Lúcida, de Ron Bass e Adrienne Stoltz

26 novembro 2016

Lúcida

Autores: Ron Bass e Adrienne Stoltz
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record)
Número de Páginas: 363
Gênero: Romance, New Adult

Sinopse:  Um thriller psicológico eletrizante, do roteirista de Rain Man e O casamento do meu melhor amigo. Sloane é uma aluna nota 10, com uma grande e amorosa família. Maggie vive uma existência glamorosa e independente, como aspirante a atriz em Nova York. As duas não poderiam ser mais diferentes. A não ser por um pequeno detalhe, algo que não têm coragem de revelar a ninguém. À noite, cada uma sonha que é a outra. Os sonhos são tão vívidos que as garotas sentem e experimentam o que a outra está passando naquele momento. Seriam as duas reais? Uma delas estaria mentalmente instável e imaginando a outra? Seriam ambas a mesma pessoa? Qual delas é real? 


A história gira em torno de Maggie e Sloane, duas garotas aparentemente distintas que vivem suas vidas normalmente, até a hora em que vão dormir e sonham que uma vive a vida da outra. Isso mesmo, no momento que Maggie dorme, Sloane acorda e assim sucessivamente. Em determinado momento os "sonhos" que uma tem com a outra começam a interferir no dia-a-dia delas, interferindo no psicológico e levantando questionamentos se apenas uma delas é real e a outra uma mera imaginação.

Maggie é independente e aspirante a atriz, ela vive com sua mãe e sua irmã. A mãe é muito ocupada e consequentemente ausente na vida das filhas, Maggie se sente como uma mãe para a irmã, responsável e pé no chão. Já Sloane vive com uma família amorosa, ela perdeu o melhor amigo e sente um vazio dentro de si. Na escola ela é querida por todos e é uma boa aluna, mas está sempre divagando sobre relacionamentos.


Lúcida é um livro que precisa ser lido com total atenção para não haver questionamentos no final. É uma obra intrigante e confusa, em muitos momentos me senti perdida sem saber o que estava acontecendo na vida das protagonistas, tive que ler e reler alguns capítulos para tentar compreender e mesmo assim ainda estou tentando entender o que aconteceu no final. Se o livro não for lido com calma e atenção, é capaz de dar um nó na cabeça do leitor.

Infelizmente a leitura não funcionou comigo, fiquei muito animada no começo e talvez minhas expectativas estivessem muito altas e no fim, não foram superadas. Os autores tinham um enredo enigmático e criativo para criar uma história boa em cima, mas no fim eu não consegui me conectar com nenhuma das personagens e a leitura se tornou muito arrastada e confusa. Acredito que a história funcionaria melhor se passando como um filme.

Recomendo o livro para todos, não é porque a obra não funcionou comigo que não poderá funcionar com outros leitores. Apenas enfatizo para ler o livro com total atenção, e espero que a obra seja mais apreciada do que foi por mim. Afinal, ela tem um enredo muito interessante e peculiar, vale a pena dar uma chance e ver se irá gostar.

16 comentários

  1. Ola
    Eu adorei fazer essa leitura e gostei do desenvolvimento sim, mas concordo que é preciso ler com atenção para não perder nada importante nesse cenário. As vezes eu tambem fiquei confusa, mas no fim compreendi onde a narrativa quis chegar. Uma pena que a leitura nao funcionou para você:(
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gostei da proposta desse livro e vou anotar para leituras futuras porque estou fugindo de livros que eu tenho que prestar atenção aos mínimos detalhes para não haver questionamentos posteriores. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kétrin! Eu já conhecia a sinopse do livro e acho a proposta dos autores muito confusa e, vi a opinião de outras pessoas que leram essa obra e você não foi a única que ficou perdida durante a leitura. Acredito que os autores não conseguiram passar a mensagem que queriam... Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Kétrin, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha negativa que leio dessa obra e agora me sinto ainda mais desmotivada a ler, visto que você ressaltou os mesmos pontos negativos. Não gosto de livros confusos e é realmente uma pena que os autores tenham tido uma boa ideia em mãos, mas fizeram de qualquer jeito e não conseguiram desenvolvê-la.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não vou com muitas expectativas para nenhuma das leituras que faço, no passado tive muitos problemas com isso, e a leitura acabava não sendo o que eu esperava e eu ficava frustada. Enfim, já tinha ouvido falar no livro, e li uma resenha muito boa sobre o livro, achei a capa muito maravilhosa, mas não sei se faria a leitura no momento, por causa do gênero, o que procuro para minhas leituras agora são livros leves, fluidos e divertidos. Mas, anotarei a dica para futuramente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aii, acabei de ler uma resenha desse livro e ela diz a mesma coisa que você. Ficou animada com a leitura de inicio, mas depois ficou ruim. Uma pena que tenham feito um trabalho tão lindo na capa e tudo mais e o conteúdo deixou a desejar, uma pena mesmo. Esse livro não vai para a minha lista, com certeza.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  7. Olá Kétrin,
    Que pena que o livro não funcionou contigo. Eu nunca tive vontade de ler, preciso confessar, mas esperava um pouco mais. Essa questão de ter que ler o livro com calma para entender tudo tem sido bastante comum e me agrada, mas o gosto para ler morre aí.
    Vou deixar a dica passar, mas parabéns pela sinceridade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi Ketrin, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro hoje e ambas foram negativas e o ponto em comum é justamente sobre ser uma história confusa e a autora não saber conectar os personagens ao leitor.
    Não é um livro que eu leria! Fica para a próxima dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já li uma resenha anteriormente e me parece realmente que os autores tiveram uma grande história para contar, mas não souberam fazer isso funcionar. É uma pena, pois a premissa chama muito a atenção, mas acho que por enquanto não vou conferir minhas próprias impressões sobre o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.
    É a segunda resenha que leio com igual opinião. A proposta e estrutura do livro livro são diferentes, mas parece que a autora não soube desenvolver o enredo, tampouco explorá-lo de um modo consistente e capaz de manter a atenção do leitor. Que pena, pois vi o livro na livraria e o achei maravilhoso. Não acho que o lerei, no entanto.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e minhas impressões são bem parecidas com as suas. É um livro bem confuso que requer bastante atenção, tanto que por vezes me vi perdida também. E as personagens são bacanas até, mas não consegui me envolver muito com elas.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que pena que o livro não funcionou com você. Andei vendo algumas outras resenhas também e até agora não vi nenhum comentário positivo, o que é uma pena! Adorei saber o que você achou e acredito que a história não funcionaria para mim também, ainda mais por ser um pouco confusa. Infelizmente vou ser obrigada deixar essa dica de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Poxa, fiquei curiosa com a questão da trama de será que são duas pessoas vivendo a mesma vida ou será que é algo diferente. Mas se você achou confuso eu fico pensando que deve ser como a escrita foi feita. Eu teria que ler para entender como é porque acontece comigo a mesma coisa às vezes e eu sou bem meticulosa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Esse livro já está entre minhas próximas leituras, e confesso que estou com certo receio da obra por tantas opiniões que como a sua, acharam a história não tão envolvente e confusa. Mas usarei sua dica é lerei com calma e toda atenção, vamos ver como será o resultado.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Essa já é a segunda resenha que leio desse livro e que a crítica não é muito boa. Gosto de histórias que me tirem o fôlego, que me prenda e me faça querer ler mais. Se não foi assim não me interessa em ler, e pelas opiniões esse livro não é tão bom. Apesar de ter amado a capa eu passaria essa leitura.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Ola
    Adorei poder conferir suas impressões, especialmente porque ja li esse livro, e apesar de algumas ressalvas, eu gostei bastante sim. Uma pena que a leitura nao fluiu para você né?!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir