Resenha: Insegurança no Amor, de Leslie Becker-Phelps

09 novembro 2015


Insegurança no Amor  |  Leslie Becker-Phelps  |  206 Páginas  |  Editora Gente
 
Esse é o primeiro livro da escritora e psicóloga Leslie Becker-Phelps. Em Insegurança no Amor, a autora vai falar sobre relacionamentos e tudo que aflige dentro deles. Além de explicar a questão do apego e a ansiedade em nossas vidas. Logo no começo do livro a autora fala que é importante fazer a leitura com calma para absorver tudo que é necessário. 

Ela ressalta muito sobre o apego, que na verdade é o apego que criamos nos relacionamentos amorosos. Ele começa a existir quando somo crianças nos braços dos pais, o que depende muito da criação. Como por exemplo, as crianças que tendem a se irritar com facilidade e são difíceis de ser acalmadas pelos pais, quando viram adultas não é de se surpreender que irão se aborrecer facilmente e se sentir incapaz de encontrar um sentido confiável de tranquilidade em seus relacionamentos amorosos. A autora nos apresenta os quatro estilos de apego, que combinam com a maneira com que as pessoas se relacionam consigo mesmas e com os outros: o apego preocupado, apego temeroso, apego indiferente e apego seguro.

Outro assunto importante que a autora ressalta é a ansiedade e as emoções que são criadas em cima dela. A ansiedade também é um sentimento que criamos ainda lá na infância, Leslie vai explicar como isso ocorre na vida adulta e nos relacionamentos, abordando o tema família, pois o modo como somos criados por nossos pais pode influenciar positivamente ou negativamente nossos relacionamentos futuros.

No geral gostei muito do livro, eu adoro esses auto-ajuda e sempre tiro lições muito importante deles, de uma maneira ou de outra eles acabam servindo para mim, e não foi diferente com Inseguranças no Amor. Me identifiquei muito com o que a autora contava, eu me considero uma pessoa muito ansiosa, então pude entender tudo e tirar boas dicas para ter mais sucesso nos relacionamentos amorosos.

O livro é dividido em quatro partes: a primeira é A base de todos os relacionamentos, a segunda é Descubra seu potencial: sendo uma pessoa digna de amor, a terceira é Autoconsciência compassiva: o antídoto contra a ansiedade no relacionamento e a quarta e última parte é Estimule sua vida amorosa. No fim de cada capítulo tem exercícios que irão nos ajudar a descobrir quanta ansiedade sentimos no nosso relacionamento, a entender a nós mesmos, a ver o quanto somos influenciados pelos nossos pensamentos, qual nosso nível de autocompaixão, a identificar nossas emoções e até a conhecer nosso parceiro.

Insegurança no Amor é um livro leve e rápido de se ler, ele tem muitos ensinamentos sobre os relacionamentos amorosos e acredito que todos deveriam ler, se possível acompanhados com seus parceiros. Pretendo reler o livro mais para frente quanto eu me encontrar em alguma situação que é descrita aqui, por isso acredito que em alguma época de nossas vidas vamos nos sentir desanimados e incapazes de ter um relacionamento, e é nessa hora que devemos pegar o livro.


43 comentários

  1. Menina, fiquei apaixonada por esse livro.
    Acredita que fiquei um tempão procurando resenhas dele quando foi lançado?
    Agora sim tenho certeza que quero ler!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi. O livro tem uma capa bonita, mas não é o estilo que leria, não curto o estilo auto ajuda, principalmente de algumas correntes da teórica.

    ResponderExcluir
  3. OIiie Kétrin, não sou de ler autoajuda, até agora o único que lei foi o Não se apega, não da Isabela Freitas. Ao ler a sua resenha me lembrou um pouco do livro dela, principalmente da questão do apego a relacionamento amoroso.
    Adorei a sua escrita, parabéns!


    Beijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Olá Kétrin!
    Esse livro preciso ler viu!? A ideia dele de falar sobre relacionamentos e tudo que aflige dentro deles ja me interessou, ainda mais que tem um foco no apego e na ansiedade, que eu acho que eu sou mto tudo isso.
    Eu não nunca li um livro de auto ajuda, acho que não sentia que precisasse, mas esse me interessou pelos assuntos abordados e achei a capa mto linda e fofa.
    Acho que insegurança todos nos temos alguma hora qdo nos relacionamos, espero que o livro possa nos ajudar.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa...
    apesar de não curtir muito esse tipo de leitura, eu gostei da resenha e se pudesse, leria o livro com certeza!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, que amor essa capa, compraria o livro só pela capa hahaha mas em relação do gênero, é algo que leio de vez em quando e olhe lá.
    Beijinhos
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Tudo bom?
    O livro até aborda um tema bacana, relacionamento, mas como.não consigo ler livro de auto ajuda, vou deixar a dica.passar.
    Excelente resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. muito massa, gostei da temática e a capa e maravilhosaaa!
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  9. Amiga olha eu sinceramente estou precisando ler um livro desse gênero, porque eu tenho precisado de muita ajuda por conta do meu relacionamento que foi terminado por causa de um imbecil. Eu sinceramente não compreendo como a gente pode amar tanto uma pessoa e tomar na cabeça depois sabe? Nossa, eu estou com um ódio que vc não tem noção. Queria muito ler esse livro nao só para acalmar meu coração e minhas angustias, mas para tirar um pouco de ensinamento, conselhos, porque estou realmente precisando. Mas preciso arrumar um dinheiro pra compra-lo. Assim que puder vou ver se leio. Adorei !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-o-mundo-desabando-e-gente-se.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Kétrin,
    Confesso que não curto livro de auto ajuda, acho mega sem graça. Depois de ler a resenha e saber que a cada final de capítulo tem exercícios me deixou mais um pouco animada! Curto livros que tem "interação" com o leitor. Quem sabe não crio coragem?
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Gostei!
    Um livro fininho, mas pelo que você descreveu cheio de significados e com ótimas lições.
    Para amar, não podemos no preocupar ou vivermos assim, cheio de incertezas.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oiie
    Acho essa capa uma graça haha dá vontade de ler só por causa dela, eu não leio auto ajuda mas parece ser uma leitura com ótimas dicas, adorei a resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Você não vai acreditar, mas eu acabei de sair do banheiro pensando nas minhas frustrações como esposa e das minhas inseguranças, não as de agora, mas as dos meus 25 anos de casada e abro o seu blog e me deparo com esta resenha. Eu acredito que nada é por acaso e acho que este livro foi feito para mim. Vou comprá-lo imediatamente. Beijos.

    Juci Pauda
    http://jusemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o livro, mas estou apaixonada pela capa.
    Achei a premissa bastante interessante. Com certeza é uma leitura que eu gostaria de fazer, principalmente para saber mais sobre ansiedade.
    Gosto desses livros de auto-ajuda, sempre nos possibilitam tirar alguma lição.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  15. Que livro bacana.
    Adorei a temática e fiquei super curiosa para ler.
    Sofro muito com as minhas ansiedades.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi flor! Não sou muito de gostar de auto-ajuda. Mas este livro em especial me chamou muito a atenção. Gostei das divisões apresentadas e pelo que você descreveu a autora parece ser bem direta nas explicações. Esse negócio da ansiedade me deixou inquieta. heheh E a capa do livro está uma graça! =)

    Sua resenha ficou muito bacana. Gostei muito da forma como você escreve. *-* Parabéns
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosa para saber mais sobre esses quatro estilos de apego, mas não sei se leria o livro. Às vezes até me aventuro em livros de autoajuda, embora não seja um gênero de que sou muito fã, mas o livro tem que chamar muito a minha atenção, e esse não conseguiu... meu nível de ansiedade é bem baixo. Sem´re tiramos algo válido de livros do gênero sim, mas por enquanto não vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá! Fiquei bem curiosa sobre esse livro! Gostei da forma como ela vai abordar para falar sobre sentimentos e afeição. Gosto, quando o livro de auto ajuda é tranquilo, pelo que você disse é uma leitura confortável, e que nos ajuda. Vou procurar por ele. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não tinha por costume ler autoajuda, mas de uns tempos para cá estou encontrando tantas indicações de livros que me deixam curiosa e querendo saber mais...
    Esse é um desses casos. No inicio achei que não seria para mim, mas sua indicação e o diferencial de ter exercícios no final do livro para que o leitor se conheça melhor me deixou mais que interessada. Com certeza entrou na lista de desejados.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  20. Sou ansiosa demais, então esse livro é uma boa pedida.
    Gostei muito da resenha.
    Beijos
    Katia

    ResponderExcluir
  21. Parece bem interessante, mas não para o meu momento. Adorei sua resenha!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  22. Compraria pela capa mas não pelo título, mas lendo sua resenha talvez eu gostasse do livro, me agrada ler livros que tratam da psicologia humana.
    Bjs,

    Juliana Duvi
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi flor, não conhecia esse livro e que capa mais fofa. Bom, não sou de ler esse tipo de coisa, já li livros nesse gênero mas de ajuda financeira ou de organização, de coisas do coração ou de sentimentos nunca li,acho que não me adaptaria a leitura não. Mas gostei da sua resenha e sei que livros assim ajudam muitos leitores.

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Aiii que capinha linda!! Amei antes de tudo! <3
    Adorei a abordagem da autora sobre o tema, APEGO. Apego é tudo que precisamos pensar em um relacionamento, para não fazermos dele uma posse! Aprendi isso ao longo de oito anos em um relacionamento frustrado, aprendi algumas coisas conforme o tempo passou, mas acho que um livro assim sempre, em qualquer momento, tem algo a acrescentar! Adorei!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  25. Eu amo livros assim, essa auto ajuda não é mecânica, que não é receita, que respeita às particularidades.
    A capa é muito fofa, hahaha. Há uns dois anos a melhor coisa do mundo teria sido ler esse livro, mas. Agora que tenho Jesus, não rola mais essas coisinhas, essas picuinhas hahahaha.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  26. Oi Ketrin!!
    Eu sou muito ansiosa, mas não com o amor... Não sofro muito com ele, mas acho que o leria se estivesse em um relacionamento, seria legal aprender a controlar a ansiedade de alguns relacionamentos mais complicados ou em outros momentos.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  27. Ahh, adorei o livro! Eu normalmente não gosto de livros que tendem a condicionar as pessoas, mas esse até que me chamou atenção, mas não no sentido de condicionamento, mas no sentido de delicadeza com o tema abordado. Fiquei encantada pela capa e acredito que gostaria, sim, de fazer essa leitura.

    ResponderExcluir
  28. Não é um livro que eu leria, por não ser o meu tipo literário, mas ainda assim acho que o tema abordado é bem interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  29. PRECISO ler... eu sou bem insegura e acho que esse tipo de livro me ajudaria bastante. No caso nem acredito que seja em relacionamentos, mas na visa msm...
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Kétrin,
    A capa está linda do livro, nem pensei que fosse mais ao estilo autoajuda.
    MAS o fato é que fiz dois semestres de psico na faculdade e por mais conceituado que seja um psicólogo, pelo CRP essa exposição generalizada de algum problema não é bem vista.
    Pois pela forma simples com que é posta, as pessoas costumam se identificar ou minimizar seus próprios problemas.
    Antes de saber disso eu lia muito, mas agora penso muito antes de me dedicar à essa leitura.
    Mas fico feliz que você tenha gostado flor :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  31. Pela primeira vez eu me interessei por um livro de auto-ajuda. Geralmente, passo bem longe deles, mas sua resenha me deixou ansiando por saber o que faz com que o livro seja tão bom.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oie! Linda capa e o teu blog tá lindo.
    Sobre o livro, eu não gosto de auto-ajuda, nem os que tem essa pegada, então não leria afinal esses deixam a pessoa com mais neuras do que já tem.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  33. Oi!
    O livro não faz muito meu estilo, por isso acho que não leria. Mas adorei a capa, achei a edição no geral muito fofa.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Se o livro fosse se livre da ansiedade em dias normais okey, em relacionamentos não sou ansiosa mas no resto da vida kkk.

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Livros sobre relacionamentos não são o meu forte, mas daria sim uma chance a ele. Gostei da capa, me pareceu condizente com a trama.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. O livro parece ser muito bom! Achei mega interessante fala sobre o apego, sobre a criação! Adorei, parece ser um livro bem leve e gostoso de se ler! ><

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Livros de auto-ajuda não me seduzem, infelizmente. Geralmente as temáticas não são boas ao meu ver, sou meio traumatizada. kkk
    Mas gostei da resenha, achei bem decisivo para uma pessoa que está na dúvida se irá ler ou não.

    Adorei a menina levantando o dedo, ali nba ilustração. *-*

    Beijos;**

    http://www.paixoniteliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oii, tudo bem?
    Parece ser um livro muito interessante, aborda essa temática sobre insegurança no amor que atinge muuinta gente por ai.
    Amei o post, parabéns.
    Bjs da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Curiosa pra ler <3
    PRECISO DE ALGO ASSIM,
    porque, vamo combinar né, INSEGURANÇA TEU SEGUNDO NOME É ''Yasmim''

    Yasmim
    http://www.yasmimsramos.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá. Eu não curto muito o tema que foi abordado, até porque não serviria para mim, mas quando o tema é interessante para a pessoa, eu penso que vale a pena conhecer a obra.
    Achei a capa muito amor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Oiii!

    Eu não gosto dessa temática :( sempre acho a leitura um pouco arrastada, mas eu fiquei bem feliz por você ter aprendido bastante durante a leitura. Isso é ótimo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem?
    Eu gosto de livros assim e quando vi esse fiquei curiosa, mas ainda não tive oportunidade de ler e lendo sua resenha fiquei bem animada, porque para falar a verdade sou cheia dos problemas com essa coisa de amor e talvez o livro me ajudaria kkkkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Oiii
    Gostei muito da sua resenha, mas infelizmente não me dou muito bem com auto-ajudas, não tenho muita paciencia hahaha
    Mas achei esse bem interessante e fiquei curiosa :3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir