Os Humanos, de Matt Haig

11 abril 2016

Os Humanos

Autor: Matt Haig
Editora: Jangada
Número de Páginas: 310
Gênero: Romance, Ficção Científica

Sinopse: Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.


 Um extraterrestre foi enviado para a Terra com a missão de destruir qualquer prova que o matemático Andrew Martin tenha sobre uma nova descoberta que pode mudar a humanidade. O próprio Andrew Martin foi abduzido pelos superiores do outro planeta e o extraterrestre usou o corpo do matemático para ir à Terra e impedir que a grande notícia seja divulgada, ele precisa destruir todas as provas existentes e inclusive, qualquer pessoa que saiba desse segredo.

Logo que ele chega à Terra, a única coisa que ele tem conhecimento é do nome da esposa e do filho. Sendo assim, ele não conhece os costumes humanos e começa a andar pelado pela cidade, até que é parado por policiais que o encaminham para um hospital psiquiátrico e lá, chamam sua esposa.

Com o passar dos dias, ele começa a questionar os hábitos dos humanos e suas atitudes, ele percebe que eles não são tão ruins quanto aparentavam e ele acaba entrando em conflito com seus superiores sobre terminar essa missão, ou não. E também, ele cria um conflito interno sobre seus próprios pensamentos e sua raça. Pensando se é possível ele trair seu povo e criar novas crenças.

"Basicamente, a regra-chave é: se quizer aparentar sanidade na Terra, é preciso estar no lugar certo, vestindo as roupas certas, dizendo as coisas certas e pisando apenas no tipo certo de grama."

Os Humanos é um livro maravilhoso que mostra todos os lados dos seres humanos, mostra seu lado bom e seu lado ruim, e tudo que uma pessoa é capaz de fazer para chegar no seu objetivo. É possível tirar vários questionamentos durante a leitura, até se é possível existir vida em outro planeta muito distante e tudo que o ser humano descobriu ou irá descobrir um dia. Tudo isso em uma narrativa super fluida e cativante, onde o autor conduz a trama de um modo único.


A narrativa é feita pelo extraterrestre no corpo do Andrew, e logo no começo é possível ver que ele é bem crítico em relação aos humanos. Ele começa a descrever para nós leitores e para os seus superiores, sua experiência na Terra e tudo que ele descobriu, tanto as maravilhas cotidianas, quanto as horas em que ele se pegou em crise.

Andrew (o extraterrestre) é um ser totalmente cativante, ele tem um humor crítico e ácido, sempre pronto para falar o que lhe vêm a mente sem se importar com o que os outros irão pensar, ele é muito inteligente e sarcástico, ao todo tem uma personalidade única e muito bem criada. Admito dizer que ele foi o personagem que mais me cativou na leitura, e é um destaque para outros livros em geral, acho que o autor criou um ser diferente e que irá cativar muitos leitores.

Os Humanos é um livro para quem está procurando uma leitura intensa e única, uma ficção científica super divertida e inteligente que irá fazer muitos leitores delirarem por mais livros desse tipo. É uma obra magnífica que merece ser lida por todos.


20 comentários

  1. Oi Kétrin, estou esperando o meu exemplar desse livro chegar e confesso que estou bem ansiosa para ler. Contando com a sua, acho que já li umas quatro resenhas,o que me motiva ainda mais porque é um gênero que chama muito a minha atenção. Ficção científica pode ser explorada de diversas maneiras, por isso estou cheia de expectativas.
    Beijos, Fer ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. Quando a Jangada começou a divulgar este livro, eu curti o enredo, apesar de não gostar de livros com alienígenas ou invasão alienígena, mas essa coisa de estarmos sendo vigiados e testados, me deixou interessada em conferir a história. Acho que vou curtir muito o Andrew e seu humor cínico. Espero poder ler em breve!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ola Letrin lindona confesso que livros com E.T nem sempre me ganham pois não é uma tema que me chame atenção, lendo a sinopse não me empolguei mas sua resenha me mostrou um lado em livros que amo, que são as reflexões sobre atitudes, causa e efeito, levando o leitor a refletir. Por conta disso já anotei a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Já vi vários blogs literários fazendo resenha desse livro, e cada vez fico mais curiosa para lê-lo. Parece ser um livro incrível!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Kétrin, tudo bem?
    Não sou das maiores fãs de ficção e o fato de o livro falar sobre extraterrestres não me anima muito, já que não é um assunto que me provoque interesse.
    Que bom que você gostou da leitura tenha sido intensa e divertida.
    Confesso que fiquei até um pouco interessada pelo livro, pelo que você falou em sua resenha.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Amiga eu não sei se pegaria esse livro para ler, apesar de ter achado a proposta da estória bem interessante, pois preciso começar a ler outros tipos de gêneros sabe? Estou muito romanceada pra te falar a verdade rs

    Mas olha, a Camila tá lendo o livro e disse que não tava curtindo muito não, mas agora não sei. Acho que em breve ela vai tá postando a resenha no blog. Espero que ela goste assim como você quando terminar, mas vamos ver né? Sua resenha como sempre SENSACIONAL. PARABÉNS!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
  7. Olá Kétrin,
    Esse livro me lembrou um pouco um filme que tenho o costume de assistir e que acho muito bom, mas que não lembro o nome rs.
    Eu achei legal essa questão de ser levantado os lados positivos e negativos da personalidade humana. É um livro que deve fazer o leitor refletir demais. Quero entender o conflito que há dentro de Andrew ( o ET) e espero ter a oportunidade de ler o livro em breve. Acredito que vá curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi Kétrin,
    Eu adorei a premissa desse livro. Já li algumas resenhas sobre ele. Eu adoro ETs, acredito neles e toda essas questões da humanidade me chmam muito a atenção. Fico feliz que o Et é cativante, porque né, chega de retratar eles como se fossem só maus haha. Enfim, ótima resenha!

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Por mais que eu não seja de ler muito o gênero ficção científica, achei muito interessante um extraterrestre entrar no corpo do humano e observar como é o mundo, e fiquei bem curiosa para saber o que esse humano tinha descoberto e o que mudaria para nosso conhecimento sobre o mundo lá fora.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ketrin,
    Terminei de ler esse livro faz uns dois dias. E entendi perfeitamente todas as emoções e reflexões que o livro te passou pois eu também me senti assim!
    Eu confesso que demorei um pouco npara me envolver com a leitura e fiquei incomodada com o tanto de expressões matemáticas é usada no começo.
    Mas a partir da segunda parte quando o visitante já está vendo o outro lado da humanidade, conhecendo o lado bom é se envolvendo cada vez mais eu mergulhei de cabeça.
    O engraçado é que muitas coisas das quais passa na cabeça, já passaram na minha! Por isso me senti muito conectada com o livro.
    Realmente é uma leitura que vale a pena!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Estava mais que ansiosa para ler uma resenha desse livro, acho que essa já é a segunda, mas ambas ficaram bem semelhantes.
    Eu amei a premissa, nunca li um livro sobre extraterrestre e esse vai ser uma boa iniciativa, ainda mais por passar uma lição sobre nós seres humanos.
    Uma observação: Adoro personagens sarcásticos KKKKKKKK
    Adorei sua resenha, e espero ler o livro logo, pois realmente fiquei curiosa por mais detalhes

    ResponderExcluir
  12. OiiI!

    Eu não conhecia esse livro e achei a proposta bem interessante, acho que nunca li nada no estilo e por isso fiquei bem curiosa. A capa está bem bonita!!! O que me ganha <3

    Acredito que a partir do momento que um livros nos tira bons questionamentos é pq deu certo. Acho que é a parte mais importante de ler. Saber entender e pensar em nossas atitudes depois de ler uma obra é magico e gostei de saber que isso aconteceu com a obra.
    Enfim, a resenha está ótima e bem trabalhada! parabéns!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi *--*

    Acho a capa desse livro maravilhosos uma das mais bonitas que já vi. ão tinha interesse nenhum em ler o livro até ver sua resenha. Achei espetacular o livro trazer tantas reflexões e transpassar isso ao ponto de ficarmos pensando. Espero poder realizar essa leitura e gostar como você gostou.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro sempre me deixou curiosa, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. O autor deve ter tirado de letra na hora de construir toda a história e ter criado um personagem como o Andrew, é bem inovador a proposta do livro. Adoro quando são temas abordados assim e nos deixa intrigados quanto o questionamento se existe extraterrestre.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Desde que li a sinopse desse livro, eu fiquei muito curiosa sobre a obra e agora lendo sua resenha fiquei mais ansiosa ainda, visto que o livro parece ser bem reflexivo. Fico feliz que você tenha gostado do livro e que ele tenha sido uma leitura única pra vc.

    Amei sua resenha. ♥
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  16. O que mais me atraiu em sua resenha foi descobrir que esse livro é divertido! (rs) Eu já tinha me interessado pela leitura, porque adoro esse lance de um extraterrestre (ou alguém com uma visão menos tendenciosa) provocar reflexões sobre nossos padrões culturais. Ao mesmo tempo, fiquei receosa de que fosse um livro cheio de "lições de moral", sabe? Ah, não teria paciência para isso. Mas parece que o autor conseguiu fazer um livro de entretenimento com qualidade, com humor, com reflexões, sem forçar a barra.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Essa já é a segunda resenha que lei o sobre esse livor e sempre com os mesmo postos à ressaltar sobre a obra Rsrs.sou muito fã de histórias com Extras Terrestres e essa daí parece ser bem bacana. Aê você fala que o livro e divertido então me deixou maiis curioso ainda, pois gosto de livros que me faça rir. Até masi vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa sobre ele, já que a história parece ser diferente de tudo o que li... Que interessante deve ser ver os questionamentos do extraterrestre, sem contar que fica muita coisa para refletir mesmo... Dica anotada, espero conferir essa historia logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kétrin,

    Olha gostei bastante da sua resenha, está muito bem elaborada, mas a premissa do livro infelizmente não me empolgou, pelo contrário vi que possuem elementos que me fazem querer distância de um livro, rsrsrs Por isso digo que não é o tipo de leitura que me anima e provavelmente não lerei essa obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Lerei este livro em breve, pois fiquei encantada com a premissa desde a primeira vez que lia a sinopse. Parece-me que é uma bela metáfora dos relacionamentos entre diferentes. Sempre podemos olhar com outros olhos e descobrir o que há de melhor no outro. Creio que isso é o que acontece com o extraterrestre, que espera encontrar criaturas desprezíveis na Terra e descobre que nem tudo no humano é ruim. Adorei a sua resenha, muito bem escrita.

    Tatiana

    ResponderExcluir