Silêncio, de Richelle Mead

30 agosto 2016

Silêncio

Autora: Richelle Mead
Editora: Galera Record (Grupo Editorial Record)
Número de Páginas: 279
Gênero: Ficção, Fantasia

Sinopse: Um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy. Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas. Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará
suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.


Fei vive em um pequeno vilarejo localizado no topo de uma montanha. Lá a população sofre da perda de audição, e infelizmente, alguns estão perdendo a visão também. Eles acreditam na lenda de que seus ancestrais viviam em harmonia com os pixius -criaturas mitológicas-, enquanto a população trabalhava nas minas na extração de metal, estavam expostos aos perigos da contaminação do minério, que poderia deixá-los surdos. Mas os pixius os protegiam, até que um dia alguém errou com as criaturas e todos foram punidos severamente, sofrendo da perda de audição.

Nessa comunidade existem três tipos de empregos: os serventes que trabalham na escola, que cuidam da limpeza e da cozinha; os trabalhadores das minas que cuidam da extração do metal e ficam mais expostos ao perigo, consequentemente é o trabalho mais pesado; e os aprendizes que são responsáveis de registrar as notícias do dia através de pinturas.

Fei e sua irmã são aprendizes, mas Zhang Jing começa a perder a visão aos poucos, ela é obrigada a deixar seu posto e é transferida para a função de servente. Fei sabe dos perigos que esperam pela sua irmã se ela perder a visão totalmente. Então junto com Li Wei, um minerador que tem um passado com Fei, embarcam em uma aventura para descobrir o que está acontecendo com a comunidade e para trazer mais mantimentos a todos, mas eles não sabem o que lhes esperam pela frente.

"Aos olhos de um observador externo, tudo está como sempre foi. Entretanto, dentro de mim, as coisas parecem todas mudadas. Meu mundo se modificou completamente, e não sei como lidar com ele."

Sempre gostei muito dos livros da Richelle Mead, e com Silêncio não foi diferente. Amei a história em geral e principalmente por ser explorado a cultura asiática. Apesar de ser ficção, podemos ter uma base de como é os costumes do povo e a vivência diária. Achei que a autora usou de toda a sua criatividade para criar essa trama intrigante e cheia de reviravoltas, com uma dose exata de romance para deixar qualquer leitor suspirando.

Fei é uma garota forte e decidida, ela perdeu os pais muito cedo e desde então vive para proteger sua irmã. É muito lindo o laço de amizade e companheirismo dividido entre as duas, o sentimento de proteção prevalece acima de tudo e é visível ver o tamanho do amor que uma sente pela outra. Quando Fei percebeu que sua irmã estava correndo perigo, ela não pensou duas vezes antes de se jogar em uma aventura que poderia ser suicida, ela apenas precisava fazer todo o possível para protegê-la. Li Wei é o mocinho que chamou minha atenção, apaixonante e corajoso, impossível não se encantar por ele. Desde o começo é perceptível o amor que ele sente por Fei, pois os dois tem um passado e foram obrigados a seguir rumos diferentes, então quando eles se unem novamente mesmo que seja para se aventurar e salvar seus povos, eles sentem a chama do amor renascer. É lindo acompanhar a convivência de ambos e triste ver que por questões de desigualdade não podem ficar juntos, mesmo quando o amor é tão grande.

Um ponto que chamou muito minha atenção na obra é o fato da população ser surda e se comunicar através dos sinais e por pinturas. Quando Fei começa a escutar é tudo novo para ela, pois ela não conhecia nenhum tipo de som e se assusta quando percebe a magnitude do fato. Achei lindo a forma como ela descreve os sons, de forma primorosa e delicada ela passa para o leitor todo seu sentimento.

Silêncio é um livro de leitura rápida e ágil, a escrita da autora ajuda muito por ser fluida. Para os amantes de uma boa fantasia fica minhas mais sinceras recomendações, para os fãs da Richelle tenho certeza que não vão se decepcionar com a obra, até para quem nunca leu nada dela, é uma boa pedida começar por esse livro. Com uma fantasia deliciosa de acompanhar, mergulhe nesse vilarejo e nas aventuras de Fei e Li Wei.



28 comentários

  1. Eu adorei o Vampire Academy e como tal estou com muita vontade de ler mais coisas desta autora e este livro chama-me muito a atenção. Vou querer lê-lo com toda a certeza!! beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bom???
    Nossa, eu não conhecia esse livro e não sei muito sobre a cultura oriental, mas essa coisa de castas parece ser bem interessante, fiquei bem curiosa para saber um pouco mais sobre o livro e sobre como Fei vai enfrentar tudo. Amei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Kétrin
    Também já li esse livro e a leitura é bem rápida mesmo, apesar de que eu esperava mais de algumas coisas. Claro que para quem nunca leu nada da autora é uma ótima pedida. Dentre as características da população, achei ótima a comunicação por pinturas ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Meu forte é romance, mas gosto também de uma boa fantasia!
    E me interessei bastante pelo enredo desse livro. Com certeza o livro vai me prender!
    Adorei a sua resenha, parabéns.
    Beijos.

    Leitura de Lua

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas quero muito ler Vampire Academy.
    Achei a premissa do livro bastante interessante e por ser um romance de aventura e fantasia, gêneros que gosto muito, pretendo ler a obra assim que possível.
    Fico feliz que é uma leitura agradável e que você recomenda, assim já fico mais segura de minha decisão.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie amore...
    Me apaixonei pela capa... há tempos não vejo uma capa tão linda!
    Não conhecia nada da autora... e já fiquei curiosa só por sua resenha!
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Kétrin,
    Ainda não li nada da autora, mas tenho muita vontade. Uma das coisas que chama minha atenção nessa história é que os personagens são surdos. Acho isso bem original. Também gostei muito de saber que ela volta a ouvir e isso deve ter sido, mesmo, tudo novo.
    Espero ler e curtir a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu acho a premissa dessa obra super legal! Até inovador pra mim. Desde o sue lançamento eu tive a curiosidade de ler, mas meu orçamento não deixou eu comprar ainda rsrs. Gosto quando os livros tem leituras rápidas e ágeis,espero que na demore para que eu leia a obra. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu so li uma resenha sobre este livro mas não era nada positiva!! ahah Mas a tua resenha mudou a minha visão da obra! :)

    Bem, achei interessante também esse facto sobre a população e achei fantástico que seja uma leitura rápida com uma escrita fluida! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu nunca tive a oportunidade de ler nada da autora, mas sempre ouvi elogios. O fato que mais me chamou a atenção também é que todos na aldeia são surdos e convivem como se isso não fizesse falta, até a protagonista começar a ouvir. Achei muito interessante essa dinâmica e fiquei curiosa com o livro.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    A Richelle é uma das minhas autoras favoritas e assim que esse livro saiu eu cori para o ler. Achei que a obra não é uma das melhores que ela já produziu mas ainda assim é um livro muito bom e que proporciona uma leitura muito agradável, sem falar nos personagens que são extremamente cativantes.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Eu já namoro esse livro há um bom tempo é um tipo de leitura que muito me agrada toda vez que vejo essa capa eu fico pensando o que esta por trás dessa falta de sentido dos personagens? Pq cada lugar sofre com uma deficiência? Quero muito ler e descobrir as respostas.
    Adorei sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Eu li algumas outras resenhas desse livro, mas sempre tive a sensação de que faltava alguma coisa, mas a sua resenha me deu uma visão totalmente nova sobre ele. Aliás, gostei muito de ver a sua opinião. O fato de serem surdos é bem instigante e fico imaginando como deve ter sido desenvolver uma história assim.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiii,
    Nunca li nada da autora, e para ser bem sincera nem tinha ouvido falar rs, mas adorei a premissa e a maneira como a história te envolveu.
    Parece ser um mundo incrível que desemborcara em diversas descobertas, estou ansiosa para ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Eu ainda não li nenhum livro da Michelle, mas sempre vejo boas recomendações. Apesar de gostar de livros de fantasia, eu li vários nos últimos meses, então vou anotar a dica para uma leitura futura. Gostei de saber que é um livro rápido e gostoso de ler. Obrigada pela dica!
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada pela Richelle. Sério. Amo tudo que essa mulher escreve. Parece que tudo que ela toca vira ouro. Pelo menos, foi isso com todos os livros dela que li.
    Já faz algum tempo que venho namorando esse livro, mas essa é a primeira resenha sobre ele que vejo. E que resenha"
    Você soube escrever bem, deixando algumas perguntas no ar.
    Minha vontade de ler praticamente dobrou.
    Gostei bastante da história e do fato de todos seres surdos. Amo essas histórias em que uma outra cultura, totalmente diferente da nossa, nos é apresentada. E sei que a Richelle soube desenvolver isso bem. Você mesma é a prova disso.
    Vou ter que ler esse livro o mais rápido possível.
    Beijos, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kétrin, tudo bem?
    Não conhecia a escrita da autora, mas posso dizer que gosto muito de fantasia, é um dos meus gêneros literários preferidos. Achei a premissa dessa obra muito bacana, primeiro pelo fato misterioso da população ser surda e segundo pela cultura asiática inserido no livro, são duas coisas que mais me chamou a atenção. Me parece ser um livro incrível e já não vejo a hora de conhecer a obra.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  18. Kétrin,

    estou com medo desse livro. rsrsrs Tem gente que ama, outro odeia e alguns nem terminaram.
    Eu acho o enredo bem interessante e é uma que eu gostaria de ler, mas já não estou TÃO empolgada para tal.
    Mas sua resenha ainda deixou acesa uma chama de curiosidade, principalmente por apontar as qualidades da protagonista. Tratar de outra cultura, nesse caso Oriental, também é um ponto forte.

    Bjão,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Então, fiquei curiosa em como a autora desenvolveu isso, como foi trabalhar com uma população que sofria a perca da audição, e gostei do fato dela usar duas irmãs como um foco e o amor proibido entre ambos os personagens que sai nessa aventura, fiquei mais curiosa porque essa paixão dos dois não são o ponto principal, mas não deixa de ser algo importante. Dica anotada haha

    ResponderExcluir
  20. Olá, nunca li nada da Michelle mas me interessei muito por esse livro e ele já está na minha lista, mas antes mesmo de ler já estou confusa com algumas coisas, como que nesse lugar só tem 3 profissões ? MUHSUAHU, e os médicos, professores, enfermeiros,eletricistas, seilá, dá pra viver só com mineiradores, pintores e serventes? KKK

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Bom sempre vejo pessoas rasgando elogios para esse livro e vi que com você nao foi diferente. Gostei Gostei saber que eles se comunicam por sinais e pinturas .Fico tentando imaginário susto da personagem quando ela ouviu primeiro sons.A leitura parece ser algo fluida e rapida ainda mais para quem é am am do gênero .A premissa e a capa desse livro me encanta💜
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas já ouvi falar muito bem dessa livro. Sou fã de fantasia e aquelas que trazem culturas diferentes me deixam mais curiosa ainda. Quero muito poder ler essa obra em breve, a originalidade dela me chamou atenção e sua resenha positiva contribuiu com isso. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Estou muito ansiosa para fazer a leitura desse livro, conheci a escrita da Richelle recentemente com os livros da série Academia de vampiros e estou completamente fascinada. Já ouvi várias opiniões diferentes sobre Silencio, teve gente que se decepcionou e outros que amaram.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Acredita que nunca li nada da autora? Pois é! rs Apesar de ter curiosidade de conhecer a escrita dela e de a história de Fei e Li parecer muito interessante, acho que esse não seria o momento, ainda mais por não curtir muito livros de fantasia. Mas gostei de saber que a leitura é rápida e a narrativa fluida.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  25. Oiee ^^
    Como são poucos os livros que falam e exploram a cultura asiática, eu tenho vontade de ler este, pois gosto de conhecer outras culturas. Cheguei a ler um livro da Richelle antes, mas acabei não curtindo 100%, e este é o motivo de eu ainda não ter lido "Silêncio", tenho receio de me decepcionar *-* Saber que você gostou tanto me deixou mais animada...
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  26. Não li nada da autora ainda, mas este livro me chamou atenção por conta da perda de audição e visão. Porquê que isso acontece e como as pessoas enfrentam isso é uma coisa que gostaria de saber.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oi Ketrin,
    Que interessante a temática desse livro. Não conheço muitas obras voltadas para a cultura asiática. Talvez eu nunca tenha procurado também hehe mas achei bem interessante a história desse livro e fiquei bem interessada em saber o que vai acontecer com os personagens. :)

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro mais não sabia do que se tratava. A história me pareceu inovadora e cheia de mistérios. Fiquei curiosa para saber por que as pessoas estavam ficando surdas e cegas e se eles conseguiram resolver a situação.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir