As Vidas Impossíveis de Greta Wells, de Andrew Sean Greer

12 dezembro 2016

As Vidas Impossíveis de Greta Wells

Autor: Andrew Sean Greer
Editora: Jangada (Grupo Pensamento)
Número de Páginas: 254
Gênero: Ficção


Sinopse: Durante um tratamento psiquiátrico após perder seu irmão e o rompimento de seu relacionamento, Greta Wells se vê transportada para vidas que poderia ter tido se tivesse nascido em épocas diferentes. Sua consciência se alterna entre seu próprio tempo e sua vida em 1918, em que trai o marido, e outra em 1941, em que é mãe e esposa devotada. As três vidas de Greta são repletas de tensões familiares e escolhas difíceis. Cada realidade tem suas perdas, recompensas e desafios. Será que são efeitos do tratamento ou ela realmente está vivendo essas vidas? E se Greta descobrir como permanecer em um dos outros mundos, em qual época ela vai querer ficar?


 Greta vive no ano de 1985 e está passando por uma forte crise de depressão. Ela perdeu Felix, seu irmão gêmeo que teve complicações em sua saúde, e enquanto cuidava do irmão doente, Greta descobriu que Nathan, seu namorado, estava tendo um caso com outra. Ela recorre a um psicólogo e este não consegue amenizar sua dor, ele propõe a ela um novo tratamento que promete a cura, um tratamento de choque. Desesperada para voltar a ser a mesma pessoa de antes, Greta aceita a proposta mas não imaginava o que estava por vir.

Após a primeira seção, Greta acorda em outra época. Ela estava com outro cabelo, tinha outro corpo e estava em outro quarto, mas era a mesma Greta ainda, mas no ano de 1918. Ela estava em uma realidade paralela a sua, as mesmas pessoas estavam ali, mas com vidas diferentes. No outro dia, Greta acorda em outra época, no ano de 1941. Ela fica desorientada mas resolve não falar a ninguém para não pensarem que ela estava ficando louca. Em ambas as vidas, seu irmão está vivo e ela está com Nathan.

Após um tempo, Greta percebe que ela viaja no tempo após as seções que são duas vezes na semana, o que significa que ela fica um dia em um ano, outro dia em outro ano, e uma semana em outro ano. Ela acaba vivendo as três vidas como uma forma de escape, mas com o tempo percebe que as vidas das outras Gretas não eram perfeitas também e acaba ficando confusa, ela precisa arrumar uma forma de se encontrar em si mesma.


As Vidas Impossíveis de Greta Wells é o primeiro livro que leio sobre viagem no tempo e devo dizer que esse trás um enredo bem peculiar e curioso, foi uma experiência boa acompanhar as viagens de Greta no decorrer das épocas, pois além de conhecer a vida de outras Gretas, também é possível acompanhar as diferentes culturas e vivenciar os períodos que ocorreram as guerras.

O mais interessante é que a Greta que narra a história é a de 1985, e quando ela viaja no tempo e acorda em outra época, a outra Greta está vivendo a sua vida. No começo fiquei bem confusa para distinguir as vidas da Greta, mas com o tempo fui me familiarizando conforme a leitura fluia e ficou fácil acompanhar a trama. Me surpreendi com a leitura, ela tem um toque sutil  e arrasador, o leitor mergulha de cabeça nas vidas da protagonista e vivencia com ela seus medos e anseios, acompanha de perto o que é a depressão e o que a doença pode fazer com uma pessoa, além de ter outro assunto criticado que foi abordado na trama que é a homossexualidade.

"O impossível acontece pelo menos uma vez para cada um de nós."


Greta é uma mulher que sofreu muito com a perda do irmão gêmeo, ela perdeu a única pessoa com quem tinha um laço forte e que a entendia como ninguém. Como se não bastasse a morte de Felix, ela perde o namorado quando descobre que estava sendo traída e não revela por conta do amor que sentia, e ele resolve trocá-la pela amante. Greta se acabou na depressão, mas com as viagens no tempo, ela reconstruiu sua personalidade com uma força que não existia até então.

Devo recomendar esse livro para todas as pessoas que tem uma certa curiosidade com o gênero, tenho certeza que assim como eu irão se apaixonar pela trama e pela protagonista, viver novas épocas dentro dessas páginas é uma experiência encantadora!

19 comentários

  1. Oiee Kétrin ^^
    Eu até tinha vontade de ler esse livro, mas sempre imaginei que fosse uma história um tanto confusa por conta das viagens no tempo e as várias vidas da Greta. Mas fico feliz em saber que você gostou do livro, e que o livro é encantador e que aborda temas um tanto mais "fortes".
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Hummm eu gosto de livros com temas viagens no tempo, mas essa vai além pq ela vive ela mesma, ou seja uma vida paralela e não espectadora, parece ser uma leitura muito interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Fico feliz que tenha gostado do livro, mas a premissa dele não me encantou tanto.
    Talvez mais para frente, eu dê uma chance para esse livro e tire minhas próprias conclusões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kétrin.
    Gosto muito de ficções, e confesso que nunca li algo desse tipo. No entanto, embora suas opiniões sejam favoráveis e até me deixaram curiosas para lê-lo, assim como o livro explorar sobre a depressão, me senti um pouco incomodada quanto a todas essas "viagens" no tempo e essas 3 vidas de Greta, o que não me atraiu muito para a história. Mas quem sabe eu não mude de ideia...? Obrigada!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kétrin.
    Gosto muito de ficções, e confesso que nunca li algo desse tipo. No entanto, embora suas opiniões sejam favoráveis e até me deixaram curiosas para lê-lo, assim como o livro explorar sobre a depressão, me senti um pouco incomodada quanto a todas essas "viagens" no tempo e essas 3 vidas de Greta, o que não me atraiu muito para a história. Mas quem sabe eu não mude de ideia...? Obrigada!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kétrin. Tudo bem por aí?

    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e achei a premissa bem interessante. Deve ser bem confuso mesmo, como você disse, diferenciar as vidas de Greta no começo. Mas parece ser uma história legal, talvez eu dê uma chance. Parabéns pela resenha e pelo blog!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não gostar muito dessas coisas de outras vidas, esse livro me encantou. Realmente deve ser uma coisa fantástica saber o que acontece em cada uma de suas vidas passadas e essa coisa de estar em um hospital psiquiátrico deve te ter questionando todo o tempo se é verdade. Ainda não li, mas pretendo em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca me dei bem com estórias de viagem no tempo - todas as experiências que eu tive forma ruins e na maioria das vezes me vi confusa na estória. E quando não me via confusa, encontrava furos e falta de explicações sobre certos aspectos da viagem no tempo. Quando vi esse livro imaginei que fosse igual do filme, mas confundi os títulos. De qualquer forma eu não curto muito estórias de viagem no tempo e o livro sobre Greta não me atraiu de verdade.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  9. A capa deste livro é muito bela, e o enredo do livro me deixou deveras encantado. Viver novas épocas em uma leitura é sempre instigante e fico pensando o quanto o leitor viajar pela história de Greta, que tem tanto para contar e tanto para nos ensinar.
    Sua resenha está muito bem desenvolvida e percebo o quanto você se aproximou da historia e sentiu sua essência.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kétrin,
    A protagonista parece ter sofrido demais com a perda do irmão e isso deixou meu coração partido, pois nunca tive uma ligação como essa. Gostei de conhecer suas impressões e fiquei curiosa para saber como as coisas acontecem, apesar de não ter gostado muito da viagem no tempo que é um tema que não me agrada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei a premissa, achei bem original. Acho que qualquer livro com vai e vem na história acaba sendo um pouquinho confuso da gente se localizar, mas gostei bastante das suas impressões, vou adicionar esse livro na minha listinha.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  12. Totalmente confusa com esse livro, mas um confusa que me deu vontade de ler para poder entender, histórias com viagens no tempo não são muito a minha cara mas essa parece trazer o tema de um jeito diferente, não com máquinas e coisas cientificas envolvidas.

    ResponderExcluir
  13. Sou completamente apaixonada por viagens no tempo, e confesso que comprei esse livro só pela capa, sem nem saber que tratava disso... Rs... Adorei descobrir, sua resenha me deixou bem ansiosa pela leitura, espero me apaixonar pela trama e pela protagonista também, acredito que vou amar vivenciar esses períodos em que ocorreram as guerras, são épocas que me despertam curiosidade.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas sou apaixonada por ficção cientifica, principalmente viagens no tempo. Gostei bastante da premissa e esse enredo promete.
    Sua resenha me deixou bastante curiosa e não vejo a hora de ter esse livro nas minhas mãos. Só fico com receio de acabar me confundido com a troca de vidas de Greta.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kétrin!

    Eu não conhecia esse livro e confesso que fiquei vem surpresa com a trama. Eu adoro viagens no tempo e qualquer coisa que envolva o tema me encanta. Essa é uma forma muito peculiar de voltar no tempo e eu achei realmente muito interessante. Espero ter a oportunidade de fazer essa leitura.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada sobre viagem no tempo, contudo, já ouvi falar bastante sobre o tema em outros livros e séries. É um assunto que me chama atenção, por isso não tive como não me sentir interessado por esse livro. Além disso, o tamanho pequeno ajuda, pois parece ser uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  17. Oie
    Tudo bom?
    Eu gosto de livros que tem viagem no tempo, mas acho que ficaria meio perdida com tantas informações no livro,mas mesmo assim daria uma oportunidade a ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Quando a Jangada fez a divulgação deste lançamento, na época fiquei bem curiosa e com vontade de ler. Sua resenha fez com que essa curiosidade voltasse forte. espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor.
    Já li uma resenha desse livro que me fez colocá-lo entre os que desejo conhecer. Realmente achei intrigante o enredo, especialmente porque temos duas personagens que, na verdade, são a mesma pessoa em momentos históricos diferentes. Gosto dessa criatividade e ousadia. Pela sua opinião, acho que o livro vai me encantar também... <3 Espero conseguir um espaço na minha meta de leitura para ele.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir