Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor, de Sarah Butler

23 dezembro 2015

Dez coisas que aprendi sobre o Amor

Autora: Sarah Butler
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 254
Gênero: Drama

Sinopse: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?



Alice é uma mulher de trinta anos que após passar por um relacionamento amoroso que não deu certo, fica o tempo todo viajando para lugares diferentes. Ela perdeu a mãe quando tinha apenas quatro anos e desde então ela se sente culpada pelo acidente. Ela sempre sentiu como se não fizesse parte da mesma família de suas irmãs e seu pai, como se ela não se encaixasse. Porém, ela se obrigou a voltar de uma de suas viagens quando ficou sabendo que seu pai estava com câncer avançado e estava quase morrendo.

Daniel é um homem que perdeu tudo na vida, o pai, a mãe, a única mulher que amou e a filha que nunca conheceu. Ele vive nas ruas e abrigos, mas nada disso importa para ele, a única coisa que realmente importa é conhecer sua filha e ganhar o seu amor. Então Daniel vive em função disso, procurando sua filha.

"... Você é mais feliz externamente do que internamente, disse ele, e eu olhei para as estrelas e percebi que ele tinha razão."

Essa foi uma leitura que demorei para me envolver e entender o que estava acontecendo, no decorrer das páginas o leitor começa a perceber qual é a ligação entre Alice e Daniel, e quando isso acontece nos desperta um sentimento de alivio, eu me senti grata quando vi qual era o rumo que a autora estava dando para a estória.


Os dois personagens tem personalidades bem parecidas, ambos são pessoas solitárias que se sentem deslocados do mundo, como se algo estivesse faltando em suas vidas. Então, eles estão sempre a procura daquilo que está faltando, mesmo sem ter conhecimento do que seria. Logo quando Alice perdeu a mãe, as irmãs começaram a culpá-la não diretamente, o pai não conseguia olhar para ela sem lembrar da mulher que morreu, que era tão parecida. Então ela cresceu com esse sentimento de rejeição e talvez por isso ela sente que precisa ficar longe de todos. Já Daniel, nunca teve um relacionamento produtivo com o pai, logo que ele morreu, Daniel ficou sozinho com a mãe que não aguentou por muito tempo. Daniel nunca parou em emprego nenhum, então ele não se esforçou para manter uma vida estável e com isso perdeu a casa também. Quando ele conheceu a mulher por quem se apaixonou, não conseguiu se esforçar para mostrar o quanto queria estar com ela, e com isso a perdeu também, junto com a filha que nunca conheceu.

Dez Coisas que Aprendi sobre o Amor é um livro delicado que trás uma mensagem forte. Ele nos mostra o quanto a vida pode mudar, o quanto podemos perder em tão pouco tempo e sem ter a certeza se podemos recuperar depois. Esse é um livro que mostra as diversas formas do amor e até onde ele pode estar escondido. 

37 comentários

  1. Olá, moça. Tudo bem?
    Adorei o livro, é do tipo que traz conflitos que eu gosto de ler em livros. Fiquei bastante curioso para sabe qual a relação entre os dois personagens, aqui deu a entender que são pai e filha, mas posso ter me enganado. Gostei muito de sua resenha.

    att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie. Sabe que achei esse livro bem confuso? Comecei a entender ele da metade para frente :/

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Nossa eu adorei sua resenha, o livro captou minha atenção e eu fiquei definitivamente com vontade de ler este livro. Já está indo pra minha lista de próximos livros a ler. Obrigada pela dica.

    Beijos.
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir
  4. Estou namorando esse livro desde quando a editora começou a liberar as primeiras impressões para alguns blogueiros, mas depois de ver algumas resenhas positivas e outras negativas estou indeciso se leio ou se deixo de lado.

    Frases, Trechos & Pensamentos

    ResponderExcluir
  5. Oi Kétrin, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre Dez Coisas que Aprendi Sobre o Amor, algumas positivas e outras bem negativas, por isso ainda não me decidi quanto a ler ou não esse livro.
    Achei a premissa da história legal e interessante a história dos personagens!
    Caso eu leia espero gostar e conseguir me envolver com a história.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu acho que só eu não gostei desse livro. Tudo muito superficial, na página 100 já matei a charada. Enfim, a premissa e a mensagem transmitida são lindas, mas a autora poderia ter trabalhado melhor sua escrita.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A capa deste livro está espalhada por toda a blogosfera, mas essa é a primeira resenha que leio dele e confesso que sua conclusão mem deixou emocionada. Acho que estou em um momento para ler algo assim, sentimental, reflexivo e delicado.. Quero!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Logo quando esse livro foi lançado, o título me chamou bastante atenção e fiquei super interessada sem nem saber direito a estória. Mas fui lendo algumas resenhas sobre ele com opiniões negativas e me desanimando um pouco, sua resenha resgatou um pouco da minha vontade de ler. Quem sabe agora, me arrisco.

    Beijos e feliz ano novo,
    Andy!

    ResponderExcluir
  9. Olá, recebi esse livro recentemente, já li algumas páginas e estou gostando bastante da história, espero continuar gostando. Acho essa capa tão bonita!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A capa de Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor me encanta, e o título chama muito a atenção. Recebi o livro, mas quem irá resenhá-lo é minha colunista.
    Acredito que seja uma história intensa, tocante e emocionante. Eu quero muito ler e tirar minha própria conclusão sobre a história.
    Gostei muito da resenha e do modo como você colocou as coisas.
    Beijos e Feliz Natal!

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Pelo que li da sua resenha, a estória será bem previsível, e eu não sei se gosto deste tipo de livro, tudo depende de como o autor (a) vai abordar, pelo menos é o que penso. Ouvi alguns comentários negativos sobre a obra e no momento esta leitura não é uma prioridade, gostei muito da sua resenha :)

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Conheci esse livro durante uma campanha da Novo Conceito, onde ela pedia para fazer uma lista de 10 coisas que se aprendeu sobre o amor. Achei a campanha muito interessante, mas confesso que não serviu para me apresentar ao enredo kkkk. Adoro um bom romance, e esse parece ser daqueles que nos faz sentir tudo que se passa no livro. Vou anotar a dica com certeza!
    Xx

    ResponderExcluir
  13. Olá, Kétrin.
    Eu esperava tanto desse livro e infelizmente ele não correspondeu as minhas expectativas. Como a editora tinha liberado para alguns blogueiros os primeiros capítulos e todos estavam elogiando ele, eu fui com muita sede ao pote e não consegui me conectar com a história. A protagonista é muito chata o que salva é o Daniel, mas ainda assim eu não gostei. E outra coisa que me irritou foram as listas no começo dos capítulos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, desde que li a sinopse desse livro fiquei realmente muito louca para ler. Já estou com ele nas mãos, mas tem alguns livros na frente, então sabe como é. Parabéns pela sua resenha ficou incrível e o final Own!! Amei....

    Abraços, Krizia

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    A capa desse livro é tão linda ♥ estou doida para lê-lo, vi que bastante gente está gostando da história, parece ser muito linda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Estou começando a ver muitas pessoas falando sobre o livro. Até agora a única resenha que gostei foi a sua. A capa do livro e o título é bem interessante, vou esperar mais resenhas sobre o livro, para decidir se comprarei um exemplar ou não.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Tive acesso às primeiras páginas desse livro e não me senti tão cativada pela história e não pedi o livro. Por mais que traga uma mensagem forte, com o relacionamento entre as pessoas eu não me interessei pela obra, pois além de não ser meu gênero os personagens não vieram para ser cativantes.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente esse foi um livro que não me atraiu e não tenho vontade de ler, também vi algumas resenhas negativas e decidi que não quero ler. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi ^^

    Já faz um tempo que estou querendo ler este livro.
    Tenho visto opiniões tão contrárias que decidi que preciso ler para chegar a uma conclusão hahaha

    ResponderExcluir
  20. Oi Kétrin, eu li as primeiras impressões sobre esse livro e já me senti tocada pela história já de início. Já tenho meu exemplar em casa mais ainda não consegui dar continuidade a leitura. Contudo agora que li sua resenha preciso correr e terminar o que comecei, estou super ansiosa para conhecer o desfecho dessa trama.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    Gostei muito da resenha e me interessei pela história. Uma mulher que viaja muito talvez para apagar ou fugir da realidade da vida. Livro colocado na lista de desejos.

    Beijos,

    Juci Pauda
    (Resenhista do blog I Love my books)

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem?
    Acho essa capa super linda! Amei a premissa e a sua resenha. Suas considerações sobre o livro me deixou muito curiosa e empolgada para ler o livro. Gosto de tramas assim, que tocam e que tragam uma boa mensagem ao leitor. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  23. Amiga eu ainda não fiz a leitura desse livro, mas estou bastante curiosa, porque a capa dele me chamou muita atenção e nao dúvido que a estória seja linda, ainda mais agora para o fim do ano. Mas eu acho que irei ler ano que vem muito provavelmente, porque ando meio cansada e quero terminar os 3 livros que estou lendo para ficar um pouco sossegada depois sabe? Mas mesmo assim adorei seu ponto de vista sobre o livro e isso de passar uma certa mensagem pra gente é algo que me agrada muito. Espero ter a chance de fazer a leitura em breve =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-crepusculovida-e-morte.html

    ResponderExcluir
  24. Todos os amigos que leem o livro, estão falando super bem, mas mesmo assim, sinto que não é para mim. Não curti o enredo, mesmo os amigos dizendo que eu iria gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  25. O capa maravilhosa, NC como sempre arrasando. Estou com esse livro aqui e cada vez mais ansiosa para fazer a leitura, já que muitos estão amando a história e eu adoro livros que me tragam algo, que tenha sentimentos guardados em cada virar de páginas, e esse livro parece ter isso. Espero gostar muito da história quando decidir ler o livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Oiii!

    Eu lembro que li as primeiras páginas do livro e me senti bem confusa quando comecei a ler, fiquei feliz em saber que não fui a única. Gostei também de saber que há uma explicação para tudo
    Não leria no momento pq quero mais ler chicklit e livros mais alegres,mas com certeza está na minha meta de leitura (que ficará para 2016)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Li algumas opiniões diversas sobre a obra, que me deixaram na dúvida sobre ler ou não. Como sou muito curiosa, vou acabar lendo para ver se é bom mesmo, ou nem tanto. Porque, a principio eu gostei bastante da premissa, vamos ver!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  28. Ei Kétrin, tudo bem?
    Eu não estava com muita vontade de ler esse livro, mas com a sua resenha fiquei bem curiosa. A história parece ser bem tocante com um grande ensinamento junto, e acho legal quando entrelaçam isso. Vou dar uma chance ao livro e espero curtir.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Comprei esse livro na Bienal e ainda não tive oportunidade em ler e isso me mata rs' Assim que ele foi lançado eu fiquei louca pra ler, uma história que parece ser linda e emocionante. Gostei da sua resenha sincera e espero ler em breve em 2016 rs'

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  30. Olá!!!
    A resenha está clara e objetiva e passa a essência do livro e como é a pegada. Parabéns pela resenha.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  31. Kétrin, a sua resenha não é a primeira que vejo dizendo que teve problemas de se envolver porque a história não fluia tão bem assim.
    Não estou com muita vontade de ler não.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  32. Oi Kétrin!
    Eu também demorei muito para me envolver com esse livro e quase o abandonei pela metade. Terminei na marra e, para dizer bem a verdade, preferia ter abandonado - achei tudo meio fraco e previsível.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  33. Fiquei bem curioso para saber a relação dos personagens, parece ser uma história bem intrigante !

    ResponderExcluir
  34. Oiie,

    Adorei a capa desse livro, achei simplesmente lindíssimas. Já vi algumas resenhas que também falaram que ele é um pouco confuso o que acho triste, pois se trata de amor e o nosso mundo tá precisando tanto de amor. Espero logo lê ele em breve.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha! Eu tenho o livro e sua resenha me despertou uma enorme curioso em relação ao livro, e aue bom que sentiu alívio com o rumo da história!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Puxa,definitivamente nao sou dos romances,esse não é o tipo de livro que eu leria,mas fico feliz por ter curtido. Abraçooo e feliz 2016!

    ResponderExcluir
  37. Oi moça tudo bom?
    Olha eu tenho muita curiosidade depois de ler a prova dos primeiros capítulos. Só preciso estar com animo para romance, coisa que nesse começo de ano não estou

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir