Eu te darei o Sol, de Jandy Nelson

25 janeiro 2016

Eu te darei o Sol

Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 381
Gênero: Drama, Romance, Jovem Adulto


Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia. Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.


Jude e Noah são irmãos gêmeos e inseparáveis, apesar de suas personalidades totalmente distintas. Noah é o tipo de garoto quieto que não tem amigos, ele é apaixonado pela arte e vive desenhando e pintando pessoas, principalmente sua irmã. Jude é uma menina popular que chama a atenção por onde passa com seus lindos e longos cabelos loiros, ela é cercada de pessoas o tempo todo, diferente de seu irmão.

Aos treze anos eles começam a viver em pé de guerra disputando a atenção dos pais. Noah é mais próximo da mãe, que está sempre o elogiando pelos seus desenhos e incentivando, enquanto ele se sente mais distante do pai. Para Noah, o pai o julga por ser diferente e por não gostarem das mesmas coisas. Já Jude, é mais ligada ao pai já que os dois são aventureiros. Mas Jude sempre quis que a mãe a aceitasse da mesma forma que aceitava Noah.

Apesar de toda a intriga e o ciúmes entre os dois, eles nunca deixaram de ser cúmplices e confidentes, eram melhores amigos. Até que acontece um acidente que muda completamente a vida de todos, Jude e Noah se afastam e passam a ter um relacionamento difícil e cheio de mentiras.

"Quando gêmeos se separam, seus espíritos fogem para encontrar o outro." 

Eu te darei o Sol é um livro intenso e forte, ele trata de diversos assuntos importantes como mentiras, bullying, homossexualidade, relações familiares, preconceito, traição e vários outros tópicos dolorosos. A autora conseguiu abordar todos esses assuntos em uma única obra de uma forma extraordinária que faz o leitor refletir sobre os valores da vida e da família.

A obra é narrada de forma intercalada entre Jude e Noah e em épocas diferentes. A narrativa de Noah é no passado quando eles tinham treze anos, já a narrativa de Jude é no presente quando eles tem dezesseis anos. E o mais interessante é que não fiquei perdida em nenhum momento, bem pelo contrário, fiquei ansiando saber mais do que estava acontecendo, porque cada capítulo termina com um mistério que me deixava angustiada. O leitor fica querendo saber qual é o motivo da briga entre os irmãos.


Achei lindo a relação de cumplicidade de Jude e Noah, antes do desentendimento deles, eles tinham uma sintonia que só eles entendiam. Quando um estava triste, automaticamente o outro ficava triste também. Quando um chorava, o outro sentia a dor e chorava junto. Acho que essa é a melhor parte de ser gêmeo, a ligação entre eles. E depois dos acontecimentos em que eles não estavam mais se falando, mesmo assim eles ainda tinham uma ligação, um deles sempre tinha um mau pressentimento se algo de errado estava prestes a acontecer com o outro.

Esse é um livro que é recomendado a todos, acho que o assunto "família" é muito importante e nessa obra está abordado dentro de uma trama muito comovente e cativante. Uma obra muito bem elaborada que será capaz de envolver o leitor do início ao fim com essa trama inteligente, arrisque-se e conheça os gêmeos que irão te surpreender. 

51 comentários

  1. geralmente, eu não sou lá muito fã de dramas familiares, principalmente pra adolescentes, mas esse livro me atraiu desde seu lançamento ano passado... apesar de saber que os capítulos deles são longos [algo que não aprecio numa leitura], ainda assim, gostaria de tê-lo pra ler... sou curiosa pra saber a forma como a autora abordou tantos temas que me são interessantes...

    ResponderExcluir
  2. Olá Ketrin,
    Esse livro sempre me chamou muito a atenção, a capa é tão simples mas ela me atrai quase como um imã, sei lá porque, a história também parece ser bem interessante e densa, gosto de dramas de família, e acompanhar esses irmão parece ser uma experiencia muito boa, e tensa, já quero saber porque eles se separam.
    Bom o livro já esta na lista, agora só preciso comprar T_T
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. esse livro é de uma sensibilidade incrível. eu chorei um mundo quando li ele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. O assunto família mexe muito comigo. Amei tudo que você descreveu sobre o livro e os conflitos e relações presentes nele. Parece-me um historia encantadora. Quero dar uma lida nesse livro, dependendo do conteúdo eu bem poderia recomendado-lo pra uso escolar ( por tratar de amizade, relacionamento familiar e conflitos comuns aos adolescentes).

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu ainda não fiz a leitura desse livro
    Mas espero poder fazer esse ano a maioria deles, porque estou bem curiosa para conhecer sabe? Eu acho que a maioria dos que não li ano passado rs
    Mas mesmo assim espero poder gostar, porque adoro também livros que abordam familia, amizade e até amor entre eles. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  6. Oi. Achei bem legal os temas que esse livro aborda e achei fofo também o título e a capa. Achei a relação dos irmãos bem bacanas tbm. Típico de irmãos que estão sempre brigando mas sempre um do lado do outro. Eu e minha irmã somos exemplos reais disso. Rsrs
    Um beijo
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Adorei saber sua opinião sobre esse livro… Eu particularmente desisti da ideia de lê-lo quando vi resenhas negativas, mas gostei muito de saber que o tema família é abordado desse modo tão sensível. Isso me atraiu e me deixou com vontade de ter minha própria opinião sobre esses dois protagonistas.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?

    Sou louca para ler esse livro. Ele me parece ser recheado de sentimentos e emoções. Te confesso que, livros de adolescentes e que abordam drama familiares, não enchem os meus olhos. Mas, esse livro em questão, me atraiu muito. E sua linda resenha só me confirmou isso. Quero lê-lo em breve!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  9. Oi Kétrin, apesar de sempre achar a capa desse livro linda, a sinopse nunca me chamou a atenção, e sua resenha me confirmou que eu não tenho interesse em lê-lo.
    Quem sabe se um dia eu tiver a oportunidade de ler, eu mude de ideia.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    claqueteliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Hello :)

    Gostei bastante da premissa, e entendo bem essa cosia de gêmeos porque é mais ou menos o que tenho com minha melhor amiga. Vou deixar a dica anotada para o futuro.

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sou doida para ler esse livro e conhecer a história de Noah e Jude.
    A minha resenhista leu e assim como você achou a história bastante intensa.
    Acredito que esta seja uma leitura que desperta muitos sentimentos e emoções em nós.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Oi. eu recebi esse livro na parceria, não aprecio muito o estilo do enredo, mas quando soube que trataria sobre homossexualidade, fiquei curiosa, bom, eu não gostei.

    ResponderExcluir
  13. Legal, tenho amigos gêmeos e é muito curiosa essa conexão mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro me deixa em dúvida se quero ou não ler. Gosto dos temas abordados. Provavelmente tem a intensidade que eu gosto. Mas ainda tenho um pouco de dúvida sobre ele.
    Acho essa capa tão feinha rsrs

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  15. Adoro esses livros que tratam sobre família. E a premissa do livro me chamou a atenção, fiquei muito curiosa para saber sobre o desentendimento, e também quero conhecer essa relação dos dois, que deve ser muito bonita mesmo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Kétrin!
    Esse livro parece ser tão lindo, eu morro de vontade de ler. Adoro dramas familiares, histórias de irmãos sempre me comovem.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  17. Oi Kétrin.

    Você não é a primeira pessoa que vejo comentando em resenha que o livro é comovente. Eu não tinha atenção de ler esse livro no momento e nem tinha ele na lista de desejados, mas vou dar uma chance para o livro e caso apareça uma oportunidade irei lê-lo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Esse livro é tão lindo ♥ o início dele para mim foi um pouco cansativo, mas logo me apaixonei pelo Noah ♥ Demorei um pouco mais para gostar da Jude, mas logo fiquei afeiçoada à ela também. A autora também conseguiu me deixar bem angustiada...hehe' mas o livro é mesmo surpreendente.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  19. Adoro histórias que envolvam situações de família, e trazem à tona temas questionadores na sociedade como os que você mencionou na resenha, que o livro aborda!
    Não curti muito a capa, mas quem sabe não resolva dar uma chance pra esse livro rs!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Sempre quis ser gêmea, sempre fui encantada por essa ligação que eles tem.
    Esse livro parece ser muito comovente mesmo. Me deixou super curiosa para saber qual é o motivo dessa separação.
    Confesso que nem li ainda, mas já estou torcendo pela reconciliação dos irmãos.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Me interessei muito pela trama dos irmão! E ainda depois de falar da cumplicidade deles você coloca que quando eles se separaram os espíritos fogem para encontrar um ao outro! Adorei!

    Muito obrigada pela dica!

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Sou louca pra ler esse livro. Quando o assunto é família, esse livro dá uma aula de como uma família unida se porta. Enfim, eu o incluí na minha lista e pretendo ler logo. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Faz algum tempo que estou de olho nesse livro, eu acho que a leitura deva ser mesmo muito intensa o livro emocionante. Gostei de ver a sua opinião sobre ele. Quero saber o que vai acontecer e já faço uma ideia

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Ano passado fui na bienal e ganhei um livreto deste livro que é de pintar, mas tem partes do livro! Peguei para ler algumas partes e gostei muito da escrita, simple e fluída!
    Não vejo a hora de comprar e na depois de ler a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler! Quero saber que acidente foi esse!

    ResponderExcluir
  25. Oi! Eu tenho esse livro em ebook aqui mas como eu não curto muito ebook vai demorar para eu pegar a ler, haha. Porém sua resenha me empolgou, parece mesmo ser super interessante e emocionante e apesar de quase não chorar com nada eu amo me emocionar com os livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi
    Adoro livros fortes e que envolvam temas familiares!
    Eu te darei o sol está na minha lista de desejados. Fico imaginando a relação desses irmãos e tudo o que passam juntos.
    Preciso ler logo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Já tive bastante vontade de ler esse livro, mas li tantas resenhas que acho que fiquei saturada dele. De qualquer forma imagino a carga emocional que ele trás.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Smpre imaginei como seria ter uma irmã gêmea, eu acho que seria um pouco confuso só que, ao mesmo tempo, fico curiosa com essa famosa ligação entre irmãos gêmeos. Adorei o enredo da história e fiquei curiosa com o que aconteceu e o que acontece com os irmãos. Acho que vou me identificar muito mais com o Noah, pelo o que você descreveu ele tem uma personalidade bem parecida com a minha.

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  29. oi!
    Eu quero muito ler esse livro esse ano, todas as resenhas que li conseguem passar ao leitor esse sentimento de amor fraterno entre os gêmeos, que mesmo quando estão separados ainda sentem algo quando o outro sente.
    Fiquei muito curiosa com essa linha temporal da narrativa alternando entre passado e presente, confesso que quero muito ler para entender melhor o livro

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oiii!

    Essa tematica tem me pegado de jeito ultimamente. Estou adorando os livros que tratam os relacionamentos em família e acho que quando abordados corretamente nos faz pensar muito na nossa própria vida e relações, eu ainda não li esse livro, mas tô esperando ansiosamente para comprar esse livro! Sua resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Olá, Ketrin!

    Esse livro fez muito sucesso lá fora e por aqui também. A premissa do livro é boa e irá abordar vários assuntos importantes, só isso seria motivo para eu ler o livro. Só que eu li outro livro da autora, e gostei da escrita dela, mas a estória deixou a desejar e por isso fico receosa de ler este.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Ké!

    Que livro bacana, nunca li nada a respeito de gêmeos e fiquei bem curiosa quando a esse livro. Essa temática familiar é outra coisa me agrada muito, estou querendo me aprofundar mais nisso nesses últimos dias :)

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem? :)
    Quero tentar ler esse livro no verão (ainda falta um bocadinho aqui em Portugal). Já viu a capa portuguesa? É mais coloridinha, também é muito bonita, mas não me consigo decidir de qual gosto mais.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  34. Oi Ketrin, este livro está na minha lista de desejos e apesar de ter lido e ouvido criticas negativas em relação à ele, são resenhas como a sua que me fazem manter o desejo de ler, vivo e forte. Só de ler sobre a sintonia entre os irmãos, independente deles estarem vivendo um bom momento ou não, me senti tocada. Quero ler o mais breve possivel.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Oiiie
    Muito legal a resenha, eu sou curiosa pelo livro desde que lançou e a cada resenha fico mais, adorei o enredo, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oie!
    Eu li esse livro e gostei muito do drama apresentado. EU gostei muito da forma como a autora contou a história onde temos o passado e presente, mas contados por cada um dos irmãos, onde podemos entender mais sobre cada um. Foi uma leitura marcante e muito boa.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  37. Oi Kétrin, sua linda, tudo bem
    Todas as resenhas que eu leio estão elogiando esse livro. Assim que abri seu blog e vi a capa, eu pensei, eu ainda não li esse livro e pelo visto estou perdendo. Achei linda a ligação entre os irmãos, mesmo estando brigados um com o outro ou separados. Não vejo a hora de ler algo tão intenso assim, que trata de assuntos tão dolorosos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Kétrin, pelo que você disse realmente é um livro bem intenso.
    Adorei os temas abordados e eu leria com certeza.
    Adorei.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  39. Adorei o enredo do livro, principalmente por tratar de um assunto tão importante e que eu amo, a família. Não conhecia esse livro até então, mas já entrei no Submarino para apressar e comprar o mais rápido possível. E para minha surpresa e alegria, ele está numa promoção incrível. <3 Obrigada pela dica, beijos! http://paixaonayara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Kétrin!
    Eu adoro um bom drama e se tem família no meio, formou: é sinal verde para eu me ogar na leitura.
    Não tenho irmãos (tenho por parte de pai, mas não convivo com eles então é o mesmo que nem ter), mas adoro ler a respeito da relação entre eles. Acho lindo quando as histórias abordam aquelas relações perfeitinhas, onde os irmãos são bem amigos e unidos. Mas acho ainda mais legal acompanhar esse tipo de disputa entre os personagens. Não pq seja legal, mas sim por dar espaço para uma trama de primeira.
    Tenho certeza que vou adorar a história!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  41. Oi,

    Eu sou doida por esse livro desde o lançamento, e só leio resenhas positivas em relação a história, acho essa capa maravilhosa, e a sua resenha só me deixou com muita mais vontade de ler o livro. Quero conhecer os segredos da Jude e do Noah!

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem?
    Adorei a resenha, principalmente a parte crítica sobre a obra. Apesar de ter Eu te darei o sol aqui em casa, ainda não o li.
    Fiquei pensando sobre o que você disse da ligação entre os gêmeos, e não acho que isso aconteça somente com gêmeos, mas sim com todo mundo de quem gostamos muuuito.
    Bem legal a autora abordar tantos temas polêmicos assim em uma obra só. Fiquei bem curiosa, ainda mais por ela tratar principalmente sobre as relações familiares.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  43. Oi, tudo bem?
    Quero leer esse livro, ainda mais agora depois da tua resenha. Antes eu só tinha visto a sinopse, e mesmo assim já estava doida para o ler, agora que consegui ter uma ideia mais aprofundada sobre o que realmente o livro trata, fiquei mil vezes mais curiosa. Adorei a tua resenha, expôs a trama de forma perfeita, sem dar nenhum spoiler.
    Parabéns, adorei! :D

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Hello! Tudo bem?

    Ainda não li Eu te darei o Sol, mas qdo soube que se tratava de uma historia entre irmãos fiquei curiosa.
    Como eu tenho uma irma e ela sendo a minha melhor amiga, fiquei animada para conhecer a relação deles.
    Os varios assuntos tratados no livro sao tao atuais e atemporais que poderia ser lido a qq tempo.
    Adoro a capa!
    Beijos!

    LIVROS E SUSHI - https://livrosesushi.wordpress.com

    ResponderExcluir
  45. Oi Kétrin, tudo bem? Já li várias resenhas desse livro, todas as pessoas falam super bem dele. Realmente é um dos títulos que chamam muito a atenção, além de emocionar ao seu final. Parabéns pela excelente resenha. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  46. Uau, foi definitivamente um livro cheio de novos conteúdos e com um grande peso de aprendizado. Amo livros assim. Falas sobre assuntos como bullying está cada vez mais comundo, não é novidade em livros, mas a homossexualidade é. Não que seja no mundo, mas a forma como os livros começaram a tratá-la é sim uma novidade, pois finalmente não tratam como doença e sim tentando ensinar os leitores a respeitar as diferenças.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  47. Oiie,

    Já vi várias recomendações sobre esse livro, e estou mega doida para lê-lo, ainda mais por se tratar de problemas familiares. Adorei em saber que a autora conseguiu explorar tantos assuntos polêmicos sem se perder ou deixar em falta, isso prende o leitor ao livro. Espero logo poder ler e sentir na pele a cumplicidade dos irmãos.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  48. Olá!
    Gostei muito de saber que o livro aborda tantos temas que me interessam (mentiras, bullying, homossexualidade, relações familiares, preconceito, traição). Ando buscando narrativas intercaladas desde que conheci O Futuro de Nós Dois, você conhece? Ele trás uma reflexão bem interessante sobre as consequências dos nossos atos.

    ResponderExcluir
  49. Olá, tudo bom?
    Esse livro é muito perfeito! Eu lembro que quando terminei eu fiquei falando sobre ele para várias pessoas e quando começava a ler uma frase do livro eu queria reler o livro hahahah Achei a escrita da autora magnífica, mas eu amei a narrativa de Noah <3
    Quando ele narrava eu queria saber o que poderia acontecer, quando ela narrava eu queria saber o que aconteceu para tudo ficar daquele jeito haha amei muito!
    bjs
    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Quando o livro foi lançado eu estava super empolgada e querendo muito ler. Acho que isso fez eu esperar outra coisa dele e quando iniciei a leitura não era nada do que eu esperava, então acabei deixando ele de lado.
    Acho que não estava preparada para um livro com um tema forte. Mas ler suas opiniões me fez pensar que deve ser uma leitura incrível e que merece ser lida, então vou tentar novamente - agora já melhor preparada para o que esperar...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  51. Esse é aquele livro que faz nós sensiveis derramar rios de lagrimas. É muito bom esse livro.

    ResponderExcluir