Crescer não é Perigoso, de Januária C. Alves

17 dezembro 2015

Crescer não é Perigoso

Autora: Januária Cristina Alves
Editora: Gaivota
Número de Páginas: 98
Gênero: Infantojuvenil

Sinopse: Três garotas de diferentes cidades de Pernambuco tinham o mesmo plano para as férias: fazer um curso intensivo de inglês, em regime de internato, num hotel fazenda de Recife. Para isso, cada uma teve que deixar pra trás um pedacinho de si: amigos, família, ou mesmo o namorado. Mas em compensação, levavam na mala muita curiosidade e um pouquinho de ousadia. Quando elas se conheceram foi inevitável – logo ficaram amigas e viveram uma história divertida e emocionante. Os dias que prometiam durar uma eternidade passaram em um piscar de olhos, e ninguém nega que elas aprenderam muito mais que inglês naquele curso. Neste livro, Januária Cristina Alves conta tudo isso, mesclando com muita sensibilidade o mistério e os valores de uma amizade verdadeira.

Três garotas que estão cursando o último ano do ensino fundamental, e que moram em diferentes cidades do interior de Pernambuco irão passar as férias em um curso intensivo de inglês em um hotel fazenda no Recife. As três tem personalidades totalmente diferentes, mas todas tem um único objetivo: sair de lá arrasando no inglês. Porém, não foi nada fácil para nenhuma delas deixar suas famílias e amigos para trás, mas o que elas não sabem é que uma grande aventura espera por elas, junto com grandes amizades e momentos inesquecíveis.


Maria Joana está passando por momentos delicados em sua família, quando ela está em casa tem um medo constante de que seus pais se separem, pois eles brigam o dia inteiro. Apesar de toda a positividade que seu irmão mais novo tenta trazer para dentro de casa. Ela vai para o curso de inglês com o coração na mão, mas decidida a focar em seu futuro.

Maria da Graça sempre foi uma menina sonhadora e o curso de inglês surgiu como um empurrão para o seu sonho se tornar realidade: conhecer o mundo. Porém, ela tem medo de que a distância afete o seu relacionamento com João, mesmo ele prometendo que só tem olhos para ela. Sendo assim, ela embarca rumo à Recife com lágrimas nos olhos e com um pé atrás.

Mary Help sempre foi uma garota alegre e detalhista, não tem tristeza por onde ela passa e todas as pessoas que cruzam o seu caminho saem com um grande sorriso no rosto. Ela é contagiante e faz com que todos os momentos sejam alegres, independente da situação que se apresenta. Pensando em seu futuro ela não pôde deixar passar o curso de inglês, ela faz as malas e segue rumo a primeira etapa para um futuro promissor.


Desde o primeiro momento as garotas sentiram uma proximidade entre elas, e a cada dia que se passava foram se adaptando cada uma com seu jeito. Juntas, elas deixaram a tristeza e a saudade de casa de lado e partiram rumo a um mistério que se encontrava no porão desse hotel fazenda, e elas não vão descansar até desvendar esse mistério.

Com uma narrativa leve e contagiante, somos apresentados a três garotas totalmente diferentes e que vivem vidas diferentes, mas que juntas elas encontram uma essência que todas têm igual: a curiosidade. A autora acertou em cheio com essa estória, é um livro curto e pode ser lido em poucas horas, sendo uma leitura extremamente leve e ótima para passar o tempo.

A editora está de parabéns com essa obra, com uma capa linda e uma diagramação boa que torna a leitura mais agradável, sem contar nas ilustrações que se encontram no meio do livro que faz nossa imaginação criar asas. Essa é uma leitura obrigatória para quem procura se descontrair e relaxar.

48 comentários

  1. Primeiro quero dizer que gostei de Mary Help ♥ Histórias de amigas com personalidades diferentes são uma ótima leitura. Principalmente se o livro cumprir o que promete.
    O livro parece ser muito bom.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu teria muito medo de qualquer coisa encontrada em um porão (talvez por ter assistido A Morte do Demônio quando criança hahahaha). Seria interessante se o livro se chamasse As três Marias. De qualquer forma, a estória parece ser bem interessante e eu estou curiosa sobre o mistério.

    Bjs.

    A estória parece muito legal e me interessou, sou super fã de fantasias. Maaasss… sério que tinha de ter uma aranha na capa? Desse jeito eu não consigo chegar nem perto dele!

    Bjs.

    www.delirioselivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Genteee! Fiquei, tipo, mega curioso pra ler o livro, uma aventura com um toque de mistério, acontecendo no Brasil?! Necessito ler.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  4. Adorei as historias da Marias
    A curiosidade uniu as mulheres e me deixou com vontade de saber mais.
    Gosto de leituras leves e com conteúdo como esta.
    A capa está linda, não conhecia o livro!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a obra, mas fiquei curiosa e pretendo pesquisar mais sobre ela, adorei conhecer essa obra! <3 Ps: Tbm achei a capa linda!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei do fato de as três terem personalidades totalmente diferente e a que mais me chamou atenção foi Maria da Graça, que mesmo estando insegura por deixar o seu namorado para ter que ir na viagem, não deixou de ir e correr atrás de seus objetivos.
    A leitura parece leve e agradável.
    Com certeza é o tipo de livro que eu leria.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!! Tudo bem?
    Que resenha linda. Passa uma emoção e envolvimento com a história que parece ser simples e ao mesmo tempo de muita emoção. Espero ter a chance de ler em breve.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiquei muito curiosa para ler esse livro, sua resenha me encantou de um jeito...
    Amei
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Legal saber que as meninas têm personalidades totalmente diferentes, ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para conhecer, apesar de eu estar atrás de romances...haha' Adorei a capa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Primeia vez que vejo sobre o livro e mesmo não ficando tão curiosa a trama me pareceu ser bem legal de ser lida e espero ter essa chance um dia.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  11. Oi não conhecia o livro, mas adorei a premissa, a diagramação está linda, ótima resenha.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da premissa desse livro, de cara eu achei que ele ia ser no exterior, elas iam estudar nos EUA, em recife kk, eu boro em Pernambuco tbm... Por isso quero muito ler esse livros!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ké, tudo bem?

    Eu gostei bastante da premissa do livro (adorei a Mary Help). Apesar de não ser um dos estilos que eu mais gosto, eu acho que é uma bela história e que vale à pena ser lida. Parabéns pela resenha!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Gosto muito de ler um infanto-juvenil de vez em quando para descansar a mente, apesar das motivações que juntaram as meninas não ter me convencido muito, por enquanto pelo menos, gostei da premissa da aventura que elas vão ter nesse hotel fazenda, (amo hotéis fazenda, principalmente aqueles que tem história *-*)me pareceu bem divertido e gostoso, vou deixar ele anotadinho aqui para mim ^^

    ResponderExcluir
  15. poxa, fiquei super curiosa pra fazer a leitura... por se passar na minha terrinha e pela premissa mesmo, apesar de curto, parece instigante... anotação feita, vou procurar o livro hehe

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Gostei do fato da autora ter conseguido diferenciar a personalidade das personagens e de a narrativa ser leve, mas o livro não faz muito o tipo de leitura que estou procurando agora. No entanto, vou anotar a dica pois fique um pouco curiosa com a sua resenha.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ei II! Muito legal o livro, indo não tinha visto algo dele mas gostei bastante. Um enredo muito bom em poucas folhas!
    Bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, Kétrin.
    Eu ainda não conhecia o livro, mas já me interessei. A capa e a edição aprecem estar muito bem feitas. Eu gosto de histórias assim, apesar de não estar mais nessa idade hehe Como convivo com vários adolescentes, eu gosto de ler livros assim para conhecer mais essa tão difícil idade hehe. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  19. Esse parece um livro bem interessante, quando vi o título já curti, depois de ver a resenha, achei bastante válido.

    ResponderExcluir
  20. Oi Tudo bem?
    Eu sempre me encanto com os livros da Gaivota, chegam de mansinho e me arrebatam.
    Esse eu ainda não conhecia, mas gostei da proposta, livro sobre amizade é sempre bem-vindo e quando vi por qual editora ele foi publicado, tive certeza que ele precisava ir pra lista de desejos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. As obras da editora além de lindas, sempre trazem uma mensagem ou algo que faz o leitor refletir. Achei muito interessante a história, e espero poder ler em breve. Sua resenha mostrou bem o que o livro traz, parabéns!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Achei o título bem convidativo e a capa maravilhosa. Embora não goste muito de capas extravagantes. Curso intensivo de inglês <3 nem me fale em inglês, estou doida aqui com o meu atrasado. Achei divertido o fato de todas serem Maria e fiquei me perguntando porque só a última Maria é Mary Help hahaha Acho que me pareço mais com Maria da Graça... quero viajar o mundo também! Adorei sua resenha, achei tão leve e gostosinha de se ler como você passou a imagem de ser o livro.
    -Mari

    ResponderExcluir
  23. PARA TUDO!
    98 PÁGINAS? Como assim? Ainda ter três personagens principais?
    Agora fiquei com um receio de ler. Pois gostaria de saber detalhadamente a vida das três, meio que a autora contrastasse o vida das três repartindo o livro e no fim juntar tudo e coloca-las no curso, não acho que caiba isso tudo em 98 páginas, pois teria que optar muitos detalhes. Não acho que leria o livro, mesmo com as críticas positivas.

    Beijos,
    Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  24. Hey Kétrin! Adorei sua resenha e saber mais sobre o livro, pois ainda não o conhecia!E adorei saber que possui ilustrações. Achei a coisa mais linda <3 Fiquei com vontade de ler :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Ketrin!
    Não conhecia esse livro e você conseguiu apresentar ele muito bem através da sua resenha!! Me deu até aquela curiosidadezinha boa de ler, sabe? Tomara que eu tenha a oportunidade de ler em breve!!
    beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  26. Acho que as melhores amizades são aquelas que acontecem entre pessoas com personalidades bem diferentes, e essa, me parece, foi uma grande sacada da autora. A capa é uma graça. Gostei bastante da ilustração interna também. Mas a história, não sei bem por que, não me conquistou. Mas enquanto lia a tua resenha, pensei na filha de uma amiga que, eu acho, vai adorar esta leitura. Gostei muito da sua resenha!

    ResponderExcluir
  27. Achei muito interessante essa premissa, e a capa me chamou muitíssimo atenção. Acho que seria uma leitura que eu iria aproveitar bastante. Fico contente que tenha gostado, me sinto mais empolgada para investir no livro.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Gostei da capa e da sinopse. Tem um pouco de mistério no livro? Eu gostei bastante da história de amizade dessas meninas e achei o nome Mary Help muito criativo kkkk
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  29. Kétrin, adorei a temática do livro.
    Nunca tinha ouvido falar, mas já fiquei encantada.
    Gostei das três meninas e estou curiosa pela leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  30. Ei Kétrin, tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, bem descontraído e bacana para passar um tempo tranquilamente. Já anotei pra lista. Achei a edição uma fofura mesmo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia o livro e posso dizer que se não tivesse lido a resenha eu nem pensaria em dar uma chance ao mesmo. Engraçado como as vezes a gente já vai logo julgando sem conhecer direito. Pela resenha, achei a história super interessante e fiquei bem curiosa em conhecer essas garotas!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  32. Que diagramação linda! Adorei o enredo e qusro conhecer essas três moças e essas aventuraz que irão embarcar!!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Amiga eu tenho que confessar que eu sinceramente amei a sua resenha
    Me chamou bastante atenção por conta da amizade das personagens e ainda se passar em um HOTEL FAZENDA que na verdade me encanta. Seilá, eu não sei se pegaria o livro agora, mas pode ter certeza que já entrou na minha lista de desejados. Vou tentar fazer a leitura assim que tiver chance, porque tenho precisado mesmo de algumas leituras leves viu?! Adorei a sua resenha. Parabéns miga e continue assim =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-por-que-eu.html

    ResponderExcluir
  34. Oiiie
    Não conhecia o livro mas chamou minha atenção pelo título e sua resenha me deixou bem curiosa, espero ler em breve e curtir, muito legal o tema

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. oi ^^
    gente que diagramação é essa, que coisa mais linda!!
    gosto muito dos livros da editora e ainda não conhecia esse, vou ver se add na minha lista de leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  36. Oee,
    Quase nunca me interesso por livros da editora mas esse.. Já quero! A capa esta linda e gostei bastante da historia.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. P A R A T U D O
    Mary Help? Maria ajude-me? sjdfhalksdfhaskfhjsd gente, socorr
    Adorei a edição, o título da obra e a premissa também. É incrível como pessoas tão diferentes, no fundo, podem ser tão iguais.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi
    Adorei a premissa do livro. com certeza é um livro que eu leria. Gosto de fazer essas leituras mais leves entre uma leitura e outra. Se tiver oportunidade, com certeza, lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  39. Olá! Primeiro queria dizer que adorei o tema do livro, bem levinho e parece divertido de ler. Mas por que um porão??? Eu morro de medo de porões '-' hahaha Ainda não conhecia "Crescer Não É Perigoso", mas ele com certeza entrou na minha lista. Só faltar achar em alguma livraria por aqui!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  40. Parece legal! Lembrei de alguns livros que li da Thalita Rebouça. A diagramação está linda, por que quebra aquela habitual de apenas texto, dá para descansarmos um pouco...
    òtima a resenha!

    Bjs, Maria Clara Vieira
    nasnuvenscmc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oi!
    Confesso que o livro não me chamou muita atenção, acho que foi mais porque não leio muitas histórias de adolescentes, então acabei não me interessando muito.
    Mas o livro é bem curtinho e da pra ler rápido, acho que dvee ser uma ótima leitura pra um fim de tarde só pra relaxar.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem?

    Gostei da premissa do livro. Fiquei feliz em saber que a narrativa é contagiante, vou anotar na listinha, vai que alguém queira me presentear :D ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi! Não sei, mas algo no livro não me conquistou... :( mas gostei muito da sua resenha, valeu pela dica! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas achei a história simples e direta. A Biruta sempre consegue me surpreender com suas histórias e não teve nenhuma vez em que eu não fui agraciada com uma bela narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Nooooooooooooooooossa, só consigo lembrar de: Maria brasileira de tudo, sou capaz!
    Maria verdadeira, tudo que você fizer, eu faço mais <3
    3 Marias sempre chama atenção e eu super leria o livro, apesar de agora não ser o meu momento.
    Parabéns pela resenha, pela forma como desenvolve, explica, descreve, seleciona as informações, definitivamente é muito, muito legal!

    ResponderExcluir
  46. Oi Ket, tudo bem?
    Os livros da editora biruta/gaivota tem sempre uma diagramação muito linda, com esse livro não poderia ser diferente. Porém devo admitir que o enredo do livro não me chamou atenção e não sei se o leria.

    ResponderExcluir
  47. Parece uma ótima leitura a quem tem a idade próxima das garotas protagonistas. :) Eu gosto muito do cuidado que a editora Gaivota tem com seus livros… Tenho certeza de que os valores que essa história transmite fazem valer toda a leitura. :) Infelizmente, não me interessei em ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Oii!

    Não conhecia esse livro, mas ele parece ser muito bom mesmo ^^
    Amei a sua resenha e talvez em leia ele em breve :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir