Mentiras que Confortam, de Randy Susan Meyers

03 dezembro 2015

Mentiras que Confortam

Autora: Randy Susan Meyers
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 368
Gênero: Drama

Sinopse: Cinco anos atrás...
Tia apaixonou-se obsessivamente por um homem por quem nunca deveria ter se apaixonado. Quando engravidou, Nathan desapareceu, e ela entregou seu bebê para a adoção. Caroline adotou um bebê para agradar o marido. Agora ela questiona se está preparada para o papel de esposa e mãe. Juliette considerava sua vida perfeita: tinha um casamento sólido, dois lindos filhos e um negócio próspero. E então ela descobre o caso de Nathan. Ele prometeu que nunca a trairia novamente, e ela confiou nele. Hoje... Tia ainda não superou o fim do seu caso com Nathan. Todos os anos ela recebe fotos de sua garotinha, e desta vez, em um impulso, decide enviar algumas delas para a casa do ex-amante. É Juliette quem abre o envelope. Ela nunca soube da existência da criança, e agora precisa desesperadamente descobrir quantas outras mentiras sustentaram o seu casamento até hoje.


Tia é uma jovem de vinte e quatro anos que tem um relacionamento com Nathan, um homem casado. Eles se relacionam escondidos, mas Nathan nunca demonstrou que largaria a esposa e os dois filhos para viver com Tia, então a jovem vive esse relacionamento iludida pensando que um dia serão felizes. Até que Tia engravida e Nathan manda ela se livrar desse problema e some da sua vida, obrigando a jovem a tomar atitudes erradas e entregar a criança para a adoção.

Juliette é uma mulher que considera sua vida perfeita, ela é mãe de dois meninos e é casada com o melhor marido e pai do mundo. Ela pensava ter um casamento sólido até Nathan revelar que estava tendo um caso com outra mulher durante um ano inteiro. Juliette perde a confiança no marido, mas resolve dar outra chance a ele quando o mesmo promete nunca mais fazer isso.

Caroline é uma mulher forte e independente, ela está satisfeita com sua vida estável. Ela ama o seu emprego, tem uma relação agradável com Peter - seu marido -, tem uma casa grande e é bem de vida. Porém, Peter acredita que está faltando algo na vida deles e resolvem adotar uma criança, mas Caroline começa a se questionar se está preparada para ser mãe.

Cinco anos se passam e as coisas começam a mudar. Caroline sente que não está sendo a mãe que Savannah precisa, a menina tem desejos e vontades que ela não consegue suprir e Peter está sempre cobrando dela atitudes de uma mãe melhor. Todo ano Tia recebe fotos de Savannah e pode ver como sua filha está crescendo, com isso ela se arrepende de tê-la entregado para a adoção. Ela resolve reunir algumas fotos da criança e enviar para Nathan com a esperança que ele conheça a filha que abandonou. Quem recebe esse envelope é Juliette, e essa foi a pior maneira dela descobrir que o marido teve uma filha com outra mulher, novamente ela vê seu mundo desabando. Savannah é a linha que faz com que o destino dessas três mulheres se juntem.

Mentiras que Confortam é um livro recheado de intrigas e como o nome diz "mentiras", as traições são muito bem exploradas e gostei muito do rumo com que a autora levou a história. O livro é contado por quatro pontos de vista: de Tia, Nathan, Juliette e Caroline. Particularmente eu adoro quando o livro tem mais de um ponto de vista, porque assim eu consigo entender o que cada personagem sente e tudo o que está acontecendo. 

O bom do livro é quando o destino das três mulheres começam a se cruzar e podemos perceber que apesar de toda a intriga que existe entre elas, no fundo são mães preocupadas e que estão tentando fazer seu melhor para Savannah, mesmo que com isso elas próprias saiam magoadas.

Achei muito bacana a ideia da autora de trazer um assunto polêmico como a família e a adoção de crianças para um drama muito bem elaborado, isso faz com que o leitor crie suas críticas sobre o assunto. Os personagens são muito bem elaborados e todos tem uma personalidade muito forte, cada um é único e trás uma sensação de proximidade com o leitor.

O livro é muito recomendado, ele tem uma leitura rápida e fluida além de ter um tema importante dentro de um drama incrível. É uma leitura que nos faz pensar e refletir sobre os valores da família e da sociedade, e até onde o ser humano é capaz de ir para conseguir o que tanto deseja.

37 comentários

  1. Oi, já faz um bom tempo que eu não leio nada que aborde a adoção e o tema me deixou bem curiosa. Amo quando a narrativa traz vários pontos de vista, isso dá um panorama ótimo para a história porque acabamos por conhecer a situação por varias perspectivas. Fiquei mega interessada em ler!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, mas não me interessei pela leitura, não faz muito meu estilo.
    Achei o blog lindo e fofo.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu li esse livro e achei muito interessante. ele mostra o lado de cada uma das mulheres e como elas lidam com as coisas de modos diferentes.
    achei um livro meio pesado, mas muito bom.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Ketrin!
    Eu gostei muito desse livro, mesmo se tratando de um tema que os leitores não costumam gostar que é sobre a traição. Eu gostei da forma como a narradora abordou a história, cada emoção e drama. Um livro muito bom.
    Bjks
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu já tinha visto esse livro em algumas divulgações da editora mas nunca tinha lido nada sobre ele, nem mesmo a sinopse, então fiquei totalmente surpresa ao ler a sua resenha. Me surpreendi com o livro não sabia sobre o tema e pensava que fosse um livro que falasse sobre uma traição ou algo tipo triângulo amoroso. Gostei muito da premissa do livro e agora eu fiquei curiosa com ele

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kétrin. Estava precisando de uma resenha positiva a respeito desse livro. A maioria das resenhas que venho lendo são negativas, e eu estava com tanta vontade de ler este livro desde seu lançamento. O livro parece ser muito bom e cheio de intrigas, no estilo que eu gosto, sua resenha me animou e com certeza irei lê-lo!

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu gostei bastante da sua resenha.
    Me parece ser um livro realmente envolvente.
    Já vi bons comentários sobre ele, mas como eu ainda não tive
    chance de ler, estou esperando um momento propicio no qual quero ficar
    em paz para ler o que eu gosto, porque com a correria tá complicado.
    Mas mesmo assim parabéns viu? Espero que continue fazendo lindas resenhas assim xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-ilha-dos-dissidentes.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, Kétrin! Tudo bem?

    Puxa, que resenha maravilhosa! Gostei da forma como você relatou o drama e a adoção.
    Gostei muito! Parabéns!
    Está na lista de desejados! :)

    Beijos!
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Flor.
    Gostei muito desse livro, pois é como uma teia infinita de mentiras.
    É interessante como a vida de três mulheres tão diferentes se entrelaça de uma forma interessante. O assunto da adoção e relações de família foi um ótimo tema mesmo.
    Confesso que esperava um final diferente, mas gostei da leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Gosto bastante de dramas, mas esse livro não parece ser o tipo de livro que eu leria, sabe? Acho que gosto mais dos livros onde os personagens são mais jovens, parece que eu me identifico mais com eles e acabo gostando mais da leitura *-* mas vou deixar o título anotado aqui, quem sabe, né? Fico feliz que você tenha gostado do livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O tipo desse livro não me interessa muito e com a capa eu não consigo imaginar que tenha vários pontos de vistas, só consigo ver mais profundamente pela capa a história de Tia, acho que a escolha de vários pontos de vista para um livro sobre adoção é uma excelente escolha, pois é um assunto que tem pelo menos dois pontos de vista: quem deixou para a doação e quem adota!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Já conhecia o livro, mas nunca fui atrás de uma resenha e só hoje me interessei em saber mais. E posso dizer uma coisa. QUANTOS PROBLEMAS! Tudo por conta de uma traição, acabei de ler uma resenha que dizia que o marido traiu sua esposa e ela resolveu deixa pra lá e seguir sua vida de casa. Só consigo dizer uma coisa, NÃO TOLERO TRAIÇÃO e por vezes acharia os livros de certa forma CHATOS. Mas após ler mais, daria uma chance ao livro. A forma que as 3 histórias se intercalam é bem impressionante... traição, adoção e arrependimento. Mesmo com todos esses pontos positivos, não gostei tanto de saber que é contado por mais de 2 pessoas. Prefiro obras escritas em terceira pessoa a livros contatos por mais de 1 personagem.
    Vou pensar bem e me decidir se coloco na listinha de desejado ou não.
    Até logo.

    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  13. Sabe, até coloquei esse livro na lista de quero ler, mas tirei pq achei que seria meio tediantte... Sua resenha me animou, talvez o volte para lá!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kétrin.
    Eu gostei bastante desse livro. A Juliette foi a que mais gostei. Talvez por já querer defender a traída da história hehe. Caroline eu até me identifiquei, porque as pessoas ficam com aquela cara quando digo que não quero ter filhos. E Tia foi a que mais me irritou. Ela não amava ele, ela era obcecada por ele.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor.
    Gostei muito desse livro e senti como uma verdadeira teia de mentiras.
    O tema como família e adoção, juntamente com mulheres de vidas tão diferentes se entrelaçando deu um toque único na obra.
    Confesso que esperava um final diferente, mas no geral gostei sim.
    Tivemos opiniões bem parecidas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Oi flor, já li outras opiniões sobre o livro e eram bem divergentes uma das outras. Bom, eu não me senti tão atraída pela história a ponto de querer tê-lo desesperadamente não, gosto do assunto família, crises e reconciliações, mas a história, ou histórias não me cativou tanto assim. Mas quem sabe ano que vem não me anime quando o vir novamente pela blogosfera.


    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oiie Amiga,

    Que livro lindo. Sabe confesso que não sou chegada em livros que mais de um narrador, por tem hora que eu me perco. Mas esse com certeza eu leria. Que história linda. Fiquei doida para saber o que as 3 mães vão fazer a respeito da Savannah. Acho lindo quando colocam adoção, mostrando a sua importância.

    Adorei. Parabéns. Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Olá Kétrin
    Que bacana que você tenha achado o livro de uma leitura rápida, pois já vi opiniões contrárias.
    Particularmente, não tenho vontade de ler Mentiras que confortam, acho que é pelo simples fato de não ser o que preciso nesse momento, sabe?
    A premissa do livro é no todo muito interessante, maas faltou um brilhinho rs.
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  19. Já li várias resenhas sobre esse livro, mas a maioria negativa. Com a sua resenha positiva agora fiquei tentada a ler e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Acho que essa é a primeira resenha positiva que leio desse livro. Eu já estava até me desanimando e riscando ele de vez da minha lista, mas foi bom ver que não é bem assim e que o livro tem seus pontos positivos. Acho que muito na hora de gostar ou não de um livro vai do momento em que a leitura acontece, então, acho que vou dar uma chance para ele já que gostei do tema adoção estar presente, mas principalmente por ele ser narrado em quatro pontos de vista. Gosto quando as histórias são contadas em mais de um angulo, me parece que fica mais completa :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro, ainda mais depois da sua resenha. Adoro livros dramáticos que te fazem pensar em tudo. E acho muito legal quando as histórias se cruzam, como no caso dessas três mulheres. Adorei a resenha,e a trama, quero ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Oiee!!
    Eu li esse livro de parceria, e confesso que mesmo tendo gostado enredo achei que a autora não soube desenvolver direito a história e tive a impressão que estava lendo sempre a mesma coisa, a história não andava para frente!!
    Isso me incomodou bastante!! Mas pelo jeito você adorou, ta vendo como gosto é gosto ;)
    Adoro essa capa!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Nossa.... tantos livros para ler e você ainda me deixa louca por mais um... Como faz? rsrs

    Adoro o seu blog. ;)

    bjs, Krizia

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Estava louca para ver uma resenha sobre esse livro e finalmente eu tive a oportunidade de ver a sua e fiquei bastante feliz. Já quero ler esse livro a algum tempo e sou muito curiosa com relação a ele. Acho que é uma história diferente e um dos melhores lançamentos da Novo Conceito, que está com lançamentos incríveis. Gostei de saber que a história é contada por vários pontos de vista, pois, igual a você, gosto de ver o que os personagens pensam e sentem. Parabéns pela resenha!
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  25. Só o título e a capa já despertam o interesse, e o enredo então me ganhou!! Sou chegada em um drama, então esse me chamou mesmo a atenção!! Ótima resenha!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Já vi esse livro em vários lugares, mas nunca parei pra ver algo dele, porque nunca me chamou a atenção. Sua resenha me interessou, mas não sei se foi o suficiente para lê-lo. Anyway, ótimo post, você escreve bem. :) beijo!

    ResponderExcluir
  27. Oi Kétrin!
    Eu também adoro quando o livro tem mais de um ponto de vista! Acho que dá uma melhor noção da história para o leitor!
    É o primeiro livro que aborda o tema da adoção que fiquei sabendo, é bom achar um livro que não siga mais essas modinhas de hoje.
    Essa capa tá linda e pela sua resenha muito condizente com a história.
    Com certeza entrou pra minha lista de desejados!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    Já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas ele não conseguiu chamar minha atenção, acho que por ter tantas intrigas, só que adorei o fato de podermos ver a opinião de todos os personagens da historia.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Kétrin, já vi muita resenha sobre esse livro e não consegui muito ir com a cara dele por causa de uma das personagens, mas acho que daria uma chance e acabaria lendo sim.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Essa é a primeira resenha positiva que leio desse livro, infelizmente eu não gostei do jeito que é abordado o tema de adoção nesse livro, e fiquei bastante confusa com tudo confesso.
    Infelizmente não é um livro que eu irei ler, mas adorei sua resenha e o quanto deixou claro os aspectos que lhe chamaram a atenção na obra
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Kétrin!
    Estou bem dividida com esse livro. Li resenhas positivas e negativa e não consigo chegar a uma conclusão sobre ele. Mas pela sua resenha estou tentada a ler e descobrir.

    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  32. Olá, Kétrin.

    Essa história é muito bacana, espero poder ler em breve. Assim como comentou, o tema é bem instigante e nos traz uma realidade que nem todos querem aceitar.

    Abraços,

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Amo livros que podemos o lado de cada personagem, é bom que você não fica preso a só uma opnião

    ResponderExcluir
  34. Oi Kétrin!
    Nem sei mais o que pensar a respeito desse livro. Vi que ele dividiu muito as opiniões dos leitores. Alguns acharam ótimo, outros acharam fraco. Em suma, a maioria alega que esperavam mais do livro (afinal pela sinopse ele promete!) e acabaram se decepcionando com o que encontraram.
    Fico feliz em ver que vc gostou da história. Eu ainda não li (e nem sei se lerei, essa é a verdade), mas se decidi ler espero poder aproveitar a leitur de forma positiva.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  35. Oi Kétrin, tudo bem?
    Quando vi esse livro eu não dava nada por ele, mas com a resenha vi que ele é muito mais do que imaginei e agora estou curiosa com a leitura. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  36. Olá! Olha quando eu vi esse livro nos lançamentos da NC eu não dei nada pra ele, até achei que era um livro erótico, mas agora conhecendo a história acho que não vou aguentar esperar pra comprar e vou achar um pdf na internet... Eu fiquei muito curioso pra ler!!

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  37. De primeira, já digo,que QUE TITULO SUPIMPA! Não gosto muito de dramas,mas reconheço que a história é bem boa,um prato cheio pra quem curte o estilo. Que bom que gostou,abraço!

    ResponderExcluir