Resenha: Bom dia, Sr. Mandela, de Zelda la Grange

03 novembro 2015


Bom Dia, Sr. Mandela  |  Zelda la Grange  |  416 Páginas  |  Editora Novo Conceito

Em "Bom Dia, Sr. Mandela", somos apresentados de uma forma sincera e respeitosa a vida de Zelda la Grange como secretária particular do presidente e líder humanitário Nelson Mandela. Ela conta com sinceridade e amor toda a sua experiência ao lado do homem que mudou sua vida, e o mundo. 

Zelda é uma africâner branca, ela nasceu bem na época em que estava acontecendo o Apartheid, que nada mais é do que a transformação do racismo em uma lei na África do Sul. Com isso, Zelda teve uma infância privilegiada por ser de uma família branca, e ela cresceu acreditando no que o apartheid impunha a todos: os negros não prestam, os negros são diferentes dos brancos, os negros não podem usufruir dos mesmos direitos e os negros fazem mal.

A família de Zelda sempre mencionou Mandela como sendo um terrorista, não só eles como todos os brancos da África do Sul. Nelson Mandela viveu vinte e sete anos de sua vida preso injustamente, e quando ele foi liberto e se tornou presidente que uma grande revolução aconteceu. Zelda se candidatou para o cargo de datilógrafa do gabinete da presidência em 1994, o ano em que o apartheid acabou e Nelson Mandela assumiu a presidência.
 

Os dois conviveram muito tempo juntos, é bem perceptível a influência que ele causou nela, Zelda aprendeu a amar e respeitar Mandela. Com o tempo ela começou a chamá-lo de Khulu, que significa avô, e foi isso que ele se tornou para Zelda, um avô. Ele a chamava de Zeldina, fica muito claro a preocupação um com o outro.

Para ser sincera eu não conhecia nada da vida de Nelson Mandela, nunca me preocupei em ir atrás para saber mais. Eu também nunca fui fã de biografias, mas confesso que fui fisgada em ver Mandela pelos olhos de Zelda. Mandela foi um exemplo de homem e líder, ele soube conquistar e liderar as pessoas, ele foi uma inspiração e um exemplo de vida. É incrível ver que ele ficou preso por quase trinta anos e quando foi solto, ainda teve preocupação em não assustar as pessoas, já que muitos o consideravam como um terrorista, injustamente. Ele foi solto e pediu para ficar preso mais alguns dias para as pessoas se acostumarem com a sua libertação. As pessoas brancas temiam que ele fosse se vingar, mas bem pelo contrário, sua única intenção era levar a paz para a África do Sul e ele lutou pela união dos brancos e negros.

Acredito que o livro deveria ser lido por todos, pois até eu que não conhecia nada de Nelson Mandela e também não sou chegada a política, gostei muito da obra. O livro é muito mais que uma simples biografia, ele é um ensinamento de vida, cheio de aprendizagem e pronto para mostrar para o leitor que todos erram, afinal somos humanos, mas quando temos a chance de consertar um erro, é uma obra divina.

37 comentários

  1. Também não conheço nada sobre o Mandela e também não sou chegada em política, mas saber que você também não é e mesmo assim indica esse livro para todos me dá um pouquinho de ânimo de ler... só que o problema é que ele tem fortes concorrentes, já que tenho muitos livros na fila de leitura e claro que os que mais me atraem passam na frente. Mas deu para notar que o Mandela é admirável e a obra super válida, vou vê-la com outros olhos a partir de agora.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá Kétrin,
    Eu tenho intenção de ler o livro por conta do Mandela, mesmo sabendo que não é uma biografia. Mas não por hora.
    Beijinhos,
    Karine!

    Conheça-me: Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  3. Oie, Kétrin!
    Fiquei curiosa pelo livro. Eu também nunca me interessei por pesquisar mais sobre a vida de Mandela, mesmo sabendo o quanto ele foi um ser humano excepcional. Saber, por exemplo, da preocupação que ele tinha em não assustar aqueles que possuíam uma imagem ruim dele... Sei lá, sabe? Trinta anos de prisão e ele pensou nos outros, e não em si. Isso é lindo e raro hoje em dia. Adorei sua resenha, espero ter a honra e ler em breve essa biografia incrível.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando – Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, gosto muito de livros biográficos e autor-biográficos e essa é a segunda resenha que leio desse livro que me deixa animada. Já coloquei na minha lista de futuras leituras e espero curtir tanto quanto você. Ensinamentos em livros eu adoro e esse cara é o cara né?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse livro aparenta ser maravilhoso, me lembrou um filme que eu vi sobre o Mandela, que o enredo era um pouco parecido e fiquei apaixonada. Gostaria de ler esse livro, não apenas pelo seu contexto histórico, mas pelo relato de vida que ele nos apresenta. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiie!
    Agora que li sua resenha, estou muito arrependida por não ter pedido esse livro para a NC!
    Parece realmente que a história tem muita sensibilidade! SENHOR, PRECISO LER ISSO!
    Parabéns pelo post! Ficou lindo!
    Beijinhos!
    Alê
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kétrin,
    Já conhecia a história do Nelson Mandela, tinha feito um trabalho sobre ele, infelizmente não curto muito livros biográficos ou algo do tipo mesmo com sua resenha falando tão bem da obra.

    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
  8. eu tbm gostei bastante da leitura, é um livro que todo mundo deveria ler, a história dele tdo mundo deveria conhecer... <3
    confesso que em vários trechos me emocionei com os relatos de Zelda, o carinho que ela tinha com ele, e acima de tudo o respeito...

    ResponderExcluir
  9. Oi Kétrin, sau linda, tudo bem
    Nossa, você me deixou emocionada. Ele foi um grande homem, não conheço muito da sua história, só um pouco e tudo sobre ele sempre me impressiona. Não sabia que ele pediu para ficar preso mais alguns dias depois de ter sido libertado, nossa, porque o temiam tanto. Também não tenho o costume de ler livros desse gênero, mas se é sobre ele, eu abro uma exceção. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu tenho esse livro na minha lista há um certo tempo e estou com muita vontade de ler, mas nos novos lançamentos que vão surgindo acabei deixando para trás. Espero poder ler logo, não sei se esse ano pois já estamos no fim, mas fico feliz em saber que você deu uma opinião positiva, eu ainda não tinha lido nenhuma, e bom saber que o livro é cheio de ensinamentos. Fiquei curiosa a respeito de o que fez Zelda que havia sido criada cheia de preconceitos contra Mandela mudar de ideia e se candidatar para um cargo no gabinete dele.

    ResponderExcluir
  11. Olá Kétrin,
    Acho que sou como você, nunca fui atrás de saber quem foi Mandela, tampouco sei sobre seus feitos. A premissa desse livro é bem interessante. Pelo que deu para notar, Mandela mudou a vida da Zelda e isso é muito bacana. E um livro que leria com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Acho que um livro, quando no surpreende, é capaz de abrir nossas mentes para experiências diferentes. Adorei saber que, embora você nem se interessasse em conhecer Mandela e tampouco em ler biografias, o livro a manteve envolvida e você chegou a admirar esse grande líder. Com certeza, quero ler essa obra!

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Esse é um dos livros que preciso ler! Conheço pouco tb sobre Mandela, e tb não costumo entrar em discussões politicas, mas gosto muito de aprender, e livros assim sempre nos ensinam muito!
    Parabéns pela resenha!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro deve ser fantástico. Ele era uma pessoa que eu admirava e conhecer um pouco de sua história, deve ser mega enriquecedor. Adorei a resenha, parabéns!

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  15. Oi Ketrin, tudo bem? Estou com este livro para ler, mas fico pensando se não vai ser meio monótono, apesar de curtir bastante as biografias. Já conheço a história do Mandela, mas penso que por alguém que esteve tão perto deve ser bem mais sensível.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Oi! Tudo bem?!
    Eu não sou fã de biografia e autobiografia, e quando vi o livro meio que entortei o nariz, mas a medida que fui lendo a resenha fui simpatizando até ficar comovida. Realmente gostei dos pontos que ressaltou e acho que esse livro eu leria com toda certeza. Também não conheço muito o Nelson, só de ouvir falar mesmo por aí nos jornais. Mas sempre o considerei um grande homem por tudo que fez, de acordo com o que sabia, segundo o que estudei na escola.
    Ótima resenha.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  17. Olá, Kétrin.
    Eu recebi esse livro lá no blog, mas quem leu foi minha amiga Kátia. ela adora biografia e disse que o livro é maravilhoso e assim como você, disse que ele deveria ser lido por todos. mesmo não gostando de biografias, eu tenho interesse em ler ele, por toda história de vida e por ter sido escrito por alguém tão próximo a ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Olá, Kétrin. Sou louca para ler esse livro, adoro a história do Nelson Mandela e tenho certeza que irei adorar conhecer mais sobre a história dele. A trajetória dele, pelo que eu vi em um filme, é linda. Fico feliz que tenha gostado do livro!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Vi esse livro nos lançamentos da editora e logo de cara mesmo não gostando muito de biografias e política fiquei interessada, pois conhecendo um pouco da vida de Mandela, consigo imagina a carga de aprendizado que o livro traz o leitor. sua resenha só afirma isso rs.
    Ainda não tive oportunidade de ler a obra, mas está na minha listinha :)
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  20. Oie tudo bem?
    Ké, todo mundo fala bem desse livro, mas ainda não li. Não tenho costume de ler biografias, mas vou tentar sim, achei interessante.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Já segunda resenha que leio do livro super elogiando, isso me deixa curiosa. Não sou muito chegada a biografias e politicas mas acredito que esse livro tem muito a acrescentar em nossas vidas com suas experiencias e toda a sua vida lutando por igualdade. Irei acrescentar na minha lista de desejados!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  22. Amiga pra te falar a verdade esse livro não me chamou muita atenção nao.
    Até porque não tive interesse em fazer a leitura. Não faz muito meu gênero sabe.
    Leio poucas biografias, mas mesmo assim quem sabe um dia ai eu venha a ler.
    Mas mesmo assim adorei a sua resenha e seu ponto de vista xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-paris-do-oriente.html

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho muita curiosidade nesse livro, mas por não ser bem o meu tipo de leitura, acho que não conseguiria chegar nem na metade do enredo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Kétrin, tudo bom? Olha, eu já era louca pra ler esse livro e fora a sua, li mais algumas resenhas que só teciam elogios sobre a obra! Assim como você, também não sou fã de biografias, principalmente as políticas mas gostei de cara e principalemnte por se tratar de Mandela vou ler sim! Parabéns pela resenha. Bjossss


    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiii, não conhecia o livro e nem sabia da existência, fiquei louca para ler, ainda mais que faço faculdade de história e acho que tenha muita relação. Gostei muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto o livro antes, mas não sabia exatamente qual era a historia e eu me surpreendi. Tenho certeza de que esse livro vai trazer grandes mandamentos para quem a ler.

    ResponderExcluir
  27. Oi!!
    Não conhecia o livro, mas sempre tive vontade de conhecer algo relacionado ao Mandela, seria uma leitura agradável para mim.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Kétrin, eu também não sei muito sobre a vida do Mandela. Só o que vi nas aulas e que meu noivo me falou sobre ele e o rugby.
    Acho que iria gostar de ler esse livro para saber mais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  29. Também não sou o cidadão mais politico do universo,também nunca li nada do Mandela,parece uma boa opção pra começar. Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Oi Ketrin!
    Também não sou muito fã de biografias e confesso que achava que esse livro seria muito MANDELA pro meu gosto, as saber e conhecer a vida da Zelda e do mandela foi bem legal. Até que gostei bastante do livro, apesar de achar ele um pouco arrastado demais.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  31. Oi linda,

    Mandela é o símbolo da revolução na África. Um homem de forte ideal de igualdade e de amor entre as pessoas. Um homem que devia ser estudado nas escolas, como o símbolo de perseverança e esperança num futuro melhor para todos.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oii!
    Eu não gosto muito de biografias, mas confesso que me interessei bastante pela história. Parece ser incrível a leitura, saber mais sobre Mandela.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  33. Olá! Eu nem olhei direito pra esse livro nos lançamentos do mês da NC e agora estou muito curioso pra ler ele depois da sua resenha... Acho que vou comprar na BF pra ler nas férias com uns livros da 2° Guerra que tenho aqui...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  34. Oiiii, tudo bom?
    Flor, já li algumas resenhas desse livro, acho ele incrível...
    Não sei se leria... Mas eu com certeza indico, pelo contexto e pelo que se trata... Principalmente pela pessoa do Mandela ♥
    Quote fofo esse.
    Parabéns
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  35. Olá Kétrin que resenha encantadora...
    Adorei as suas palavras!
    Mas infelizmente esse tipo de livro não é o tipo que combina comigo, não consigo ler historias assim :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  36. Oi!
    Eu gosto muito da história de Mandela, então pense a minha vontade de ler esse livro desde a primeira resenha.
    Sua resenha me mostrou outros aspéctos lindos dessa obra, e espero que eu possa lê-la em breve.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oie, tudo bom?
    Tenho a impressão de que já comentei nesse post. Se sim, desconsidera um deles. Bom, gosto bastante de biografias e por isso estou com esse livro na minha lista de futuras compras literárias. Já assisti um filme sobre a vida do Nelson Mandela e ele era uma pessoa iluminada que conseguia encantar as pessoas ao seu redor. Além disso, ele teve uma importância histórica imensa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir