A Guardiã de Histórias #1 (The Archived), de Victoria Schwab

27 maio 2016

A Guardiã de Histórias

Primeiro livro da Trilogia: The Archived 
Autora: Victoria Schwab
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 315
Gênero: Mistério, Aventura

Sinopse:  Imagine um lugar onde, como livros, os mortos repousam em prateleiras. Cada corpo tem uma história para contar, uma vida disposta em imagens que apenas os Bibliotecários podem ler. Aqui, os mortos são chamados de Histórias, e o vasto domínio em que eles descansam é o Arquivo. Mackenzie Bishop é uma implacável Guardiã, cuja tarefa é impedir Histórias geralmente violentas de acordar e fugir do Arquivo. Naqueles domínios, os mortos jamais devem ser perturbados, mas alguém parece estar, deliberadamente, alterando Histórias e apagando seus trechos essenciais. A menos que Mac consiga juntar as peças restantes, o próprio Arquivo sofrerá as consequências.
Aqui o mundo é dividido em três partes: O Exterior é o lugar onde vivemos, o mundo real e a civilização. Os Estreitos é um lugar que lembra um labirinto cheio de portas, onde é transitório entre os dois lugares. O Arquivo é o lugar onde é guardado as Histórias, como se fosse um livro de registro onde está guardada toda nossa vida e nossas lembranças.

Mackenzie Bishop é um garota de dezesseis anos que se tornou uma Guardiã graças ao seu avô que lhe passou o título. Então, ela é responsável por não permitir que as Histórias fujam para o mundo exterior. Os Bibliotecários trabalham no Arquivo e cuidam para que as Histórias não acordem, pois se isso acontecer, elas fogem para os Estreitos e lá Mackenzie é chamada para levá-los de volta para o Arquivo, porém, normalmente as Histórias são violentas.

A família de Mackenzie se mudou para um antigo predio após a morte de Ben, o irmão caçula, isso deixou todos desolados e os pais da garota resolveram começar uma vida nova em um lugar novo -ou nem tão novo assim-, o Coronado é um antigo prédio que era um hotel e foi convertido para um edifício residencial. Por ser antigo, o prédio abriga muitas Histórias que começaram a se acordar misteriosamente. Curiosa, Mackenzie resolve investigar o passado do prédio e dos moradores, e suas descobertas a levam para grandes encrencas e mais investigação.


A Guardiã de Histórias é o primeiro livro de uma trilogia, e já posso afirmar que estou muito curiosa para conhecer a continuação. Esse livro me prendeu de um jeito inexplicável, nele tem muita aventura, mistério, um quê de romance e terror. A escrita da autora é contagiante do começo ao fim, gostei muito do modo que ela abordou para a narrativa, sendo em primeira pessoa e em algumas partes em negrito onde Mackenzie conta como foi descobrir que seria uma Guardiã e contém as conversas com seu avô e lembranças.

Os personagens são muito bem construídos. Mackenzie é uma menina muito forte apesar da sua idade, em muitas partes ela se mostra bem abalada pela perda do seu irmão e isso a faz desmoronar e pensar que não consegue seguir em frente, mas ela consegue arrumar forças e continua, até porque o seu trabalho como Guardiã é sensacional. Wesley é um amigo que aparece no Coronado, ele também é um Guardião e se mostra como um irmão para Mackenzie, desde o começo gostei muito do seu jeito meio gótico e sensível, ele é companheiro e divertido, mostra que jamais deixará Mackenzie na mão.

Esse é um livro muito fácil de deixar o leitor cativado, com toda essa história original e mesmo assim encontramos um quê de clichê no meio, que me fez ficar mais apaixonada. O final do livro então, me deixou sem fôlego! A autora gosta de pregar peças, eu pensei que iria terminar de um jeito, e a autora foi lá e fez tudo diferente. Confesso que foi arrebatador. Não tem como não indicar essa obra e não se apaixonar por ela.


17 comentários

  1. Olá!
    Eu ainda não conhecia o livro, e que história, hein?! Achei super original e interessante!
    Sendo um enredo com personagens bem construídos e um final arrebatador, fico muito curiosa para conhecer essa obra.
    Ótima resenha, dica anotada!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kétrin, impossível não curtir essa leitura heim?! Eu tinha várias expectativas e acabei me surpreendendo bastante com a escrita da autora. Estou bem ansiosa pela sequência. O final do livro também me deixou sem fôlego e também achei os personagens bem construídos.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu adoro a capa desse livro e desde que li a sinopse dele eu tive certeza que queria ler. A sua resenha me despertou ainda mais interesse, gostei de saber que os personagens são bem construídos e que a Mackenzie é uma protagonista forte que apesar das adversidade se mantém firme. Acredito que seja uma leitura realmente interessante e instigante, adoro quando somos surpreendidos, imaginamos um final e outro totalmente diferente que nos deixa ansiosos pelo próximo volume. Espero realizar a leitura desse livro o mais breve possível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Essa capa é bem diferente né/ mas também deixa um ar de suspense no livro. Eu conhecia muito pouco sobre a história, só tinha visto a sinopse e a capa e até que fiquei curiosa para a leitura, não sei se gostaria muito mas acho que o livro vale a pena tentar. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Oie kétrin, que bom ver sua resenha tão positiva dessa obra. Desde que vi esse lançamento tenho vontade de lê-lo pois achei ótima toda essa trama de um arquivo onde as histórias são guardadas, e adorei saber que tem até um pouquinho de terror aí no meio. Espero poder conferir logo e gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que bom o livro te agradou e tem um enredo que prende. Esse tipo de gênero não faz parte do meu repertório atual de leitura. Gostei muito da sua resenha, mesmo que não leia, saberei indicar!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kétrin!
    Eu acho a premissa desse livro bem maluca (rsrs). Desde que ele foi lançado, fiquei curiosa, mas decidi que esperaria as resenhas para decidir se leria ou não. A sua é a primeira que leio. Que bom que vc gostou tanto e tomara que o restante da trilogia também seja assim.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    A primeira vez que li uma resenha sobre o livro e fiquei encantada pela história. É um enredo bem singular, fiquei curiosa pra saber como ela consegue acalmar as histórias. E pra conhecer o Wesley também. Só fiquei meio cabreira com o fato do livro ser uma trilogia, tava fugindo de livros assim. rs Mas vou dá uma chance, sem dúvidas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ketrin

    Estou com altas expectativas para a leitura desse livro. Tenho visto só resenhas positivas sobre o enredo e fiquei bem ansiosa pela leitura. É bem diferente das fantasias que temos visto por ai. Fico muito feliz que tenha gostado e só podemos esperar as continuações.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ketrin!

    Também fui cativada logo de cara por esse livro. Os personagens são bem construídos mesmo e a Mac é um amorzinho. Adorei a ambientação e esse livro foi com certeza um dos melhores que li e um dos mais originais. Fico feliz que tenha gostado também. Adorei sua resenha. ♥

    beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro, mas achei a historia impressionante rsrs.
    Fiquei com vontade de ler o livro e vou arrumar um tempinho haha.
    Sua resenha ficou ótima, obrigado pela dica ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu li esse livro tmabém, e como você disse a autora adora pregar uma peça e esconder as dicas nos mínimos detalhes do livro.
    Eu não imaginava que a história fosse tomar aquele rumo, mas gritei o livro inteiro pra ela não confiar naquele personagem, que era treta kkkkkk
    A única coisa que me irritou muito na protagonista foi a teimosia dela em quebrar as regras, acho que ela podia seguir melhor as regras que não teria causado tanta confusao kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu achei a premissa desse livro muito original, eu acredito que nunca vi nada igual rsrs. Gostei muito da sua resenha, deu para perceber que os personagens são maravilhosos e que você realmente gostou da leitura. Espero poder conferir a resenha dos próximos livros da série aqui.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas a temática dele é uma das que mais gosto é pela sua empolgação na resenha, não duvido que a história seja ótima. Agora quero saber como será a vida dela como guardiã.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu achei essa trama muito estranha kkkk Confusa! Assim né, lendo pela resenha! Fiquei mega curiosa pra entender bem!! E fiquei ainda mais pela sua opinião pois tinha lido outras não tão positivas!
    E com essa capa linda (mas que lembra de Incarceron não?)

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Acho a peneirada desse livro muito boa. Sério é macabro e genial ao mesmo tempo. Estou doido em conferir e depois de ler sua resenha e ver que ele é tão bom como eu imaginava minhas expectativas foram nas alturas. Sera uma das minhas próximas leituras.

    Everton
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kétrin
    Ganhei esse livro no evento Mochilão da Record e não sabia muitos detalges dele.
    Depois de ler sua resenha fiquei encantada. Confesso que quero muito conhecer as Histórias e saber como essa guardiã vai interagir com tudo isso. Bom saber que é uma leitura envolvente e que vale a pena.
    Já vou passar na frente de outras leituras.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir