Cara de um, Focinho do outro, de Marcos Fernandes

08 julho 2016

Cara de um, Focinho do outro

Autor: Marcos Fernandes
Editora: Butterfly
Número de Páginas: 192
Gênero:Autoajuda, Animais de Estimação, Psicologia

Sinopse: Quem nunca teve um animal de estimação e compartilhou com ele os momentos mais incríveis de sua vida? Um segredo, uma alegria, uma dor... Pois é sobre essa relação amorosa entre os tutores e seus animais de estimação que trata este livro. Uma relação antiga, mas que em momento algum da história da humanidade foi tão intensa. Muitos dizem que o animal é o espelho de seu tutor. Mas o que faz com que essa relação seja tão forte? Existe alguma energia que os une? O que a ciência fala sobre essa união? “A fidelidade que os animais dispensam a seus tutores humanos é indescritível, pois resgatam a pessoa das regiões mais sombrias de seus problemas e angústias, motivando a vida a seguir seu curso novamente”, explica o autor, que também é veterinário e psicanalista. Descubra mais sobre essa relação de amor e fidelidade que ultrapassa o tempo e a razão. Você vai se surpreender.



Cara de um, Focinho do outro é escrito pelo autor Marcos Fernandes que é médico veterinário, homeopática e psicanalista veterinário. Ele nos apresenta a relação dos animais com seus tutores, além de muitas informações baseadas em pesquisas e também questionamentos dele próprio como profissional.
Gostei muito do modo como o livro é dividido, com capítulos muito bem organizados. O autor mostra como atualmente as pessoas estão humanizando seus animais de estimação e como isso os deixa sobrecarregados.

 Muitas vezes as pessoas não percebem e acabam tratando seus animais como pessoas, o que os deixam doentes fisicamente e principalmente, emocionalmente. Pois eles acabam perdendo seus instintos e começam a se identificar mais com seus tutores. O autor mostra como o processo de humanização dos animais faz mal a saúde, e conforme vai relatando ele vai dando exemplos fáceis.


Ele também fala sobre o processo de adoção de um cão ou de um gato e de como é um momento delicado e importante para o tutor e para o animal que será adotado, pois o tutor deve saber qual espécie está mais adequada para a sua realidade; se ele tem tempo para passear e fazer companhia, se tem condições financeiras e até se tem presença de crianças na casa e se irá de adequar.

"A fidelidade que os animais dispensam a seus tutores humanos é indescritível, pois resgatam a pessoa das regiões mais sombrias de seus problemas e angústias, motivando a vida a seguir seu curso novamente."

Uma parte muito bacana é que fala sobre o amor desinteressado dos animais. Onde mostra que a companhia e o amor de um animal de estimação faz bem a saúde das pessoas, trazendo mais alegria para a casa e também evitando doenças como a depressão. Ele fala sobre como um cão ou um gato sentem falta de um amor humano e de carinho, e é apenas isso que eles querem: amor. Eles não precisam de bens materiais para se sentirem realizados, apenas a companhia de um tutor já está de bom tamanho.


A edição do livro está espetacular, a editora Butterfly caprichou na diagramação e na capa do livro. Com espaçamentos de bom tamanho que ajuda a leitura a fluir mais leve, com imagens lindas de tutores com seus animais de estimação em cada capítulo, refletindo o amor entre tutor e animal.

Amei incondicionalmente esse livro e recomendo a todos, principalmente para aqueles que tem um animalzinho de estimação em casa, tenho certeza que irão se identificar muito com o livro. Depois dessa leitura comecei a enxergar com outros olhos minha gata e minha cadela que amo de todo coração, pude perceber que certas atitudes mal pensadas fazem mal a elas e aprendi muitas coisas. É um livro com grandes reflexões e muito aprendizados.


20 comentários

  1. Olá
    Eu sempre tive curiosidade em ler esse livro, especialmente porque amo cachorros e essa capa é simplesmente apaixonante. Depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais motivada para conferir e sei que irei amar tanto quanto você. Adorei as fotos também <3

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito apaixonante! Com certeza, já está em minha lista de próximos a serem lidos!
    Bju no seu coração! :D

    ResponderExcluir
  3. Oie, eu não gosto de animais de estimação, não gosto de tê-los, mas respeito quem tem, mas achei o livro muito bacana e acho que realmente, é possível ter muitos ensinamentos com ele. E concordo com o autor que faz mal isso de humanização do animal, tem gente que quer substituí-los por filhos, aí fica difícil.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ké

    Não é um livro que eu leria, mas não deixei de achar interessante. Sobre as pessoas que tratam os animais como pessoas, tenho exemplos na família! Acredita que o cachorro tem até carrinho de bebê?
    Algumas pessoas acabam descontando suas carências emocionais nos animais, tratando-os como criancinhas.
    As fotografias estão lindas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu tenho bichinhos! E sei bem o amor que nos donos sentimos por nosso filhotes, por mais normais, ou não, que eles sejam. Achei super legal esse livro, pois trás uma temática bem legal, e pelo fato de o propor escritor se um profici9nal da área já deixa a leitura um pouco mais série,pois sabemos que ele mais do que se preparou para escreve todo o enredo. A história me pareceu bem interessante, sem falar que esse título de capa são muito lindos. Espero poder ler a obra e aprender muito, que eu sei que preciso. Adorei a sua resenha, até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro bichinhos de estimação! ♥ Achei o livro interessante, e apesar de gostar do tema, não leria. Mas gostei de saber sobre o que se trata a obra, deve ser uma leitura fascinante para quem é mais apegado. Não sabia sobre isso de fazer mal tratar os bichos como humanos, achei curioso.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Realmente, humanizamos demais nossos bichinhos e o relacionamento que temos com eles hoje em dia não é de animal e dono e sim de pai e filho, pois muitos casais optam por um cachorro a um filho. Achei essa obra muito interessante, ainda mais porque tenho uma aqui em casa e acho muito legal ver a opinião de um profissional da área.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não tenho e não aprecio animais de estimação. Mas fiquei bem encantada pelo enredo e pela arte gráfica do livro e ainda que eu não viesse a ler, eu daria de presente para as amigas apaixonadas por seus pets. Inclusive, dica de presente maravilhosa.
    Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já li várias resenhas desse livro e a sua foi a que mais conseguiu me despertar interesse, por conta dos relatos sobre o que o livro traz. Fiquei muito curiosa sobre o que o autor diz acerca da humanização dos animais, um tema muito interessante que ate então eu tinha parado pra pensar. Dica anotada para leitura futura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu amo animais e atualmente, tenho 4 cachorros, sendo que 1 deles fica
    dentro de casa o tempo todo por ser pequeno, mais comportado e não soltar pelos. Eu acho que esse livro iria me ajudar muito, pois lendo a sua resenha pude perceber que ás vezes acabo humanizando meus cachorros também, principalmente aquele que fica dentro de casa. Com certeza esse livro seria muito útil e estou ansiosa para ler as dicas do autor, que tem tanto conhecimento sobre os bichos. Espero ler em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu adoro bichinhos, embora nunca tenha tido um animal de estimação como gato ou cachorro. Só tive tartaruga quando era pequena, rs. Eu queria muito um cachorrinho, mas não tem como morando aqui no apto, que é bem pequeno =[
    Eu gostei bastante da premissa desse livro, acho que nunca parei para pensar nesse processo de humanização dos animais. Deve realmente fazer mal a saúde deles =/
    As imagens desse livro então lindas!
    Gostei bastante da sua resenha e vou ler o livro se houver oportunidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Achei muito interessante esse livro, pois mostra temas interessantes sobre os animais que muitas pessoas não gostam de discutir, como a humanização dos mesmos, tirando os instintos dos bichinhos e fazendo mal a eles de certa maneira.
    Esse livro deve ser realmente muito interessante, e vou adorar ler um dia

    ResponderExcluir
  13. Amo animais, sempre tive gatos e cachorros, por isso o livro me interessa muito, gosto de conhecer outras histórias deles com seus donos, assim posso me encantar cada vez mais com a lealdade dos animais, não entendo como alguns conseguem achar que seus cachorros são pessoas, sério, tratam como se pudessem tomar suas próprias decisões, amei o fato do livro retratar sobre a adoção, realmente é um ponto que precisava existir nessa obra, anotei a recomendação

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Ahhh amo bichinhos então, já fiquei louca para ler! Já conhecia o livro, mas é a primeira vez que li uma resenha e curti bastante ♥ Quero ler com certeza! As fotos ficaram ótimas!

    Beijão!
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu acho que tinha ouvido falar deste livro... Li uma resenha por ai!! :) Mas ja nao sei onde... ahah

    Bem, eu adoro animais, claro! :) E fico contente que tnhas adorado tanto!! Espero ler em breve! :) Concordo que a ediçao esta boa!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Acho que eu preciso ler este livro porque meu cão de 13 anos está com uma dependência tão grande de mim que se eu saio de casa ele não para de latir e chorar até eu voltar. então entendo o que você falou na primeira parte. eu trato ele como uma criança mesmo. Poxa, e a gente acha que faz bem, né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Bem não é uma leitura que eu aprecio muito,eu não curto muito livros de animais ou algo parecido,não é que não curto animais,realmente é a temática mesmo não me atrai muito mas pra quem é admirador dessas leituras provavelmente vai curtir.

    Abraços.
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro nem do autor, mas, achei a temática desse livro muito interessante! Essa questão da humanização dos animais fazerem mal a eles e acabar causando um déficit em seus instintos eu sequer imaginava! Anotada a sugestão, acho que é uma leitura que vai fazer bem a mim e ao meu animal de estimação.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  19. Oiiiii *--*

    Amor bichinhos de estimações, tenho cachorro no moemntos, mas já tive gato, peixe, hamester, e posso dizer que o amor que eles sentem é enorme mesmo. Acho que iria gostar muito de ler esse livro, até porque ele é bem tocante pelo que percebi em sua resenha. Enfim, tenho ctz que seria muito bom

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Já tinha visto esse livro e me interessei bastante por ele. Amo animais, principalmente gatos e cachorros. Tenho uma gatinha e a trato como da família e não acredito que isso mudaria com a leitura, porém gostaria de saber o ponto de vista do autor por ele dizer que isso faz mal aos animais.

    Abraços, Lara.
    Império Imaginário

    ResponderExcluir