Amor de Cordel, de Andrea Marques

12 agosto 2016

Amor de Cordel

Autora: Andrea Marques
Editora: Pandorga
Número de Páginas: 398
Gênero: Romance

Sinopse: Aos 38 anos de idade, Carolina Borges achava que tinha a vida perfeita. Casada com Miguel, era feliz mesmo sem ter realizado o sonho da maternidade. No entanto, a convivência com o marido e seu bom desempenho profissional a deixavam satisfeita e segura. O destino lhe prega uma peça e, sem esperar, ela vê sua vida se modificar significativamente. Seu casamento chega ao fim, e sua carreira como terapeuta ocupacional, que sempre lhe proporcionou alegrias, passa a torturá-la. Isso acontece quando o jovem arquiteto Alexandre Bastos entra em seu consultório pela primeira vez, despertando em Carol sentimentos conflituosos que a farão repensar seus valores e a obrigarão a sair de sua zona de conforto para se arriscar em terrenos desconhecidos que poderão colocar em risco sua própria vida. Permeado por traições e intrigas, Amor de cordel é um romance contemporâneo que traz à tona assuntos do universo feminino, além de despertar a paixão até nas mulheres mais modernas e independentes.


Carolina Borges é uma terapeuta ocupacional que está chegando aos seus quarenta anos. Ela é casada há quatorze anos e apesar do amor ter caído na rotina, ela é feliz. Ela dedica sua rotina ao trabalho e ao marido, até o momento em que ele chegou com a notícia que queria o divórcio. Carol sente seu mundo cair, em meio ao conforto da rotina com o marido, ela se vê sozinha em um novo lar. Carol decide que precisa recomeçar e nada mais justo do que mudar o visual. Ela sempre foi muito bonita e não aparenta ter a idade que tem. Ela decide cortar e pintar os cabelos, além de pôr em prática um dos seus maiores desejos, fazer aulas de ballet. Quando ela consegue começar a juntas os pedaços do seu coração, o destino resolve colocar um jovem atraente e carismático em seu caminho.

Alexandre tem vinte e sete anos, arquiteto e filho de um dos homens mais ricos de São Paulo. Ele é lindo, charmoso e muito comunicativo. No momento em que viu Carol, seu coração bateu mais forte e se apaixonou perdidamente por ela. Porém, Carol foi relutante em admitir um sentimento por alguém tão mais jovem que ela, e além de tudo, seu paciente.

Amor de Cordel é um romance intenso e contagiante. É impossível não se encantar com o amor de Carol e Alexandre, é perceptível o amor profundo que existe entre o casal e impossível não torcer para que dê tudo certo no final. No decorrer da trama, eu ri, me emocionei e senti raiva, houve alguns acontecimentos de deixar qualquer pessoa sem chão. Aí que nós pensamos; até que ponto um ser humano pode ir para conseguir destruir a felicidade do próximo? O casal passa por poucas e boas, o que me deixou angustiada na maior parte.


Carol é uma mulher forte e decidida, além de ser totalmente independente. Ela sofre muito com o divórcio e pensa não querer se envolver com mais ninguém, pois ela tem medo de se machucar novamente. Mas ela vê seu mundo virar de pernas pro ar quando Alexandre aparece, ele faz reviver todos os sentimentos que estavam adormecidos dentro dela. Ele por outro lado, nunca havia se apaixonado antes e quando sente o amor pela primeira vez, quer vivê-lo desesperadamente.

Para mim teve apenas dois pontos negativos no livro. Alexandre se mostrou muito possessivo com o relacionamento, privando a Carol de muitas coisas e sentindo um ciumes doentio. Mas acredito que isso se explica pelo excesso de amor que ele sentia. Como era novidade ter esse sentimento, ele precisava dela apenas para ele. Outro ponto que me incomodou foi o excesso de detalhes, a trama é totalmente detalhada e nada passa despercebido. Muitas pessoas gostam disso, mas para mim a leitura se tornou mais arrastada. Mas isso não é algo que incomode muito, pois a escrita da autora é totalmente fluida e ela consegue passar ao leitor todos seus sentimentos através da protagonista.

O livro trata de assuntos importantes como a superação e o preconceito. Superação em um relacionamento acabado para recomeçar a vida, deixando de lado sua rotina e costumes, para começar algo novo. Preconceito em relacionamentos com diferença de idade, classe social e sexualidade. A obra traz uma linda mensagem sobre a vida, como é importante vivê-la e não deixar nada passar em branco, muito menos deixar de dizer "eu te amo" para alguém, pois o amanhã pode não chegar. Com muitas reviravoltas, a trama vai surpreender o leitor e nos deixar desejando mais. Terminei o livro com uma sensação gratificante de missão cumprida, pois acompanhei o relacionamento do casal e tive um final satisfatório, apesar de clichê. Tenho certeza que todos os românticos de plantão irão se encantar com Amor de Cordel, assim como eu.


18 comentários

  1. Oi Kétrin
    Eu também já li esse livro e adorei, especialmente por apresentar uma trama mais madura. Sem contar que é muito interessante por abordar as mensagens sobre superação. Adorei poder ler seus comentários e concordo plenamente com você: o final é satisfatório, por mais que seja clichê.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. A história parece interessante pela possibilidade de realidade. Também não gosto quando os personagens ficam possessivos desse jeito. Já li outros livros assim que me deixam meio tensa. Mas os assuntos tratados parecem bem importantes, ainda assim.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  3. OI Ketrin, nossa acredita que pelo nome do livro eu achava que era romance de época? Porque acho que teve uma novela com o nome assim... coisa da minha cabeça. Eu não curto personagens com possessividade mesmo que seja por amar demais, acho que em nosso tempo isto se torna ruim sabe. Vi outras amigas falando que o livro é meio cansativo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Kétrin,
    Esse livro parece ter uma história bem marcante e impactante. Em certos momentos, tenho muita vontade de ler, mas, depois, perco essa vontade. Livros detalhados são interessantes, mas esse acho que não foi muito bem trabalhado nesse quesito.
    Entretanto, é inegável que as questões levantadas pela autora foram incríveis. Vou deixar essa dica anotada, mas não sei se lerei logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já tinha visto outras resenhas desse livro antes e nenhuma delas tinha me despertado interesse pela obra, diferente da sua que conseguiu me deixar ao menos curiosa por conta das coisas pelas quais a protagonista passa. Contudo, o fato de a autora detalhar tudo minimamente me deixou desanimada em o ler, pois sempre acho narrativas assim arrastadas, lentas e desanimadoras. Anotarei a dica para o futuro.
    Beijos!

    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  6. As características de Carol me deixou com muita vontade de conhecer ela. E essa proposta é muito bacana, envolve novas possibilidades e tudo o mais.
    Eu também adorei a capa, achei linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kétrin,
    Uma outra blogueira recebeu esse livro, mas nem fui ver se fez resenha. Que bom que encontrei a sua, pois o livro não tinha me chamado tanto a atenção e agora mudei de ideia.
    Fiquei bem curiosa por essa leitura e ela é bem diferente do que eu esparve.
    Adorei o fato de aborda o relacionamento de uma mulher mais velha com um rapaz mais jovem. Sinto que hoje em dia ainda é mais aceitável a situação inversa do que a apresentada no livro.
    A capa não me agrada muito, porém pela enredo estou MUITO disposta a ler.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    A sua resenha foi a segunda que li sobre o livro e até agora estou com muita vontade de fazer a leitura dele. A capa não chama a minha atenção, mas a forma que você apresentou a premissa parece ser bem a minha "praia". Sinceramente eu não acho um ponto negativo o fato de um personagem ser possessivo, personagens não são perfeitos, isso deve ser uma característica dele! ♥

    https://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Primeira resenha positiva que leio desse livro e me empolguei bastante. Confesso que tinha ficado triste em ver um livro com uma premissa tão legal e com uma capa linda, ser tão ruim. Os pontos que você levantou e sua resenha sincera me fizeram incluí-lo na lista.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Hey!
    Essa é a segunda resenha que li desse livro, e embora eu já tivesse tido o interesse de conhecer a história a sua resenha foi muito mais completa. Parece se tratar de temas bem intensos mesmo, e eu adoro esse tipo de livro que me faz refletir. Gosto de sentir o que a personagem sente e parece ser exatamente o que ocorre em Amor de Cordel.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. já vi algumas opiniões sobre o livro e confesso que não me empolguei pra ler... não sou dada a romances, apesar de ter achado bacana a ideia do rapaz ser mais novo que ela, geralmente a gente vê muito o oposto em romances... mas de qualquer forma, não leria...

    agora venhamos e convenhamos que essa capa é bem chamativa... achei linda sua composição...
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oi Kétrin, já li várias resenhas a respeito deste livro, e em comum é a aprovação de todos pelo enredo. Amores possessíveis me irritam também, e pelo que vi Alexandre extrapola um pouco né? Ainda não tive oportunidade de ler, mas ele está na minha lista.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Pelo título acreditava piamente que seria um romance de época ou algo do tipo.
    Achei legal envolver um romance entre personagens de idades dispares, muita coisa ultimamente levanta tais apontamentos.
    Pretendo ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai Meu Deus! Confesso que pelo titulo, eu não daria muita coisa, apesar da capa ser linda demais. Eu me surpreendi, e agora quero ler esse livro ontem. Adoro enredos como esse e sou apaixonaada por romances.

    ResponderExcluir
  15. Oie Kétrin!
    Menina já li algumas resenhas desse livro, ao que parece tem muita gente lendo, mas - por mais que eu tenha achado a capa linda e a sinopse boa - não é algo que eu leria no momento, afinal não é o gênero de muitas de minhas leituras, contudo fico feliz que tenha gostado e a dica já estava anotada.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  16. Eu estou querendo ler o livro, é uma pena que seja muito detalhado, cansando a leitura, e também que tenha um romance melancólico, algo que não gosto. O livro passa uma excelente mensagem, até sobre as barreiras que um casal passa para poder ficar junto, estou acostumada com personagens como Carol, que tem medo de se decepcionar novamente, tenho certeza que irei amar o livro

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Confesso que com esse título eu achava que seria um livro escrito em forma de cordel, e já fiquei cá com os olhos brilhando rsrs.
    Eu acredito que esse ciúme excessivo do Alexandre me incomodaria um bocado viu, pra mim ciúme doentio não rola, mas isso é uma coisa pessoal minha.
    Não sei se eu leria o livro, mas é sempre bom conhecer novos livros de qualquer jeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    O livro parece ser bem legal e abordar dois temas importantes. O que fazer quando um casamento acaba e como se portar quando a mulher é maia velha na relação. Acho que me incomodaria também com a possessividade do Alexandre já que ela se separou agora e ter que aturar um homem querendo mandar na sua vida não é nada legal.
    Adorei a sua resenha!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir