Morreu e não sabia, de José Manuel Fernández

07 julho 2016

Morreu e não sabia

Autor: José Manuel Fernández
Editora: Petit
Número de Páginas: 224
Gênero: Espírita, Romance


Sinopse:  Quando João descobre que seu melhor amigo está namorando Elisa, o grande amor de sua vida, fica transtornado. Sem que o casal perceba, começa a segui-los por todos os lugares- na escola, no bairro, nas ruas. Numa dessas obsessivas perseguições, às escondidas, João se distrai e, ao atravessar uma rua, acaba atropelado. Desencarnado, ele não percebe sua nova condição. Um militar, também desencarnado, vai ajudá-lo a descobrir o que aconteceu, mas o jovem só tem um sentimento- vingança.


João tem dezessete anos e está no ensino médio, ele é filho caçula e vive com sua mãe. Desde a infância sempre foi muito amigo de Marcelo e Elisa, mas começou a nutir um amor platônico por Elisa e quando ele teve oportunidade, declarou seu amor a ela. Ela não queria magoá-lo, mas era incapaz de retribuir o amor e decidiu dar um fora no amigo. Triste com o amor não correspondido, João decide seguir Elisa e descobre que ela e Marcelo estão de romance. Sem controlar seu ciúmes obsessivo, João começa a segui-los no centro da cidade e não percebe quando atravessa uma rua movimentada e é atropelado por um carro.

A morte foi imediata, mas João não percebe que aquele acidente aconteceu com ele. Confuso com a situação, ele segue o caminho para casa e descansa normalmente, mas quando acorda ele começa a procurar pela mãe que não está em casa. Logo ele resolve procurá-la no hospital e percebe que está sendo ignorado por todas as pessoas, então ele conhece o general Gonçalves que é outra alma desencarnada e começa a lhe explicar o que aconteceu, lhe ajudando a entender a situação.

João começa a culpar Marcelo por sua morte e fica obcecado por vingança, ele começa a traçar planos para vingar o ex-amigo pela sua morte. Mas também seu grande desejo é consolar a mãe que ficou desamparada com a morte dele. Em sua nova jornada, João encontrará outros espíritos mais evoluídos que irão lhe ajudar nessa nova caminhada em busca de redenção e explicações.


Morreu e não sabia é um livro que trás grandes ensinamentos, tanto espirituais quanto para a vida. O autor escreve de uma forma muito sutil sobre uma alma desencarnada que está perdida e em busca de vingança, mas que no decorrer de sua nova jornada ele abre a mente para novos caminhos e conhece a redenção. O livro irá falar sobre o perdão, sobre a amizade e o amor. E como é importante perdoar as pessoas e não tirar conclusões precipitadas sem enxergar a verdade antes, só assim é possível ter uma alma livre de sentimentos ruins e conseguirá ter paz.

"A vida nunca termina porque você é imortal, como eu. É um caminho sem fim, a única coisa que fazemos é mover-nos por diferentes cenários."

João não aceita que morreu e continua vagando pela terra, além de se questionar sobre como é possível ele ter sentimentos e dores se não está habitando um corpo. É perceptível seu desejo de vingança e como esse sentimento ruim faz mal para a sua alma, mas é lindo ver que no decorrer das páginas ele encontra pessoas e espíritos que irão lhe ensinar sobre a vida e a alma.

A edição da Petit Editora está simples e linda, achei que a capa combina muito bem com a história. A diagramação está impecável, não encontrei erros de revisão, o espaçamento da fonte está muito boa e as folhas brancas não atrapalham a leitura. Eu não estava acostumada com leituras espíritas e devo confessar que gostei muito dessa, pois além de falar sobre um assunto sério que é a desencarnação de um jovem confuso, trás muitos ensinamentos para a vida. Recomendo o livro para todos aqueles que sentem curiosidade sobre o assunto e estão abertos a coisas novas, pois podem se surpreender com a quantidade de conteúdo que existe dentro dessas páginas.

17 comentários

  1. Olá Kétrin
    Eu não costumo ler livros do gênero, mas não é porque não tenho vontade e sim porque ainda não tive a oportunidade. Eu já ouvi falar bastante desse livro e com certeza espero fazer a leitura desse ainda. Adorei a sua resenha!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu vi este livro na livraria e quase o comprei. Mas achei que falava de outra coisa e não era espírita. deve ser muito bom mesmo porque a Petit sempre publica boas histórias. E olha que li muitos livros espíritas. Fico imaginando a sensação do personagem ao descobrir o que aconteceu.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oie kétrin, eu pouco li livros espíritas mas gosto bastante do tema e essa leitura me chamou bastante atenção, principalmente por falar de perdão e amor, e sobre as confusões de um jovem que desencarnou tão cedo e que ainda tinha uma vida toda pela frente, e melhor ainda demonstrar o quanto a vingança faz mal seja na terra quanto em outros planos. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha me pareceu um livro de auto-ajuda?
    A ideia até que é interessante. No começo, quando você diz que o personagem não se dá conta de que morreu, me lembrou brevemente de "Se Eu Ficar", apesar de serem totalmente diferentes.
    Passo essa leitura!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kétrin. Eu tenho visto esse livro rolando por aí mas é uma obra que não me desperta interesse para a leitura. Eu não gosto muito desse gênero e acredito que o livro esteja com muitos conceitos que não me agradariam. Mas devo admitir que para quem gosta, a obra deve mesmo ser boa. Seus comentários sobre o livro estão muito bons e a resenha está muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu nunca li nada do gênero, nunca tive uma oportunidade. Achei bastante interessante a sinopse, e ao ler a sua resenha, fiquei curiosa para conhecer a obra.

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  7. Quando a Pettit divulgou este livro, fiquei muito curiosa com o enredo e agora a sua resenha multiplicou essa curiosidade por mil. Sério, não curto muito essa pegada de fantasmas ou vida após a morte, mas fiquei bem interessada neste enredo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Kétrin.

    Não conhecia o livro, mas só pela sinopse já fiquei mega curiosa e pela resenha deu pra ver que o enredo é ótimo, me faz
    lembrar a novela A Viagem que eu amava.

    Seguindo aqui... Beijos da Camila
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Não leio muitos livros do gênero, mas parece ser ótimo.
    Desde que vi sobre o lançamento desse livro, fiquei curiosa pra ler somente pelo título, e com sua resenha, me animei mais ainda a ler!
    Quero saber mais sobre os desejos vingativos que João tem e o que ele aprende com os outros espíritos!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu tentei ler um livro da Zíbia uma vez, mas não consegui :( Acho que não é muito a minha praia sabe?
    Mesmo assim, esse até que me chamou a atenção. Deve ser bem ruim isso, de morrer e não perceber. Quando mais nova, eu sempre sonhava que isso acontecia comigo :( Fico feliz que o menino tenha conseguido seguir seu caminho :)
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Kétrin,
    Apesar de ser uma história com bastante ensinamentos, como você disse, foi um livro que não funcionou para mim. Eu não consegui entender o título, pois José descobre que morreu bem cedo e acaba por buscar vingança ainda, mesmo sabendo que não é certo. Ele age como uma pessoa - alma - possessiva e isso me incomodou. Além disso, não é o melhor romance espírita que já li.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oiii

    Achei a premissa do livro bem inetressantes, mas como todo livro da petit não sinto vontade de ler, os temas abordados pelos livros não me instigam a ler, mas esse fiquei bem inclinada, quem sabe não do uma chance pois esse parece ser realemnte diferente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi, eu fiquei sabendo desse lançamento da Petit, no entanto não conhecia acerca de sua história. Com a sua resenha pude ir percebendo que é mais do que uma simples história, é um ensinamento assim como a maioria dos livros da editora. Morreu e não sabia mostra a dor de umamor não correspondido, o ódio que faz mal e que até o acabou levando a morrer, assim como a não aceitação do fim da jornada. Acredito ser uma leitura bem esclarecedora e que fará o leitor refletir sobre muitas atitudes tomadas, não sei se eu leria ele nesse momento, mas com toda a certeza quero lê-lo no futuro!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Ainda não li este livro, pois solicitei Pelos Caminhos da Vida. Gostei de conhecer a história de Morreu e não sabia, pois trás muitas informações espirituais sobre o desencarne e acho algo legal de se ler para quem não conhece a doutrina espírita.
    Gostei bastante da sua resenha com uma boa análise e descrição da história.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  15. Não costumo ler livros do gênero e, confesso que tenho um certo preconceito com os mesmos. Acho que é minha única 'falha' literária. E olha que até tentei ler alguns quando trabalhava na livraria - e tem uns bem interessantes, ainda mais no catálogo da Petit - mas não rolou.
    achei a história desse livro interessante, e acho mais ainda ele ter mensagens sobre amizade, perdão e o fato de tirar conclusões precipitadas. Ainda mais que eu sempre tiro conclusões precipitadas quando o assunto é livros do gênero.
    Talvez seja a hora de eu tentar novamente uma leitura e ver se dessa vez largo de vez as minhas precipitações. Quem sabe eu não me surpreenda não é mesmo?
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!
    Faz um bom tempo (pensando bem até tempo demais) que não leio nada deste gênero! Mas pelo jeito este é mais uma emocionante história de resgate e aprendizado que a Editora Petit apresenta aos seus leitores! Na próxima minha ida à livraria vou pesquisar os lançamentos da editora!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu não leio muito esse gênero, na realidade quase não leio, mas eu acho interessante e geralmente fico bem animada com dicas assim. Bom, esse livro tem uma premissa interessante, fiquei curiosa para saber mais sobre a história é a jornada do protagonista agora. Deve ter muitas mensagens bacanas para o leitor mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir