A Geografia de Nós Dois, de Jennifer E. Smith

21 julho 2016

A Geografia de Nós Dois

Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 271
Gênero: Romance, Jovem Adulto


Sinopse:  Lucy mora no vigésimo quarto andar. Owen, no subsolo... E é a meio caminho que ambos se encontram - presos em um elevador, entre dois pisos de um prédio de luxo em Nova York. A cidade está às escuras graças a um blecaute. E entre sorvetes derretidos, caos no trânsito, estrelas e confissões, eles descobrem muitas coisas em comum. Mas logo a geografia os separa. E somos convidados a refletir... Onde mora o amor? E pode esse sentimento resistir à distância? Em A Geografia de Nós Dois, Jennifer E. Smith cria tramas cheias de experiências, filosofia e verdade.


Lucy é uma jovem que mora em um prédio em New York, ela vive com seus pais e seus dois irmãos gêmeos que já foram para a faculdade. Owen acabou de se mudar para New York com o pai que será o administrador do prédio em que Lucy mora. Certo dia houve um apagão em toda a NY, bem na hora em que Lucy estava no elevador, e Owen também. A partir daquele momento, os dois começaram a se conhecer melhor e criaram um laço. Mas foi depois que saíram do elevador, em meio a escuridão que fizeram companhia um para o outro, que os laços ficaram mais fortes.

Os dois se conectaram de um jeito incrível, mas eles mal sabiam o que o futuro lhes reservava. Lucy estaria se mudando para a Escócia com sua família, e Owen iria fazer uma viagem longa pelos Estados Unidos com seu pai. Seria possível continuar um relacionamento a distância? Eles vão descobrir que o destino tem muitas formas de pregar peças, e o único jeito de comunicação seria através de cartões postais. Separados pela distância, e unidos pelos cartões postais. Será possível que o amor seja paciente e duradouro?

A Geografia de Nós Dois é um livro que fala sobre amizade, o primeiro amor e a distância. Ele nos mostra um romance adolescente onde a malícia não existe, apenas o querer estar junto e se sentir bem ao lado de quem amamos. Ele tem uma linguagem de fácil entendimento, somos apresentados pelo ponto de vista de Lucy, e pelo ponto de vista de Owen, o que deixa a mostra os sentimentos deles e o leitor consegue entender o que está passando com cada um.


Lucy é o tipo de menina que sempre foi excluída, ela nunca teve bons amigos e na escola ela é solitária. Sempre acompanhada de um bom livro, ao invés de pessoas. Os pais de Lucy gostam muito de viajar, mas eles sempre o fazem sozinhos, raramente levam Lucy junto. Então normalmente ela está sozinha em casa também, já que seus dois irmãos que eram os únicos amigos e companheiros, já estão na faculdade. Ela sempre se sente sozinha mesmo estando em meio a uma multidão. É perceptível ver que Lucy precisa da atenção dos pais, de demonstrações de afeto para se sentir amada. Tanto que a única vez que ela não se sente sozinha é quando conhece Owen, e logo ela é obrigada a se mudar e deixar ele para trás.

Owen ganhou meu coração. Ele é mais reservado e carrega um ar triste dentro de si devido a perda da mãe. Ficou apenas ele e o pai, e logo que perderam a única mulher na família sentiram que precisavam fugir daquele lugar que não trazia boas lembranças. O pai recebeu uma proposta para trabalhar em New York e não pensaram duas vezes para fazer as malas. Owen teve que aprender a viver sem a mãe do pior jeito, ele quer sempre ajudar o pai e não quer deixá-lo sozinho de jeito nenhum, o que implica nas escolhas da faculdade. Ele é maduro e sensível, no fundo só quer alguém para se apoiar.

"Ao menos por ora, estava farto da troca de palavras entre eles. Tudo o que queria fazer era beijá-la. E - finalmente -  foi o que fez."


Achei muito bacana a autora não focar apenas no romance dos personagens, e sim em dramas familiares. Pois os dois tem problemas na família muito diferentes, e no decorrer da trama eles são resolvidos de uma forma sutil e linda. Mesmo assim o ponto alto do livro é o romance, os personagens se completam e a autora deixa isso muito claro. Eles precisam ficar juntos e a dor de estarem a oceanos de distância é enorme, fazendo com que cada cartão portal novo que chega, seja motivo de felicidade e de aquecer o coração.

Esse é o legítimo livro amorzinho, ele não trás grandes lições e muito menos um aprendizado. Apenas mostra o amor adolescente e suas faces. Um livro perfeito para curar uma ressaca literária e ler em pouco tempo. Eu mesma li ele em apenas um dia e nem percebi quando o livro acabou. Fiquei apenas desejando saber como seria o final de Lucy e Owen, e devo admitir que supriu minhas expectativas. Gostei muito do modo como a autora levou a história e o final que lhe deu. Acredito que esse é um livro perfeito para todos que procuram uma leitura leve e sutil, ótima para passar o tempo e se encantar com um lindo romance.

26 comentários

  1. Oi, Kétrin!
    Estou lendo esse livro no momento, por indicação de uma amiga.
    Li apenas três capítulos, ainda estou no comecinho, eles acabaram de sair do elevador. E o peguei justamente para intercalar com uma leitura mais forte, que me causou ressaca.
    Bem, adorei a forma como falou da obra e já senti simpatia por Owen. ♥
    Espero continuar gostando! Sua resenha está linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Kétrin
    Eu também já li esse livro e adorei a história. Eu já conhecia a escrita da autora e mais uma vez consegui me envolver com seus personagens pois são muito bem construídos. Também gosto pprque já os dramas familiares, fora o romance em si. Tudo é sutil e ao mesmo tempo marcante. Adorei sua resenha!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Já vi opiniões diversas sobre esse livro, mas o fato de você ter dito que a obra é narrada pelo ponto de vista dos dois, me animou mais. Também gosto de uma pequena dose de drama. Então, leria mais para frente, com certeza.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. A história parece ser bem interessante. Não é o meu gênero favorito, mas ando lendo de tudo :)
    Adorei sua resenha e principalmente a sua foto, sou louca por foto de livros rs
    Beijos.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li esse livro mas tenho muita vontade. Acho a capa muito bonita a a história me desperta um grande interesse para a leitura. Gostei de saber que a autora não foca apenas no romance dos personagens e aborda outros temas também.

    ResponderExcluir
  6. Estou com muita vontade de ler este livro e adorei a sua conclusão: livro amorzinho!!!
    Tenho certeza que vou curtir porque já li um outro livro da autora, e adorei!!!
    Curti isso da autora não focar apenas no romance dos personagens, o que deixa a leitura mais dinâmica.
    Amei sua opinião
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ketrin, tudo bem? Mesmo você dizendo que a autora não focou só no romance e sim.nos dramas familiares eu não me senti muito atraída pelo enredo.
    Bjd

    ResponderExcluir
  8. Olá Kétrin,
    Adoro a escrita da autora e acho que vou curtir muito essa leitura.
    Um dos pontos mais legais é esse que você disse de a autora não ter focado apenas no romance, mas, também, no drama familiar dos personagens. Outro ponto que me conquistou é saber desse ar triste em Owen e saber que a Lucy era uma menina excluída, pois sempre me senti assim, sabe?
    Gostei muito da sua resenha e posso dizer que ela só aumentou minha ansiedade para ler em 1000% haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi kétrin, assim como você também li o livro em um único dia e achei a escrita bem leve. Também gostei muito de a autora ter focado nos dramas familiares além do romance e o owen também conquistou meu coração com todo seu lado meigo. Que bom ver que você gostou dessa história cativante.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas enquanto eu lia a sua resenha lembrei bastante do meu namoro com minha ex-namorada. Parece que os temas abordados são os mesmos, são muito semelhantes. O livro parece clichê, mas gostei conhecer, eu nunca tinha ouvido falar dele, mas o trama parece ser ótimo e a capa é maravilhosa.

    desencaixados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo resenha bem interessantes do livro, e uma amiga já me indicou. Assim, acho que não tem jeito, vou ter que ler para matar minha curiosidade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Ai que legal a autora não focar apenas no romance, essas questões familiares também são bem interessantes!
    Estou louca para ler este livro! Essa inocência que ele passa só me faz querer mais ainda lê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Realmente imagino que esse livro seja aquela história para passar o tempo.
    E achei muito bonitinho essa relação deles e o complemento dos dois juntos, um precisando do outro.
    Tenho certeza que ia gostar da Lucy, pois sou muito parecida com ela. Não gosto muito de contato com as pessoas, rsrs - e prefiro muito mais ficar com meus livros/filmes e séries, do que sair de casa.
    Adorei a sua resenha e já coloquei na minha lista para comprar.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li o livro mas tenho muita curiosidade. Achei sua resenha muito bem feita e você sobe se expressar bem. Acho que quando eu ler, devo ter as mesmas impressões que você pois parece mesmo ser um livro envolvente e ser daqueles que a gente não tira da cabeça até terminar a leitura.

    P.S.: E essa capa é a mais linda que eu já li.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  15. Olá. só vejo ótimas resenhas sobre esse livro, e a sua foi uma das melhores, eu já tinha vontade de ler o livro por ser de uma autora que eu adoro e sou totalmente apaixonada pelo livro " A probabilidade estatística do amor a primeira vista" e tenho certeza que irei adorar esse também.

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, amei a dica desse livro. Pode não trazer grandes lições e tal mais a verdade é que deve trazer uma história ótima para nos relaxar. Fiquei feliz que o romance é super importante e o que é melhor, que autora também trata dos dramas familiares de ambos os personagens. Achei essa ideia da autora uma graça. Enfim, espero um dia ter a oportunidade de ler. Dica mais que anotada. :)

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Confesso que minhas expectativas estavam altas com essa história, acabei me decepcionando um pouco pois espera um pouco mais da história. Achei o romance não muito bem desenvolvido, pois eles se apaixonaram tão rápido. Outro ponto que me desagradou é que normalmente a distância separa mais do que aproxima. E ao criar essa controvérsia, achei que a autora fugiu um pouco da realidade. Ainda assim apreciei a leitura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  18. Oi Kétrin, eu também achei o livro amorzinho. Foi uma leitura bem gostosa e divertida de fazer. A autora ter mesclado esse elemento de romance juvenil com o drama da família foi muito bacana, gostei de ver. É aquele tipo de livro que a gente recomenda pra todo mundo, porque é muito fofo. Haha.


    bjs =)

    ResponderExcluir
  19. Oiee Kétrin ^^
    Eu também achei interessante o fato de a autora não ficar só no romance, mas abrir espaço para as vidas pessoais dos personagens... Mas eles não me encantaram. Senti que faltou algo a mais em cada um, me pareceram um pouco superficiais, então eu não estava 100% animada para finalizar a história. Mas é um romance bonito mesmo :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu amei essa dica, me parece ser muito bom, principalmente quando tem cartas ou cartões postais ou qualquer coisa do tipo, eu amoooooo.
    Nada melhor do que depois de uma ressaca ler um livro "amorzinho" ahaha adoro, realmente ajuda a curar.
    Achei a história super fofa, a distância a persistência no amor e os problemas familiares que acabam não deixando que seja só um romance.
    ótima resenha.
    bjs.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Gostei muito da resenha. Amo romances e gostei bastante da premissa desse, principalmente por não focar só no romance, mas sim em um todo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler!
    E quero dizer, adorei sua resenha e saber que, mesmo não tendo grandes ensinamentos, é um ótimo livro.
    E é bom saber que tem um final agradável e que você leu bem rápido, me deixou muito curiosa pra ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  23. Que livro amorzinho, estou de ressaca e preciso de um livro fluido e leve para me tirar dela, acho que encontrei a solução, essa autora é bem prestigiada pelo seu último livro, que infelizmente não li, gostei da premissa do livro e fica bem claro que é uma história superficial, mas gostosa de ler, gostei da autora mostrar também os conflitos familiares, enriquecendo a trama

    ResponderExcluir
  24. Hi baby, tudo bem? nossa, muita gente está falando desse livro, todos estão falando super bem, ainda não tive a oportunidade de ler mas sua resenha só reforçou a minha vontade de fazer isso o mais rápido possível hehe parabéns

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oi, Kétrin

    A cada resenha que leio desse livro a minha vontade de ler só aumenta, pois, como vivo um relacionamento à distância, acho que eu iria me identificar muito com a história!
    Bom saber que os dilemas familiares também têm vez na história. E uma outra coisa que achei fofa foi o fato deles trocarem cartões postais em uma época de tanta tecnologia!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá Kétrin,
    vi esse livro pela primeira vez no Mochilão da Record e já achava a capa extremamente linda. Com as resenhas pipocando a vontade só aumentou, porém sua resenha despertou totalmente minha curiosidade. Adorei saber que não tem foco só em romance e também com os dramas familiares. Já está na minha lista de desejados <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir