaz do filme, mas não sabia que era algo tão bom de acompanhar. Adoro um bom suspense, e este parece bem tenso, pois acompanhamos a personagem em busca de se salvar. Adorei a dica, e já anotei aqui, vou busca na internet para assistir.

    ResponderExcluir
  15. Definitivamente eu não veria. Não gosto de jeito nenhum de filmes que me deixam assustada ou angustiada, e esse além de tudo me deixaria neurótica. Se tem algo que não gosto nem de lembrar que existe é ataque de tubarão, amo o mar e claro que não me arrisco onde tem algum aviso, mas não quero deixar de nadar tranquilamente pensando que um predador desse pode aparecer. Que bom que a atuação da atriz está tão boa assim!

    ResponderExcluir
  16. Oiee...
    Confesso não ter mais vontade de assistir a esse tipo de filme.
    Algo que assisti muito na adolescência, mas que hoje não me atrai mais.
    Eu não gosto de filmes que me façam sentir angústia, e só de ler sua resenha e ver as imagens já roí minhas unhas...
    Esse eu passo! hehehe
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Como você não costumo curtir esse tipo de filme, pois costuma ser muito falso, mas se te agradou e temos formas parecidas de pensar em relação a esse tipo de filme acredito que dessa vez irei gostar. A fotografia está realmente bonita e tenho certeza que a talentosa Blake fez um ótimo trabalho de atuação.

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Filmes que tem tubarões como predadores também não são meus favoritos. Mas você conseguiu despertar meu interesse em assistir esse filme, porque também gosto muito da atriz. Espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu vi esse filme. Realmente, a fotografia está lindíssima.
    Porém, o filme deixou muito a desejar. Não acredito que um tubarão faria todas aquelas coisas...

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse filme ainda e confesso que não tenho o costume de ver filmes, menos ainda desse tipo. Mas lendo seu post fiquei curiosa para saber como será o desfecho e essa atriz parece estar ótima no papel.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Confesso que estou totalmente desatualizada dos lançamentos de filmes ou até mesmo dos antigos pelo fato de não ter cinema na cidade onde moro então acabo nem pesquisando muito para não passar vontade.
    Adorei saber suas impressões sobre a obra e já no inicio da sinopse fiquei angustiada com a situação da protagonista. Saber que realmente era essa a intenção do filme me deixou intrigada para saber como a personagem conseguirá se manter viva diante do ataque.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o filme e acredito que eu não o assistia por não ver muito mais filmes de suspense. É raro encontrar um que me interesse.

    Não vi nada de Gossip Girl, então não tenho muitas impressões sobre a atriz. Também não gosto de filmes que colocam tubarões como vilões, uma vez que somos nós que invadimos seu habitat. Mas gostei muito de suas impressões acerca do filme!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Tudo bom?
    Não conhecia o filme, mas após sua crítica e ver o boom trailer eu preciso ver é saber se ela conseguiu sair dá ilha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Letrinhas, tudo bem?
    Sinceramente mesmo você citando que esse filme é diferente dos demais que envolva tubarão não consigo achar graça nesse tipo de história.
    Fica para a próxima dica.
    Bjs

    ResponderExcluir