Outro Conto Sombrio dos Gimm, de Adam Gidwitz

30 maio 2016

Outro Conto Sombrio dos Grimm

Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 351
Gênero: Aventura, Contos, Infantojuvenil

Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.



 Em Outro Conto Sombrio dos Grimm, o autor irá reunir alguns contos populares e criar sua própria versão ao estilo irmãos Grimm. É uma história nada fofinha, e sim com muito sangue e morte. Tudo isso envolvendo três personagens principais.

Jill é uma princesa que sempre quis ser linda igual sua mãe, e ela viu uma oportunidade quando apareceu um mercador de sedas no castelo e lhe ofereceu um vestido feito com a seda mais linda e refinada do mundo. Mas era uma seda que nem todos podiam enxergar, apenas os olhos mais refinados podiam ver. Jill não viu, mas quis o vestido mesmo assim quando todos começaram a dizer que a seda era linda. Na procissão, Jill estava com seu vestido novo, mas ela começou a ouvir muitas risadas e murmúrios, até que percebeu que estava nua e fugiu da humilhação. Ela correu na direção da floresta e encontrou um Sapo de três pernas que pediu pra ir embora com ela, pois ele já sofreu demais e não queria mais ficar no poço.

Então, Jill e o Sapo foram em direção a aldeia e encontraram João, primo de Jill. O pai do João é irmão da Rainha e resolveu largar sua vida no luxo e viver humildemente como um camponês. Ele ofereceu a tarefa de vender a vaca na cidade para João, e o mesmo foi com a vaca e voltou com um feijão. O pai ficou com tanta raiva dele, e João ficou muito triste, até que apareceu Jill e o Sapo, e logo em seguida uma velha senhora que fez uma proposta para eles. Eles deveriam ir em busca do espelho mágico e em troca, a velha realizaria seus maiores desejos. E é aí que os três amigos partem em uma aventura louca.


Outro Conto Sombrio dos Grimm é um livro infantojuvenil, com uma pegada mais sangrenta. Desde o início o autor já informa que esse não é aqueles contos de fadas em que todos estão acostumados, aqui tem muito sangue, mortes, e muitas vezes o leitor se sentirá enjoado. E é exatamente isso que ele trás, mas tudo com um toque de humor. Acredito que a melhor parte é os comentários dele, em que ele está contando a história e para do nada para explicar alguma coisa, como se estivesse falando diretamente com o leitor.

Em cada capítulo, o autor mostra um conto de fadas diferente, ele reúne todos e cria o seu próprio de um modo bem criativo. O que o leitor não espera nesse livro, é tirar uma mensagem para refletir. O autor nos surpreende quando no final mostra que apesar de toda essa aventura louca e sangrenta, ele colocou uma mensagem bonita e simples, para todos refletirem. O mais bacana é que ele tem a escrita muito fluída e é possível ler o livro rapidamente.

Acredito que esse é um livro que irá agradar uma grande parte do público, por ser um infantojuvenil irá agradar esse público, mas nada impede que as pessoas que gostam de um livro mais intenso, gostem também. Eu gostei pois adoro um bom conto de fadas, e com esse toque sangrento ficou ainda melhor.

30 comentários

  1. Eu adoro livros infantojuvenis e confesso ter me arrependido de não ter esse. Parece ser uma leitura bem agradável e é por isso mesmo que pretendo adquirir o quanto antes possível. Sua resenha me deixou ainda mais motivada.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. hum... contos pra serem recontados? quero muito, quero mesmo! Embora seja infantojuvenil, também acho que irá agradar a vários públicos, a capa está bonita e o título bem chamativo. Não conhecia o livro, mas a galera sempre capricha na seleção de seu conteúdo. !!! Obrigada por compartilhar conosco! abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu adoro versões de contos de fadas, então esse é sem dúvidas um livro que quero ler. Essa pegada mais sangrenta, mas ainda assim passando uma mensagem legal ao final, é bem interessante.
    Adorei sua resenha, não conhecia o livro e agora já está anotadinho aqui =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ola´!
    Já vi muitos comentários bons sobre o livro e inclusive já está na minha lista. Sua resenha só aumentou minha curiosidade em ler, ainda mais que adoro as histórias do irmãos Grimm!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro e concordo que a melhor parte são as interrupções do autor/narrador. Ri muito durante a leitura.
    E as ilustrações do início de cada capítulo, a diagramação, tudo lindo!

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  6. Só conheço os contos mais populares do Grim e fiquei curiosa para ler este livro em função da minha ignorância do tema. O que mais me envolveu na sua resenha foi ressaltar que mesmo sendo infanto juvenil, irá agradar o publico adulto.
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu li Um Conto Sombrio dos Grimm e adorei! Gostei muito de como o autor foi desenvolvendo cada conto e como as histórias dos contos vão se unindo e se transformando em uma única história.
    Ainda não tive a oportunidade de ler Outro Conto Sombrio dos Grimm, mas é uma leitura que quero muito fazer, pois acredito que seja tão bom quanto o primeiro livro.

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Apesar de livros infantojuvenis não serem minha praia, eu to louca por esse livro por causa dos Grimm. Sempre gostei das versões mais macabras e sangrentas, então essa obra me fará muito feliz, tenho certeza Haha. adorei a resenha.

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oiee Kétrin ^^
    Eu até gosto de contos de fadas, mas não é o meu tipo favorito de livro, então esse nunca me chamou muito a atenção, mesmo que eu tenha visto várias resenhas positivas dele. Mas tenho um pouquinho de curiosidade de conhecer, parece ser diferente.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ketrin, eu já tinha visto uma outra resenha sobre esse livro mas achei a sua mais bem detalhada. Eu curti a ideia de uma releitura de contos de fadas com uma pegada mais sangrenta. Hahaha. E achei a edição desse livro muito linda e já o quero para mim.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá Kétrin,
    Já li outras resenhas desse livro e fiquei bem interessada nele. Confesso que essa questão de um conto de fadas sangrento me agrada - e muito.
    O personagem que mais me deixou curiosa foi essa velha que fala dos desejos. Enfim, anotei a dica e espero, de verdade, curtir a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu amo releituras de conto de fadas, há autores que acertam tanto ao usar isso em seus livros que ás vezes, ficam melhores que os contos originais. É incrível perceber quantos caminhos diferentes essas histórias podem tomar!
    Amo histórias de suspense/terror, então adorei saber que a história é um pouco pesada e sangrenta, e não é nada fofo do jeito que as pessoas imaginam. Depois da sua resenha, com certeza o livro entrou para a lista de desejados, tenho a impressão de que vou gostar das mensagens que a história passam.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi kétrin. Esse livro parece ser muito interessante, com certeza um daqueles que se pode aproveitar muito a leitura, gosto muito desse tipo de livros que o tempo passa como se tivesse começado a poucos minutos e quando vê já está no fim e também adoro contos mas com esse toque de aventura sangrenta e coisas do tipo com certeza da uma vontade bem maior para ler, me interessei muito por esse livro. Aposto que vou gostar da mensagem que o livro passa no geral. Abraços!
    http://atirestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Quando você escreve que é uma história sangrenta já me desanima, mas ao ler a sua resenha vejo que o livro não é só isso. A história parece ser intensa, mas fiquei empolgado por ele querer passar uma mensagem para o leitor. Isso deixa a leitura mais coesa e nos mostra que ela não é vazia.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oie, esse livro super me interessa, principalmente por essa pegada mais sangrenta, e outra coisa que me chamou atenção foi os comentários com humor do narrador. E que bom que podemos tirar uma lição no final, isso deixa o livro ainda melhor, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu estava super curiosa com esse livro, pois adoro releituras de contos de fadas.
    Achei bem interessante esse recurso de narração do autor, pois aproxima ele mais do leitor, e quando ele passa essas mensagens bonitas acho que fica mais fácil de entender e de refletir.
    Por conter muito sangue e ser histórias mais sombrias já fico querendo ler desesperadamente, espero que consiga fazer isso logo :P

    ResponderExcluir
  17. Oi linda,

    Uma reeleitura bem original haha, mas se analisamos nenhum dos contos dos Grimm são com "finais felizes" porque suas origens são de terror e muito sangue e então por isso seja mais interessante ler uma versão mais "aterrorizante" do que a moderna.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Só de saber que é uma história com muito sangue e morte já posso afirmar que não é leitura para mim, por isso nem pensei em tentar ler esse livro. Não tem nada que eu curta menos em uma leitura que o fato de me sentir enjoada. Apesar de ter achado legal o toque de humor e o fato do autor às vezes parar para falar diretamente com o leitor, além da mensagem que passa, não leria.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Já conhecia o livro e quero muito lê-lo! Achei bem interessante o autor reunir os três personagens em um livro só e dar uma versão mais intensa para história. Também gosto bastante desse gênero, por isso acho que vou amar o livro. Adorei sua resenha!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas como gosto de releituras de contos de fadas já fiquei curiosa! A história parece bem diferente dos outros que li do mesmo estilo e apesar de não gostar tanto de histórias sangrentas vou querer ler essa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Eu adoro a capa desse livro, acho ela linda.
    Eu gosto bastante de livros infatojuvenis, gosto muito da forma como eles são desenvolvidos. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas quero muito fazer isso, ainda esse ano. Sua resenha me animou ainda mais, por isso agradeço muito mesmo. Obrigada pela dica.

    Parabéns pela matéria.
    Grande abraço
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Eu tenho os dois primeiros livros que compõem a série e estou bem ansiosa pela leitura pois mesmo tendo enfoque infanto-juvenil tenho lido muitos comentários positivos sobre como o autor reinventa de forma dark os contos de fadas, que eu tanto adoro. Espero gostar da leitura.
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oiii!!!

    Eu não conhecia esse livro ainda, mas já adorei! Adoro conto de fadas,e releituras também entaaaao com certeza, eu vou adorar ler essa obra!
    Adorei a resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Eu sou fascinada pela história dos irmãos Grimm e esse livro já entrou na minha lista de desejados, sim ou claro? Hahah.
    Muito boa resenha! :D

    Beijos.
    www.minineko.org

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu sou a doida dos romances fofinhos, mas adoro de paixão esse livro e o anterior. Assim como você acho os comentários do autor uma das melhores partes, porque torna tudo mais divertido e realmente o leitor não espera uma mensagem para refletir, né? Assim foi comigo, mas ao final me deparei com uma bela e simples mensagem que me fez refletir por um tempo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu sou a doida dos romances fofinhos, mas adoro de paixão esse livro e o anterior. Assim como você acho os comentários do autor uma das melhores partes, porque torna tudo mais divertido e realmente o leitor não espera uma mensagem para refletir, né? Assim foi comigo, mas ao final me deparei com uma bela e simples mensagem que me fez refletir por um tempo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. Oie!!!
    Já pela sinopse o livro me chamou a atenção! Mas sua resenha falando que este é um livro com a "pegada" dos irmãos Grim bem "sangrento" me fez ter vontade de ler já!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  28. Essa sua resenha me fez querer muito ler esse livro, pq eu sempre curti essas histórias que eram tidas como "originais" e nessa releituras sinto uma chance disso. HAHAHA. Encantadas foi uma decepção do primeiro ao último livro, espero mais dessas mais de 300 páginas. Parabéns pela postagem e pela parceria com a galera record que é diva.

    ResponderExcluir
  29. Já quero esse livro, sou fã dos Grimm, comprei até uma coletânea da Cosac! Também sou fã de contos de fadas, tenho uma pequena coleção de todos os tipos! Adorei sua resenha, esse vai entrar para a coleção! Adorei a edição!

    ResponderExcluir
  30. OI Ketrin *---*

    Adoro contos de fadas e essa série me chama muito atenção por essa pegada mais sombria e cheia de mortes durante a estória. Acho que vou gostar bastante e só pela capa já compraria, ela é muito linda.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir