O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, de David Levithan e Rachel Cohn

20 junho 2016

O Caderninho de Desafios de Dash e Lily

Autores: David Levithan e Rachel Coh
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 255
Gênero: Romance, Juvenil


Sinopse: O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.



Dash é filho de pais separados que não se suportam, tanto que nas festividades de Natal e Ano Novo ele mentiu para o pai que iria passar o feriado com a mãe, e vice-versa. Cada um viajou com seus respectivos companheiros, e Dash ficou sozinho em casa, em Nova York.

Lily mora com seus pais e ama as festividades de Natal, para ela a melhor coisa é se vestir conforma a época e abrir os presentes todos juntos, ela é muito apegada a família e por isso ficou muito chateada quando os pais resolveram passar o feriado sozinhos em uma ilha tropical como uma segunda lua de mel, para comemorar suas bodas.

Langston, irmão de Lily, resolveu ajudá-la a encontrar um futuro namorado. Pegando um dos inúmeros Moleskines vermelhos, ele criou um desafio para o pretendente que irá encontrá-lo em uma conceituada livraria de Nova York, no meio dos livros preferidos de Lily, e se o garoto conseguir cumprir os desafios, é com certeza o par ideal de Lily. Meio receosa com a ideia de princípio, Lily aceita criar o desafio e ver no que vai dar.

Dash nunca foi um garoto de muitos amigos, ele aprecia sua própria companhia, mas adora visitar a livraria. E nessa livraria ele se depara com um caderninho Moleskine e um desafio, ele resolve aceitar a proposta e se divertir um pouco no Natal, e quem sabe encontrar alguém que tenha os mesmos propósitos que ele.

"Estou tendo dificuldades para entender no que devo acreditar, e mesmo se devo acreditar."


O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é uma obra totalmente apaixonante. David Levithan narra o Dash e Rachel Cohn narra a Lily, escrita deles tem uma sintonia incrível, eu já havia lido outros livros do David e amo o modo como ele narra os acontecimentos. Mas ainda não conhecia a escrita da Rachel, e devo admitir que tive uma grata surpresa.


Além da escrita dos autores ter sintonia, os personagens também tem mesmo com suas diferenças. Dash é um adolescente que aprecia as palavras e a literatura, ele é um tanto culto e hostil, mais solitário devido a separação de seus pais. Já Lily, é um garota adorável que tem a família muito unida, ela gosta de literatura, mas não tanto quando Dash. Ele odeia as festividades de Natal, e ela ama. Apesar de serem opostos nesses quesitos, os dois estão em busca de algo que complete o vazio que sentem dentro de si. Talvez por todos esses motivos, eles descobrem uma química que não conheciam até então.

Esse é um livro totalmente leve e apaixonante, é difícil não se apegar pelos personagens e desejar profundamente que dê tudo certo no final. Todo os desafios que eles criam durante a história me deixou mais ansiosa ainda para saber como acabaria, e posso garantir que terminei o livro com um sorriso no rosto e um sentimento de gratidão.

O livro é perfeito para quem está em busca de uma leitura contagiante. Um romance adolescente que nos faz lembrar o primeiro amor e toda a sua inocência, sem malícias ou segundas intenções. Apenas amor, desabafos e descobrimentos. Com certeza não há dúvidas de que essa obra irá encantar muitas pessoas.

29 comentários

  1. Olá, sua resenha está linda. Parabéns! Desde que vi a capa do livro eu quero ler ele, mas ainda não tive oportunidade. Enredos e narrativas leves me atraem muito, e sei que com ele não vou me decepcionar.
    Abraços!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá Kétrin!
    Já havia lido outra resenha desse livro, e agora com a sua só serviu para eu ficar ainda mais ansiosa para ler! Adorei sua resenha e o enredo da história... é tão bom quando nos sentimos assim... gratas por um livro... ;) bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kétrin,

    Eu também li esse livro recentemente e adorei a história, pois é mesmo muito leve e apaixonante. A sintonia dos personagens se destaca bastante heim?! Adorei o clima natalino <3 Que bom que você curtiu a leitura e se surpreendeu com a escrita de Rachel!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Quero muito fazer essa leitura, adoro o David Levithan; nunca li nada dele em parceria com nenhum outro autor, mas tenho muita curiosidade em fazê-lo. Adorei a resenha, beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu curto o David desde que ele escreveu com o John Green e estou enrolando p ler outras obras dele (shame on me);
    Mas me conta, o que é um moleskine?! Juro que não entendi o.O só que é um caderno, mas um caderno com nome proprio deve ser algo diferente né?
    Como vc disse q ele é contagiante vou colocar uma tag nele na minha estante de 'leitura para curar ressaca'. Estou certa?

    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kétrin, tudo bem?
    Antes de mais nada, que capa linda, me encanto com capas desse estilo *-*
    Não conhecia a obra, mas com certeza já me ganhou só pela sinopse, sua resenha apenas me deixou mais curiosa ainda para saber como terminará, mesmo já tendo uma ideia do que deve acontecer, com certeza está na minha lista, dica anotada! Adorei sua resenha.

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que resenha mais fofinha! Eu quero muito ler esse livro e ver a sua opinião sobre ele me deixou mais animada. Saber que no final do livro você teve essa impressão foi muito bom. Eu imagino que quando eu ler eu também vou gostar muito da obra e que vou ficar curiosa para saber onde os desafios vão dar.

    ResponderExcluir
  8. Ketrin, a sua opinião sobre o livro é bem parecida com a minha!!! Achei um livro apaixonante e original. Como você, também não conhecia a escrita da Rachel e estou curiosa para ler outras coisas. Amei suas considerações sobre o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Kétrin,
    Apenas ao ler resenhas desse livro, já sei o quão extraordinário ele é. Acho que os personagens são diferentes e, por conta disso, eles tem muito o que aprender juntos.
    Um ponto legal que achei foi o fato de você ter ressaltado a sintonia na escrita dos autores.
    Obviamente, anotei a dica e espero gostar da leitura tanto quanto você.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Amei sua resenha, descreveu perfeitamente a sua opinião sobre o livro sem se alongar demais ou dar spoilers.
    Eu adoro o David Levithan e estou louca para ler esse livro queparece ser encantador e bem gostoso de ler, sem falar nessa capa super fofa. Sua resenha só me confirma que é uma leitura que vale a pena ser feita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Muito legal sua resenha! Estou com esse livro para ler essa semana, quero começar logo, parece ser muito bom. Gostei de você ter evidenciado a diferença entre os personagens, a história parece ser muito fofa e sem falar na capa, que é simplesmente apaixonante!
    Beijos.
    htpp://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Kétrin, tudo bem?
    Já faz um tempinho que estou dizendo que preciso ler algum livro do David Levithan e toda vez que eu leio uma resenha positiva a respeito de algum livro eu me pergunto o por quê de ainda não ter lido. O Caderninho de Desafios de Dash e Lily parece ser bem legal, gosto da presença dos elementos que você mencionou como a inocência do primeiro amor. Não tenho dúvidas que é um livro leve e apaixonante. Pretendo ler em breve esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente: Amei a capa, que coisa mais linda!!! Já ouvi falar muito bem de um dos autores, o David, mas não conhecia nada de Rachel. O livro conseguiu me chamar a atenção a partir da sua resenha, um livro leve que parece realmente ser encantador de maneira sútil. A história me pareceu bem diferente do que vemos normalmente. Fiquei super interessada e vou adicionar na minha lista :)

    ResponderExcluir
  14. Amiga finalizei esse livro agora de manhã e sinceramente tenho que confessar que minha opinião vai ser ao contrária da sua, porque além de ter uma arte na diagramação bem fofinha eu esperava uma história igualmente, mas eu não senti emoção alguma com os personagens e achei que foi meio superficial. Achei bonitinho a troca do caderninho e tudo mais, mas no geral não me conquistou em nada e nem me acrescentou em nada no final. Acho que é um tipo de livro que pelo menos pra mim é um passa tempo e sem algo para acrescentar. Bom, tem gente que gostou, mas eu não curti não. Tanto que dei 3 estrelas. Achei ele bom até para quem tá de ressaca literária.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/06/resenha-guardia-do-tempo.html

    ResponderExcluir
  15. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu estou doida para ler esse livro, amo a escrita do David Levithan e dos dois livros que li dele, amei intensamente ambos e creio que não será diferente com essa obra. De todos os gêneros de romance que existem na literatura, o romance juvenil é o que mais me encanta pelo simples fato de não existir tanta malícia, em como os personagens são inocentes e se envolvem muito mais. Achei a premissa muito criativa e não vejo a hora de ter o livro em mãos e me divertir com as aventuras e o relacionamento do casal desenvolvido com o caderninho de desafios.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu acho a história desse livro tão fofa, tão tão fofinha! É diferente, e apesar de ser um enredo bem juvenil, é leve e despretensiosa! Até a capa é fofa (se bem que acho que o tom de rosa poderia ter sido mais suave)! Concordo com você que apesar de autores bem diferentes e personagens quase que opostos, há uma complementação lindinha e que funciona. Ótima leitura! Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  17. Oi Kétrin,

    Esse livro me parece ser muito fofo mesmo. To bem curiosa acerca do Dash, porque meio que me identifiquei com ele Hahah eu quero muito ler uma coisa do autor, então saber que mesmo com outro autor, o David mandou bem, fico bem ansiosa pra ler. E essa capa é muito fofa,meu deus! parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Oiii Kétrin!!
    confesso que ainda não li, embora tenha vontade já que eu acho a proposta do livro muito inovadora e interessante, embora os dois personagens tenham suas diferenças, e confesso que também não sou muito chegada no natal kkk acho que vai ser sim uma leitura gostosa e espero gostar do livro tanto quanto você gostou...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oie Kétrin!!!
    Fiquei apaixonada por essa capa desde que a vida pela primeira vez, confesso que nem sabia ainda sobre o que o livro se tratava. Mas sabia com certeza, que ele deveria ser bom. Afinal tem o David como um dos autores kkk.
    Estou com alguns projetos em mente, e estava justamente precisando de bons YAs para ler, acredito que O Caderninho de Desafios de Dash e Lily será uma ótima pedida ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Ketrin, esse livro é uma graça neh? Tanto pela sua história, quanto a capa. É uma graça que me conquistou desde a primeira vez que o vi e estou doida para ler!!!!!
    E sua resenha me deixou ainda mais animada para ler logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!! :)

    Estou mesmo a precisar de um livro assim! :) ahah Eu gosto do genero e nunca li nada da autora! :)

    Que bom uqe achaste assim tao bom e que torceste sempre pelos personagens!! :)

    A tua resenha deixou-me super interessado, ate porque nunca tinha ouvido falar dele antes! :) Pode ser que tambem fique assim encantado!! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Kétrin,

    Eu já conheço a escrita do David de outros carnavais e sou apaixonada, já a da autora não conheço, mas assisti ao Filme, uma noite de amor e música e amei incondicionalmente, então acredito que iria gostar do livro também e desse que foi escrito pela mesma música também!
    Espero ainda ter a oportunidade de ler os dois, porque amei a tua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie!
    Eu tive a oportunidade de ler esse livro, e realmente a história é bem envolvente e apaixonante, daquelas que não consegue mais parar. E essa dupla de autores consegue criar uma história com quimica, que conquista desde a primeira página. Foi uma leitura super envolvente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  24. Oii!
    Eu ainda não conheço a escrita do David, mas todos com quem eu converso sempre dizem o quão incrível ela é e que vale muito a pena mesmo. Eu conheci esse livro por causa do Mochilão da Record e admito que fiquei muito curiosa pra ler!
    Adoro livros de romances adolescentes que não são nada de super diferente, mas que acabam te deixando encantada no final. Além disso, essa capa ficou maravilhosa!
    Sua resenha ficou muito fofa e me deixou com mais vontade ainda de comprar o livro e começar a ler hoje já!
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  25. Esse livro é um amorzinho mesmo <3 Não li ainda, mas já vi outras resenhas e a sinopse e capa são apaixonantes. Não tinha me ligado que são dois autores que dividem a narrativa. Adorei isso e fiquei super curiosa pra ler e ver como aconteceu essa interação entre eles. Ótimo post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Além da capa linda, sinto um romance delicado e sutil né? Acho a proposta bem fofa, apesar de eu não curtir tanto, gostar de um dramalhão (rs) maior, é um livro que eu leria sem muita expectativa, e acho que gostaria dele pela sua resenha!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  27. Essa obra parece ser mesmo apaixonante! Amo quando encontro um livro escrito por dois autores que consegue fluir bem, com real sintonia, não é sempre que isso acontece. Adoro esses livros leves em que a gente se apega de verdade aos personagens e não consegue parar de torcer por eles. Leituras que nos fazem lembrar o primeiro amor são tão fofas! Quero ler!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Que resenha gostosa, hein?! E a leitura me parece mais gostosa ainda, adoro romances assim cativantes e fluidos que nos fazem mergulhar em uma áurea de amor, ainda mais o primeiro amor. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Eu também amei esse livrinho!
    Achei os protagonistas muito fofos, e adorei essa caçada por NY com um caderninho, a Lilly metia o Dash em cada furada, eu me acabava de rir hahahah
    Adorei também entender o que eles passaram e no fim pensar bem a respeito sobre o que Lilly passava de não fazer amigos

    ResponderExcluir