Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello, de Chris Grabenstein

26 julho 2016

Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello

Autor: Chris Grabenstein
Editora: Bertrand Brasil (Grupo Editorial Record)
Número de Páginas: 300
Gênero: Infanto-juvenil


Sinopse: Nesta eletrizante aventura rodeada de livros, Kyle é um dos doze convidados para passar uma noite na biblioteca do famoso e excêntrico Luigi Lemoncello. Quando amanhece, no entanto, todas as portas estão trancadas! Agora Kyle e as outras crianças terão que solucionar cada pista e decifrar as charadas para encontrar a saída! Será que você consegue descobrir como escapar da biblioteca?





Kyle Keeley é o caçula dos três irmãos, ele se esconde nas sombras dos outros que sempre tiveram mais sucesso que ele. Um é astro dos esportes e o outro, um gênio precoce. Kyle por sua vez, é melhor quando se trata de jogos de tabuleiro, melhor ainda quando é os jogos criados pelo seu ídolo, Luigi Lemoncello. Kyle fica animado quando descobre que o Sr. Lemoncello irá inaugurar uma biblioteca e que as doze crianças de doze anos que fizerem as melhores redações sobre o assunto, irão ganhar uma noite de pura diversão dentro dela. Ele faz de tudo para ser um dos selecionados. 


Quando os escolhidos são anunciados, se encaminham para a biblioteca para passar a noite jogando e se divertindo. Porém, quando as crianças acordam, descobrem que estão presos dentro da biblioteca e para sair dela, deverão desvendar os mistérios deixados pelo Sr. Lemoncello, afim de fugir de lá e se tornarem ganhadores.

Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello é um livro estimulante, principalmente por se tratar de uma biblioteca e ter muitas referências literárias. Achei o livro incrível, é uma obra juvenil que cumpre o que promete, com certeza irá entreter todos os jovens leitores. Eu mesma me vi fisgada na trama para tentar desvendar junto com os personagens todos os mistérios envolvidos, quebrei a cabeça e mesmo assim errei no meu palpite final!


Os personagens tem personalidades distintas. Kyle sendo o principal se mostra um garoto gentil e que se preocupa com o próximo, ele forma uma equipe dentro da biblioteca para trabalharem juntos e todos conquistarem o prêmio final, e não apenas um. Na equipe de Kyle, está presente Sierra, uma jovem que sempre foi mais solitária e sua melhor companhia sempre foi um livro, ela se mostra muito inteligente e útil para a equipe. Akimi é a melhor amiga de Kyle e muito divertida, ela está preparada para dar o seu melhor, junto com Miguel que também tem ótimas ideias de raciocínio. A equipe Kyle é muito diferente da equipe Charles. Charles é um garoto rico e que pensa apenas em si mesmo, com o único dilema de que ele nunca perde. Foi se aproveitando para benefício próprio que ele recrutou para sua equipe o Andrew e a Haley. Mas ele acabou por se surpreender no final.

Um livro muito divertido e contagiante, perfeito para o público alvo mais juvenil. É muito interessante a proposta que ele trás, sobre a importância de trabalhar em equipe para alcançar os objetivos e a reprovação de atitudes mesquinhas; a importância da leitura, além de cuidar e preservar os livros que são os melhores amigos do homem e o principal ditado: seja gentil com o próximo. Tudo isso, junto de um enredo muito criativo e muita aventura dentro da biblioteca mais animada do mundo. Achei muito bacana que no decorrer do livro tem citações e referências de grandes autores clássicos, como também de autores contemporâneos. Dando mais animação para os leitores de plantão.

"Um livro aberto é uma mente aberta."


Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi essa capa maravilhosa e colorida, muito atrativa, além do título que me deixou curiosa. A diagramação está muito bacana e as folhas e espaçamentos ajudam muito para a leitura ser mais fluída. A edição tem ilustrações que se referem as pistas para as crianças, o que ajuda a deixar tudo mais divertido.

De um modo geral, Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello é um livro contagiante e indicado principalmente as crianças e pré-adolescentes, mas nada impede que um jovem ou um adulto não se divirta também. Eu própria me diverti muito e li o livro muito rápido, é muito bom para sair de uma ressaca literária. Entre nesse mundo do Sr. Lemoncello e se divirta na biblioteca mais animada do mundo!


23 comentários

  1. Olá
    estou bem curiosa para fazer essa leitura, ainda mais porque será a próxima que pretendo fazer. A ambientação é o que mais chama a atenção, entre outros detalhes que você citou em seus comentários. Por sinal, sua resenha ficou ótima e me deixou ainda mais motivada para conferir.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kétrin,

    Acho a proposta desse livro sensacional, pois de forma mais lúdica dá um ensinamento aos mais jovens e também aos mais velhos sobre sobre outras obras que possam até vir a gostar, e ainda assim traz um enredo do qual se podem tirar outros ensinamentos como você citou, o trabalho em equipe.
    E sendo ainda divertido, melhora mais ainda a experiencia.
    Não sei se seria um livro que eu daria prioridade para ler, mas com certeza vai para a lista de leitura.
    O que me chamou a atenção também foi ter sido lançado pelo selo Bertrand Brasil e não por um dos juvenis do grupo record.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Oi Kétrin,

    Eu concordo: essa capa é maravilhosa. Totalmente chamativa e convidativa. Eu adorei a proposta do livro, trabalhar a importância do colaborativismo, da importancia da leitura etc. Espero poder conferir a obra, porque vi vários comentários positivos sobre a história. Adorei a resenha, bjs =))

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esse livro super interessante para o público alvo dele, mas também para quem curte uma leitura bem leve e divertida. Eu ainda não li mas ele me desperta interesse, também acho essa capa bem bonita e espero que se eu for ler, que eu possa gostar bastante pois tenho visto bons comentários sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Olá Kétrin,
    Adoro livros divertidos e fiquei muito curiosa em fazer essa leitura, pois além disso, acho muito legal a ideia de pensarmos em trabalhar em conjunto para atingir um objetivo. Outro ponto legal é que o livro é estimulante por passar em uma biblioteca.
    Outro ponto positivo é que a capa é linda de doer!
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi
    nem conhecia esse livro, gostei da capa e mesmo não sendo o publico alvo desse livro acho que leria ele, gosto de histórias leve e essa parece ser uma boa, gostei de conhecer ele por aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como você, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, alegre e contagiante, porem saber que o conteúdo corresponde a arte gráfica, me deixou mil vezes mais animada!!!
    Gostei desta valorização dos livros e tenho certeza que vou curtir muito a leitura!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie.
    Não sei sei por que mas me lembrou a fantástica fábrica de chocolates, e infelizmente não estou no clima para leituras assim, mas adorei a dica, pois meu irmão do meio está nessa vibe e acho que ele vai adorar!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Oi
    A capa realmente chama muita atenção! Mas a história não fica atrás. Amo livros com referências literárias e histórias bem construídas e bons personagens. Apesar de ser realmente indicado para um público mais jovem, acho que todo mundo gostaria de ler.
    Espero ler e me divertir assim como você!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi Kétrin, tudo bem?
    Admito que eu ficaria instigada com esse livro por conta da capa também, por ser toda colorida e chamativa. Amo histórias onde há um grupo de pessoas que precisam resolver mistérios para se libertarem, e se tratando de bibliotecas então, melhor ainda. Pela sua resenha me parece ser um livro muito envolvente e divertido, assim como os personagens parecem ser tão bem construídos. Espero ler em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Ketrin linda, acho que meu sonho de infância teria sido passar uma noite dentro de uma biblioteca desvendando enigmas. Hahaha! Meu sonho de adulta também!!! Nem preciso dizer que já me apaixonei pelo enredo neh? E pretendo ler esse livro o mais rápido possível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nossa, esse livro me conquistou já pelo título! Amo leituras juvenis e essa ideia de passar uma noite na biblioteca desvendando vários enigmas é simplesmente sensacional! Gostei das mensagens que o livro passa e como os personagens são construídos, realmente é uma leitura ótima para o público jovem e para os mais velhos também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. O livro não me chamou muito atenção, apesar de achar interessante o fato de acontecer em uma biblioteca. Quanta coisa estes livros devem esconder?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o livro, adorei a capa de amei a resenha. Livros infanto-juvenis não estão na minha lista de leitura, mas as vezes gosto de ler um ou outro, quando me chamam a atenção. Gostei de Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello e pretendo ler, assim que possível. Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Ah, agora fiquei louca pra ler! Estou bem ansiosa para acompanhar essa aventura deles terem que desvendar pistas para sair da biblioteca, e o fato dessas pistas terem sido utilizadas como ilustrações me anima ainda mais. A capa é bem colorida mesmo e maravilhosa, acho que vou me divertir bastante com essa história.

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a premissa desse livro! Ultimamente eu tenho lido livros muito intensos e com historias mais adultas, e séria uma ótima pedida um livro juvenil que envolve uma investigação. Eu estou ansiosa para poder conhecer o Kyle e tentar desvendar os mistérios do livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Olha, tenho que admitir que adoraria viver essa aventura de ficar presa dentro de uma biblioteca, assim como você já fui fisgada pela trama, que me pareceu muito simpática e original.
    Só pelo os seus cometários sobre o protagonista já posso dizer que gostarei dele, adoro esse tipo de personagem. Fique curiosa para saber como oi o desenrolar de 12 crianças de 12 anos presas dentro de uma biblioteca e tentando sair dela. hahaha

    Obrigada pela dica, realmente vou anotá-la. Bela resenha, parabéns!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  18. Oi Ketrin,
    Bem fofa a capa desse livro, dá muita vontade de ler :D
    Realmente é um boa opção para os jovens leitores conhecerem ainda mais obras né, com tantas referências. :)
    Com certeza vou anotar para dar de presente.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Achei a premissa dessa história sensacional, eu super empolgo fazer leitura de livros infanto-juvenis quando eles trazem propostas e lições de vida pra todos os públicos, como esse que aborda o trabalho em equipe e, principalmente, a importância da leitura. Beijos e tá linda sua resenha <3

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor.

    Nossa, que história linda! Eu amo livros infanto juvenil e gostei bastante da premissa dessa história. Vejo que a leitura é bem divertida e contagiante. Já até adc o livro ao meus desejados! Fiquei curiosa para saber como as equipes descobriram como sair da biblioteca. Achei a proposta da leitura muito boa! Apesar de o livro ser indicado para crianças, creio que a leitura é válida para todos. Amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oiii meu bem, tudo bom??
    Que livro mais amorzinho, amei a capa, tudo. Não curto muito livros infanto juvenil, mas essa premissa e essa trama, parece ser maravilhosa, e essa lição sobre trabalhar em equipe. Parece ser maravilhosa. Gostei muito da dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oiiie, tudo bem???
    Amei essa capa, a premissa, a trama, tudo. Sua resenha positiva. Esse parece ser um daqueles livros amorzinho, com a escrita leve e que passa uma lição de vida maravilhosa, acredito que mesmo que seja infanto-juvenil, ele acaba abrangendo todas as idades.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Me apaixonei por essa capa e a pegada infantil. Bjs
    compulsaoliteraria.com

    ResponderExcluir