Resenha: Apenas um Ano #2 (Apenas um Dia), de Gayle Forman

28 novembro 2015


Apenas um Ano  |  Segundo Livro da Série  |  Gayle Forman  |  350 Páginas  |  Editora Novo Conceito

*Contém spoiler do primeiro livro.

Apenas um Ano é a continuação do livro "Apenas um Dia", da autora Gayle Forman. No primeiro livro somos apresentados a história pelo ponto de vista de Allyson, enquanto em Apenas um Ano somos apresentados a mesma história, mas pelo ponto de vista de Willem.

Willem é um aventureiro, ele está sempre viajando para novos países e não consegue ficar parado em apenas um lugar por muito tempo. Ele é um ator e estava apresentando a peça Noite de Reis do Shakespeare quando conheceu Allyson, a quem ele deu o apelido de Lulu. Por alguma obra do destino eles se encontram no dia em que estavam indo embora, e é quando Willem convida Allyson para passar um dia em Paris.

Willem acorda confuso em um hospital e ele não consegue se lembrar o que aconteceu, mas ele sabe que tem alguém esperando por ele. Leva um tempo até ele lembrar da menina que estava com ele em Paris e onde ela estava quando ele sofreu esse acidente, mas já era tarde demais. Agora Willem precisa encontrar Allyson, mas não será nada fácil já que ele não lembra nem do seu nome, apenas do apelido que ele deu a ela "Lulu", ele não sabe onde ela mora e não tem nenhum meio de comunicação que possa chegar até ela. Sem informações, Willem resolve viajar em busca dessa garota que em apenas um dia, despertou sentimentos nele que pensava ser incapaz de sentir.


Apenas um Ano contém uma leitura muito singela, em muitas partes me senti desesperada no lugar de Willem, ele passou por uns bocados nessa vida e nesse livro o leitor conhece toda a vida dele e o quanto ele sofreu e sofre por causa da sua família. Acredito que nesse livro o tema família é mais abordado do que o romance em questão, já que Willem perdeu o pai há alguns anos e com isso ele viu sua família desmoronar, sua mãe voltou para o país de sua origem, por isso ele viajava tanto. Mas agora ele tenta uma aproximação da mãe, ele vai atrás dela e sente que as coisas nunca mudaram, é apenas questão de ponto de vista.

Em relação a Allyson, ele sente que nunca deixou de procurá-la nesse um ano que se passou, mesmo em muitas vezes ter desistido e perdido as esperanças, no fundo ele estava procurando ela em cada rosto que via nas ruas. Em uma das viagens que ele fez, da uma vontade de entrar no livro e dar um chacoalhão nele e dizer "vocês estão tão perto, não desiste!". 

Eu recomendo a leitura desse livro apenas depois de ter lido o primeiro, tem pontos importantes nele que só irão entender com a leitura do livro anterior, por isso é importante ler em ordem. Acredito que esses livros devem ser lido por todos, são leituras singelas e cativantes, totalmente apaixonantes e nos mostram o quanto é importante lutar por aquilo que buscamos sem perder a fé, e como o destino tem a mania de pregar peças em nós.



Série:

25 comentários

  1. Amiga tenho que concordar que a escrita da Gayle é ótima.
    Eu amei os dois livros dela, mas eu vou mais no primeiro, porque o segundo eu achei que teve muita descrição da vida do personagem, principalmente nos contando o que houve depois do que aconteceu no primeiro livro, mas não deixa de ser envolvente mesmo. É uma ótima estória que ainda me deixa curiosa, porque estou doida pelo terceiro. Espero gostar bastante, pois vai ser de arrebatar os corações hahahaha

    E sabe o que eu achei mais legal da ediçào?
    É que a fonte do livro da editora é muito boa, mas eu acho que
    eles deveriam manter apenas as capas iguais, porque APENAS UM DIA
    não foi assim, mas mesmo assim é apenas um detalhe que mais pra frente pode até
    ser relançado se for o caso. Enfim... Mas adorei o seu ponto de vista sobre o livro e espero que você ainda conheça muitas obras da Gayle Forman, pois ela se tornou minha autora preferida depois de ter lido SE EU FICAR e PARA ONDE ELA FOI xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-amor-imortal.html

    ResponderExcluir
  2. Eu me apaixonei pela Gayke ao ler Se eu ficar e para onde ela foi
    Esses dois livros ainda não li, mas quero muito ler e olha que não gosto de romance. Mas acho a escrita dela maravilhosa.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Recentemente tomei uma preguiça de séries, não sei porque. Mas estou evitando. (: Mas parece ser muito bom!

    xxx
    Mari
    www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ketrin, como falei na sua primeira resenha, este foi o meu preferido já que o Willem mostra mais seus sentimentos. Ele tem aquela questão de ir atrás dela e procurar e tudo o mais, mas o que ele vive é tão louco, tão inimaginável na idade dele que me tocou muito mais.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Gayle é vida!!!
    Amo a forma como ela escreve, mas infelizmente ainda não li estes 2 livros(Apenas Um Dia e Apenas Um Ano), lerei em breve.
    Beijos, Maisa.
    reinoliterariobr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Kétrin!
    Eu ainda prefiro o primeiro livro, achei a história bem mais intensa e emocionante. O segundo aé até bonito, mas teve uma hora que fiquei muito cansada durante a leitura, e quase parei. É uma história boa, mas faltou carisma do protagonista.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Fiquei com raiva do Willem no primeiro livro, por ele ter abandonado a Allyson, mas agora não sei mais o que pensar...haha' estou com "Apenas um ano" aqui para leitura, mas tenho tantas outras na frente *-* "Apenas um dia" é um dos meus livros favoritos ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Kétrin, tudo bem?
    Ainda não li Apenas Um Dia e estou bem curiosa para fazê-lo, já que gosto bastante da escrita da autora. Espero curtir os livros quando eu for os ler.


    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da Gayle. Os livros parecem bem bacanas e quero muito ler algo dela, mas não sei se estou no clima para começar agora. Talvez mais para frente.

    Beijos,
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Kétrin.
    Esses dois livros foram os únicos que li da autora e amei eles. No primeiro ela me ganhou e nesse virei fã. Ela conseguiu ser ainda melhor do que no outro. Eu que tinha odiado ele por ter abandonado ela no livro anterior sem nenhuma explicação, pude ver o que realmente aconteceu e me apaixonar por ele hehe. É uma pena que não lançaram o conto que mostra o que aconteceu depois no encontro deles. Mas já dá para imaginar hehe.

    ResponderExcluir
  11. Olá flor, já li várias resenhas do primeiro livro e nunca tinha me interessado tanto quanto agora depois de ler sobre o segundo e saber sobre o carinha que a leva para Paris no primeiro. Espero conseguir lê-los e achar as histórias tão singelas quanto você achou, essa coisa de ter a família na história me anima também, gosto desses assuntos quando são abordados nas histórias. Enfim, gostei da resenha .

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Que bom que você achou uma leitura apaixonante, eu não curti. Tenho um problema com os livros da Gayle, aliás, em se tratando dos segundos das séries... sempre amo os primeiros e não acho graça nos segundos. Achei a atitude do Willem muito autodestrutiva no início desse livro, o que me irritou profundamente. Pelo menos depois ele melhorou. Também não curti o fechamento, com apenas poucas linhas além do final do livro anterior. Esperava bem mais dessa leitura.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Tenho quase todos os livros que foram lançados pela Gayle aqui no Brasil, e o único que não tenho é justamente esse, li esse mês Apenas Um Dia e amei, sem palavras para ele, e não vejo a hora de ler Apenas Um Ano.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá linda,

    tenho os dois livros e ainda não li. Estão na lista de janeiro e espero que eu me encante pela história já que tecem comentários positivos a autora.

    Beijinhos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sabia que ler o segundo livro sem ler o primeiro era uma possibilidade. Não fiz isso porque fiquei com medo de perder algo, não sei, mas então posso ler, né?!
    Então, apesar disso, acho que não seria uma leitura pra agora, porém gostei do seu ponto de vista!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você em que a escrita da Gayle é fluida e singela. Desde a leitura que fiz de "Se eu ficar", achei muito belo a foma como ela vê os personagens, como os conduz. No entanto, acho que este formato de escrever vários livros sob pontos de vistas diferentes pode se tornar cansativo. Eu, particularmente, gosto quando o autor alterna os pontos de vistas entre um capítulo e outro dentro do mesmo livro.... Sei lá, acho mais dinâmico; muitos leitores detestam.
    Abraços!
    Nu.
    Blog As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  17. Oi Ketrin!!
    Eu gostei mais desse livro do que do primeiro e acho que você nem precisa ler em ordem não!! hahah Eu li primeiro Apenas um Ano e só depois Apenas um dia e achei que funcionou muito bem. Amo a escrita da Gayle, então já viu, sou suspeita ahhaha
    Beijos!

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    Já faz um tempo que estou programando para ler os dois livros dessa serie, então quando li que a resenha continha spoiler do primeiro livro, parei de ler, mas quando eu terminar de ler eles, eu volto aqui para contar o que eu achei da historia. ;D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee.

    Muito bom ler sua resenha, ´ppois quero muito ler esses livros, mas como não tenho o primeiro acabo ficando presa. Sua opinião me deixou bem mais curiosa e espero acho tudo isso da trama

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Oláa!!
    Eu apenas vi o filme do primeiro livro e não gostei muito, mas como o livro é sempre melhor pretendo ler sim, pois me parece que é uma leitura gostosa e envolvente!!
    Essas capas são lindas demais!!
    Prefiro quando os capítulos são alternados entre os personagens no mesmo livro, as vezes não tem necessidade em lançar um outro com a visão de outro personagem!!
    Cansa né!!
    ótima resenha!!
    Beijos""

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kétrin
    Parabéns pela resenha! Eu ainda não li o primeiro, mas já ouvi que é bem melhor ler na ordem. Para falar verdade nunca li nada da autora até hoje. Adoro leituras assim que nos cativam e passam alguma mensagem enriquecedora. Acredito que seja normal sentir vontade de entrar no livro e querer mudar algo rs
    Bela resenha, um dia ainda leio o livro. Até lá vou esquecer se tinha mesmo spoiler..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Ketrin.
    Confesso que quando li... A Frase "contém spoiller do primeiro" eu li um pouco do começo e suas impressões finais kkkkkk
    Tenho horror a saber coisas elementares da história por uma resenha kkkkk.
    E essa é uma leitura que pretendo fazer, acho que a Gayle sabe transportar o leitor para o lugar do protagonista e nos fazer sentir junto as dores e amores, gosto muito quando autor consegue isso.
    Beijocas gostei da sua resenha e com certeza vou ler o livro ;)

    Giuliana

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Todos me crucificam por nunca ter lido nada do autor, mas é que eu nunca fui chegada em romances sabe? Sou mais uma boa fantasia. Quando eu sair dessa faze vou procurar pra ler, parece ser uma história muito boa.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Acabei pulando a resenha, pois quero ler o primeiro também e não queria ler os spoilers! hahaha
    Tenho conseguido seguir ilesa apesar de saber o rumo do livro.
    Li o principal e fez com que eu ficasse com aquela coceirinha no coração.
    É um livro muito bonito! Tanto de enredo quando de enredo. A NC capricha!

    Bruna Petri Lima | http://estanterecheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ce falou que tem spoiller,eu ja fugi pras colinas kkkkkk

    ResponderExcluir