Crítica: Sempre ao Seu Lado

27 abril 2016


 Título Original: Hachi: A Dog's Talen
Gênero: Drama
Duração: 1 hora 33 min
Ano: 2009
Direção: Lasse Hallstrom

 Sinopse: Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.



Essa é uma história baseada em fatos reais onde aconteceu no Japão. Em 1924, o cachorro Hachicko acompanhava diariamente seu dono que era um professor da Universidade de Tóquio até a estação de Shibuya. No final do dia, o cão voltava para a estação esperar o retorno do dono. O drama foi símbolo de lealdade e amizade, em que nem a morte do dono fez com que Hachicko parasse de esperar por ele, e foi assim durante dez anos, as idas e vindas do cão até a estação para esperar pelo dono que nunca mais iria retornar. Quando o cão faleceu, foi erguida uma estátua dele na estação em que ele esperava o dono, em sua homenagem.

Sempre ao Seu Lado é refilmagem da produção japonesa Hachikô Monogatari (1987), que jamais chegou até o Brasil. Nessa versão estadunidense, Hachi é achado quando ainda é um filhote em uma estação na periferia de Nova York pelo professor universitário Parker Wilson (Richard Gere). Parker é cativado pelo cachorro e o leva para casa, mas sua esposa não aprova a ideia de adotá-lo, até que ela percebe que os dois estão muito apegados um ao outro e decide não separá-los, então a família adota o cão.

Hachi acompanha Parker até a estação todos os dias e no final do experiente, ele volta para acompanhar o dono até em casa. E isso se sucede todos os dias, até que Parker vêm a falecer e o cão sente sua perda mas mesmo assim retorna para a estação todos os dias à espera do dono que nunca mais irá voltar. Trabalhadores locais e conhecidos da família se sensibilizam com a lealdade do cão e acabam cuidando dele.


Acho que todos que já assistiram a esse filme acabaram como eu no final, com os olhos cheios de lágrimas. Eu sou suspeita de falar pois amo esses filmes que mostram a lealdade dos cachorros com os donos, e saber que foi baseado em fatos reais deixa a trama mais intensa ainda.


Esse é um drama que certamente irá arrancar lágrimas de todos os espectadores, não importa a idade. É uma história digna de ser conhecida por todos, ela vai mostrar a lealdade e o amor de um cachorro com o dono. Isso mostra que os cachorros também tem sentimentos e eles podem amar mais do que os humanos. É impossível não se emocionar com tamanha fidelidade do cão, e é possível ver a forte ligação entre os dois e por isso a história funciona muito bem.

Trailer:

21 comentários

  1. Eu assisti esse filme, uma história muito triste e emocionante.


    elaecrista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Kétrin, esse filme é maravilhoso e eu já devo ter assistido umas cinco vezes ou mais. As atuações são maravilhosas e transborda sentimentos profundos. É um drama que tira várias lágrimas da gente mesmo. Adorei que você relembrou uma história tão simpática e ao mesmo tempo triste demais. Deu até vontade de assistir novamente.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oiê, tudo bem com você?
    Eu sou muito fraca pra filmes assim rsrs. Eu não chego a chorar mas fico muito pensativo sobre isso, eu já havia visto esse filme algumas vezes e amo por demais, sem dúvidas (pra mim) foi uma baita de uma produção. O final do filme e seus momentos decisivos foram bem legais. Adorei a sua crítica. Acho que vou rever esse filme. Até mais mais
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Kétrin, não sou militante da causa dos animais, não tenho animal de estimação, mas ainda assim, este livro me emocionou bastante. Talvez porque a história é verdadeira ou porque realmente é extremamente bem desenvolvido o enredo. Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse filme :'(
    gente, eu choro o filme todo, principalmente quando vai chegando o final, minha cara já ta parecendo uma bola de basquete de tanta lágrima que eu derramo rsrsrs
    A história é emocionante, mostra o profundo amor de um animal, e o quanto eles se apegam aos seus donos, e pensar que é uma história real acaba ainda mais com o meu coração ;'(

    ResponderExcluir
  6. Oie, acho que já assisti esse filme, ele não me é estranho. Não gosto de cães mas é impossível não se comover com essa história, o cão foi um amigo e protetor mais que fiel, indo por dez anos esperar seu dono. Sensacional, e melhor ainda saber que essa é uma história real.

    ResponderExcluir
  7. Olá Kétrin,
    Só de ler sua crítica, as lágrimas já subiram aos olhos.
    Mesmo que alguém não goste de animais, é impossível não chorar com essa história de amor, porque é isso que ela é. Esse filme mostra o quão fiel um animal é ao seu dono e como ele, de fato, o ama.
    Preciso rever, pois nunca me canso.
    Parabéns pelo lindo post.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi Kétrin,
    sou loucamente fascinada por esse filme, posso assistir mil vezes e todas mil chorarei amargamente, digo isso porque já perdi as contas das vezes que assisti e de quantos baldes de lágrimas já chorei enquanto assistia. Só de ler seu post já me deu um aperto no peito. Amo de paixão essa história e o fato de ter sido baseada em fatos reais me corta ainda mais o coração.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Esse filme é desesperador de lindo. Eu amo filmes com animais e esse é um daqueles que me deixam fungando de tanto chorar. A história é muito bonita e mostra o amor, além da vida, a lealdade e tudo mais. É incrível. <3

    ResponderExcluir
  10. Oiee Kétrin ^^
    Este é um filme que eu nunca irei assistir! Nunca, nunca, nunca mesmo. Se só de ver as imagens eu já tenho vontade de chorar, imagine só se inventar de querer ver o filme. Provavelmente ficarei deprimida e sairei abraçando todo e qualquer animal na rua *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Ai esse filme :'( Eu sou completamente apaixonada por cachorros, mas eu desmorono quando vejo filmes sobre eles, tanto que chorei horrores com Marley & Eu. Ai quando fiquei sabendo desse decidi que não iria ver pra não sofrer de novo kkkkk Coisa de louca, eu sei kkkk Mas um dia eu ainda preciso ver esse filme maravilhoso que sei que vai me fazer chorar muito, mas também vai me conquistar horrores.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oiiii!!!

    Eu me recuso a assistir esse tipo de filme. Sério, sempre sofro com esse estilo, sou muito sensível demais. Mas adorei a resenha ❤

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Ainda bem que achaste o filme assim tao bom! Que maravilha.. Eu adoro assim dramas.. que nos fazem deitar as lagrimas todas!! ahah :)

    Bom, achei muito interessante o facto de se basear em, factos reais e de a relaçao entre o dono e o cao estar bem feita, de modo a emocionar o espetador! :)

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar dessa história em que o filme se baseou, mas no filme não! E ainda é com o Richard Gere, que eu adoro! *-* Como amo um drama com certeza vou querer assistir, acho que vou me acabar de chorar mas nem ligo, muito pelo contrário, gosto de filmes que destroçam o meu coração. Obrigada pela dica.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Nunca assisti esse filme as já ouvi muito sobre ele e como ele é emocionante, tudo que você disse na critica já tinha visto e mesmo assim ainda sou resignado em assisti-lo. Não sei, tenho medo de não gostar e me decepcionar com tantas expectativas.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti e amei muito, até confesso que chorei rsrsrs Recomendo!
    www.maiaraangels.com.br

    ResponderExcluir
  17. Vou preparar muita pipoca e lenços para ver esse filme. Porque assim, com certeza eu vou ver e vou me desesperar! Adorei saber que foi baseado em fatos reais e agora depois de ler essa história vou ali abraçar meu cachorro!!!!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Ai meu Deus Kétrin! É muito cedo para mim ver essas imagens... pera, deixa eu me reestruturar aqui.
    Parei, em partes, esse filme é lindo de tantas maneiras que só de pensar quero agarrar minha cachorrinha e não deixá-la ir, cães são animais sensacionais e completamente leais e esse filme mostra muito isso, é de partir o coração, tudo, simples assim, tanto que nem sou de chorar, mas toda vez que vejo esse filme parece que sinto falta de ar. Mais que recomendado, parabéns pela escolha.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  19. Já assisti esse filme. Gostei muito. Porém prefiro outros filmes que falam sobre o amor entre humanos e animais. Um pouco triste o filme, prefiro algo divertido,como, por exemplo, marley e eu.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Como assistir esse filme e não chorar não é mesmo? Mas você escreveu um fato interessante que eu não sabia sobre o filme ser baseado em uma história real, acho que isso deixa a história ainda mais emocionante. Me deu até vontade de rever esse filme. bjs

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    aii esse filme acaba com qualquer um. Não adianta nem tentar. Vai rolar lágrimas do inicio ao final. É um filme que acaba com qualquer resistência da minha parte. Pra falar verdade qualquer filme com animais me deixa mole.

    ResponderExcluir