Diário de uma Princesa Improvável, de Meg Cabot

02 novembro 2016

Diário de uma Princesa Improvável

Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Junior (Grupo Editorial Record)
Número de Páginas: 200
Gênero: Infantojuvenil, Ficção

Sinopse: Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio (que quase a tratam como se ela fosse da família). Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e... uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.

 Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é uma garota de doze anos que vive com seus tios e seus dois primos postiços, ela leva uma vida normal e está sempre se dedicando aos seus desenhos, pois quer se tornar uma ilustradora da vida selvagem. Os tios de Olivia recebem uma boa quantia de dinheiro por mês do pai dela para ajudar na criação da menina, porém, ela sempre foi privada de ter um celular próprio, uma tv no quarto e fazer viagens com seus tios. Por conta da mordomia que eles recebiam, escondiam o segredo sobre o pai dela.

Em um dia comum na escola, Annabelle Jenkins ameaça dar uma surra em Olivia porque ela descobriu que a colega é uma princesa. Mas bem na hora que a briga iria acontecer, a Princesa Mia aparece na escola para buscar Olivia e contar que são irmãs, além de apresentá-la para o pai e para a avó pela primeira vez. A vida de Olivia está prestes a mudar drasticamente, mas será que os tios irão aceitar facilmente?

Diário de uma Princesa Improvável é um spinn off da série O Diário da Princesa, uma das séries de maior sucesso da autora Meg Cabot. Aqui vamos conhecer Olivia, meia irmã da princesa Mia de Genóvia. Não é necessário ler a série O Diário da Princesa para entender esse livro, mas conhecendo o universo proposto na série, deixa tudo mais emocionante.


Esse é um livro extremamente leve e divertido de acompanhar, a leitura é muito fluida e é possível terminar em apenas um dia. Eu estava morrendo de saudades de ler algo da Meg Cabot novamente e esse livro veio como um prato cheio, a sua escrita continua contagiante e fica impossível deixar de ler até chegar na última página. A edição dele está espetacular com essa capa linda e alegre retratando a princesa Olivia, além de ter uma diagramação boa com letras espaçosas que fica mais fácil de acompanhar e com mensagens de texto, o livro está recheado de ilustrações lindas feitas pela própria autora.

"Era felicidade. Família. Eu tenho uma família, uma familia de verdade, pela primeira vez na vida."


Olivia é negra pois puxou a aparência de sua falecida mãe, ela é uma garota muito inteligente e carismática, apesar de crescer em um ambiente comum com seus tios e seus primos sem receber nenhum mimo durante a vida toda, enquanto seus primos ganhavam de tudo do melhor e ela não, ela não guardou ressentimentos de ninguém. Ela viu sua vida mudar de pernas pro ar quando descobriu ser uma princesa e junto no pacote veio uma família muito amável. Mia se mostrou ser uma irmã super protetora e carinhosa, ela faz de tudo para dar todo o conforto necessário para Olivia. Seu pai também é muito protetor e ficou irado quando descobriu o modo que sua filha estava sendo criada, sendo privada de muitas coisas. Sua avó Grandmère tem um jeito mais rígido de conviver, mas ela demonstrou se amolecer quando conheceu a neta.

Em suma, Diário de uma Princesa Improvável é um livro muito gostoso de ler e descontraído, ótimo para pegar depois de uma leitura mais densa. Meg Cabot continua surpreendendo com suas histórias doces e lindas. Sendo a fã que sou da autora, recomendo de olhos fechados o livro a todos que curtem um livro juvenil e divertido, ótimo para quem nunca leu nada da autora e quer se aventurar no mundo da realeza!

21 comentários

  1. Oie, estou tão tão ansiosa por esse livro, adoro toda a série diário da princesa. que bom saber que grandmere amoleceu com essa neta; além disso, adoro que tenhamos uma continuação através da olívia, tomara que sejam uns 20 livros. e bacana a autora ter inserido modernidades como mensagens de texto;

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho muita curiosidade em ler mawicalgumancosia da Mag, pois o único contato que tive com a mesma foi em seu conto de O Livro das Princesas que em suma achei a escrita legal, mas a história não tão boa. Eu conheci essa série a pouco tempo, e olha que estou sempre atento aos lançamentos desse selo pois sou muito fã de Infantos Juvenis rsrs. Espero poder ler a obra em breve. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Eu amo os livros o diário de uma princesa e me peguei agora pensando como é que eu nunca vi esse livro antes? Eu estou super curiosa agora e antes de vim aqui comentar fui lá procurar saber onde vende, quanto custa e etc kkkk Achei a capa muito fofa e espero ver mais uma história digna da meg Cabor.

    Agora é uma série ou apenas um spin-off? Ela vai fazer uma série da série? Ou melhor, o livro tem fim?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sua resenha está um primor!
    Eu já li da autora AVALON HIGH até gostei. Mas não tenho vontade de ler outros, minha filha adora e vive pedindo pra eu ler A Mediadora. Não! rs
    Vou pedir pra ela ler sua resenha. Acho que ela vai gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a capa desse livro super fofa e a história me parece ser muito boa também, cheia de temas importantes e de mensagens motivadoras. Ainda não li mas tenho a sensação de que seja uma excelente leitura para começar depois de ficar com uma ressa literária.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    A obra me parece ser bem interessante e como é um spin-off eu leria sem problemas, parece ser um livro bem divertido e eu acredito que gostaria bastante da Olivia . O livro me lembra um pouco ao princesa adormecida da paula Pimenta.

    ResponderExcluir
  7. Oláaa
    Eu nunca li nada da autora, mas assisti ao filme do diário da princesa e adorei, sei que não chega nem perto do que é ler o livro, mas foi o que deu. Gostei da premissa desse spin-off e gostei do fato dele ser protagonizado por uma personagen negra, sem dúvidas é uma obra que eu gostaria que a minha filha lesse um dia, já que ela encaixará mais nesse publico alvo que eu.
    Beijoooos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Kétrin, eu li a série do diário da princesa há muitos anos, acompanhei o lançamento dos livros, ficava louca esperando o próximo. Isso quando era adolescente, claro! Gostei de saber que existe mais um, com outra personagem. Sempre gostei da escrita da autora, vou procurar saber mais sobre ele. Quem sabe não volto a ler livros da Meg? Abraços

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada da autora. Tudo que vejo me interessa muito pouco. Mas com esse foi um pouco diferente. Algo me chamou a atenção, e o fato de você falar que é um leitura boa pra depois de leituras mais densas, é bacana. Sempre é bom ter um livro assim por perto.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Ultimamente ando gostando bastante de leituras mais descontraídas assim, pois, elas não exigem muito e são uma companhia super divertida para passar o dia. Tenho muita vontade de ler essa série, mas, por ser muitos volumes acabo me desanimando.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amei quando soube dessa spin off, apesar de só ter lido cinco livros de diário da princesa, eu adoro a trama. E achei demais saber que Mia é bastante protetora da meia irmã, que fofo! Quero muito ler esse livro, é muita fofura, desde a capa até a trama. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nunca li O Diário da Princesa, mesmo tendo assistido ao filme várias vezes.
    Antes de encontrar Diário de Uma Princesa Improvável em uma dessas livrarias da vida, nem me passava pela cabeça a possibilidade de ler um livro da autora. Porém as coisas mudam... Não pensei duas vezes e comprei o livro. Primeiro por ser uma protagonista negra e segundo porque o título me intrigou.
    O livro está na estante me esperando, pretendo ler em breve, pois pela sua resenha ele parece ser muito bom. Além de se tratar de uma leitura leve que pode ser lido em um dia.

    Abs e parabéns pela leitura ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Eu nunca tive muito interesse na autora, sinceramente. As histórias dela, apesar de serem divertidas e descontraídas, não me chamam a atenção. O diário de uma princesa improvavel provavelmente não me agradaria, mas é uma questão de gosto. Fico feliz que tenha tido uma boa leitura. =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Por mais que pareça um livro bem leve e gostoso de ler como você bem disse, acho que está mais voltado para o público infanto juvenil. E nem mesmo sabia que o Diário da Princesa tinha livros, mesmo que eu tenha assistido aos filmes várias vezes. Vou procurar saber sobre a série e o spin off, espero gostar.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que história mais amorzinho, ainda não tive a oportunidade de ler os livros da série original, mas conheço a história através dos filmes. Pretendo mudar essa fato.
    Fiquei curiosa para saber porque Olivia teve que ir morar com os tios e não ficou logo com o pai. Espero conferir em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Esse livro tem um enredo tão leve quanto o livro da Meg. Por mais fofas que sejam as leituras elas tem um drama interessante não é? Permeados por afazeres e obrigações.
    Fora que a leitura da Meg é ótima!
    Bela resenha!
    Amanda Óleo comentando pelo I Love my Books.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Que livro mais gostosinho. A nova princesinha parece sofrer demais nas mãos dos coleguinhas e acho que a Mia pode salvá-la. Agora, sério que ela tem uma meia-irmã? Não consigo imaginar isso.
    Ainda não li nenhum livro da autora, mas já assisti ao filme diversas vezes e imagino a Mia chegando para salvar sua meia-irmã.
    Vou anotar a dica, pois acho que posso ler super rápido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Primeiro de tudo, a Meg é A CARA! uahuahau
    Eu adoro o modo dela de escrever e mesmo sendo um livro infanto juvenil, eu leria até em braile, tendo sido ela a autora, tanto que eu também já li esse livro e me acabei com a história! Leria de novo fácil!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. É uma pena que não tenha lido nada da Meg Cabot, mesmo sabendo de seu tom juvenil e divertido na narrativa. Gostei de saber que conseguiria ler esse livro mesmo sem ter lido a série O Diário da Princesa, mas prefiro seguir a ''ordem'' para já estar imersa no universo antes de conhecer outros personagens. A escrita dela é bem falada, pela sutileza e pela maneira que faz o leitor devorar o livro. A capa está linda.

    ResponderExcluir
  20. Olá, preciso de um livro assim para liberar um pouco essa minha ressaca literária. E o bom é que dá para ler o livor mesmo sem ter visto nada série derivada dele. Já tinha ouvido falar da autora e juntando com tudo que você disse, vou anotar essa dica.

    ResponderExcluir
  21. Pode parecer inacreditável, mas eu ainda não li nada da autora, embora a vontade seja muito grande, dado o sucesso que seus livros alcançam. Fiquei bastante curiosa para ler essa obra, vou colocá-la em minha lista, onde é possível encontrar outros livros de Meg Cabot. Parabéns pela resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir