Filme: Divertida Mente

25 novembro 2015

Título Original: Inside Out
Gênero: Comédia, Animação, Família
Duração: 1 hora 35 min
Ano: 2015
Direção: Pete Docter

Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.


Em "Divertida Mente" somos apresentados ao nascimento de Riley, e junto a primeira emoção que surge em sua mente: a Alegria, ela não sabia muito bem como funcionava a cabeça da menina, mas foi só apertar um botão que ela fez a criança sorrir. A alegria pensou que aquele sentimento de felicidade seria eterno, até que apareceu a tristeza e fez a menina chorar.

Além da alegria e da tristeza, também surgem o medo, a raiva e o nojinho. Cada emoção tem seu papel fundamental nas características de Riley. A alegria sempre tenta ver o lado bom das coisas e transmitir felicidade, a tristeza sempre vê o lado negativo fazendo com que as outras emoções não entendam qual o seu papel ali, o medo vai protegê-la de qualquer tipo de perigo, o nojinho faz com que ela fiquei afastada de qualquer coisa que pode envenená-la e a raiva demonstra a insatisfação dela com alguma situação.

Essas emoções vivem em uma sala de controle dentro da mente da Riley e de lá elas enxergam a vida pelos olhos da menina, literalmente. Elas tem o papel de fazer com que Riley sinta as emoções, a alegria sempre tenta predominar para fazer com que as lembranças dela sejam sempre de felicidade, fazendo com que a tristeza esteja sempre afastada. Outra coisa importante para comentar, é que as memórias são armazenadas em uma espécie de globo e depende da emoção que a menina estiver sentindo no momento que ela for gerada, a memória vai ser da cor da emoção, como por exemplo amarela se for de alegria, azul se for de tristeza, verde se for de nojinho, vermelho de for de raiva e roxa se for de medo. As memórias são armazenadas ao longo prazo, assim elas podem ser acessadas a qualquer momento.


Riley cresce em Minnesota nos Estados Unidos, ela é feliz com a sua família, com seus amigos e na sua escola, ela é muito boa no esporte que pratica, o hockey. Mas tudo muda quando ela é obrigada a se mudar para São Francisco, na Califórnia. Com isso, antes a alegria predominava na mente de Riley, agora a tristeza e o restante das emoções são mais fortes. Porém, as coisas sempre podem piorar, não é? A bagunça toma conta da cabeça de Riley quando a alegria e a tristeza são sugadas para fora da torre de comando, deixando apenas o nojinho, o medo e a raiva para comandar a menina enquanto a alegria e a tristeza tentavam achar o caminho de volta.

Durante o tempo em que a alegria e a tristeza estão juntas para voltar para a sala de comando, a alegria percebe que a tristeza tem um papel importante igual todas as emoções, e que não adianta tentar mantê-la longe para não trazer triste a Riley. O certo é quando todas as emoções agem em equilíbrio para formar a personalidade da menina, porque se apenas uma tentar dominar, a menina pode crescer e ter problemas de personalidade.


Eu sou apaixonada por animação, e com Divertida Mente não foi diferente. Achei que eles trouxeram de uma forma muito singela um assunto importante, que é as emoções de uma pessoa e quais são as alterações que podem acontecer se alguma emoção estiver de fora. Como por exemplo a tristeza, apesar de todo mundo estar sempre evitando, é fundamental que as vezes nos permitimos senti-la. Em determinadas partes do filme, chegava a dar pena da tristeza, dava para ver que ela estava curiosa já que nunca era chamada e muitas vezes fazia as coisas erradas, mas não era porque queria. Mas o final nos mostra que mesmo a tristeza sendo uma emoção não tão boa, é importante sentimos para ter uma boa formação na personalidade.

Divertida Mente é uma animação que vai encantar a todos, principalmente os adultos. É uma produção totalmente original e divertida.O filme mostra de uma forma leve o funcionamento da mente humana e nos mostra uma mensagem muito importante de que não adianta fugir da tristeza quando o melhor a fazer é encará-la, uma hora ou outra todos vamos nos sentir tristes. Toda emoção tem seu propósito e seu momento, e cabe a nós saber lidar com elas e controlá-las.


Trailer:

47 comentários

  1. Eu sou uma criança grande e adoro animações. Gostei bastante de Divertida Mente, e dei boas risadas. Além de ter esse tema das emoções que acaba nos transmitindo de uma forma ou de outra um melhor jeito de lidar com elas!
    Sua resenha sobre o filme ficou muito boa!
    Abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Oii tudo bem??

    Eu vi esse filme recentemente e adorei. A forma como eles colocaram os humores foi ótimo, e um filne que vale muito a pena assistir. Parabéns.

    Beijos.
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que povo feio fazendo bulling com a tristeza, tadinha. XD
    Mas falando sério, o filme mostra que é muito bom termos um equilibrio em nossas emoções, afinal um pessoa excessivamente positiva pode tomar decisões que prejudica a si e outras pessoas.
    Mas não sei, não consegui me encatar pelo filme, acho que minha irmã pode gostar, aliás ela quer muito ver, então vou passar sua resenha para ela.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro animações, ainda não vi essa, mas assim que tiver um tempinho vou ver. Fiquei ainda mais curiosa agora, me parece bem divertido.

    Beijos,
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Animações sempre nos levam a infância.. Minha favorita é Bay max que explora amizade.
    Quero assistir Divertida mente, deve ser um amorzinho!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu adoro esse filme, acho que ele nos mostra o quanto todas as emoções são importantes. Que não podemos viver sempre alegres, tristes ou amedrontados. Precisamos juntar tudo isso para ter uma vida plena.
    Assisti várias vezes e assistirei muitas outras. Adorei a crítica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Também sou apaixonada por animação, Ké! Estou ansiosa para ver Divertida Mente, baixei mas não deu para assistir ainda. Colocando os filmes em dia essa semana com certeza assistirei, quem sabe amanhã!? E você falou tão bem dele que não tem como não despertar a curiosidade! <3
    beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Quero muito assistir esse filme! Filmes como esse são mais para adultos do que para crianças, na minha opinião. As crianças nem sempre conseguem entender os sentimentos profundos que o filme mostra. Mas vale a pena sim assistir com a família, tendo em vista a qualidade duvidosa de muitos filmes de hoje...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. eu amo esse tipo de filme e esse ai parece ser super divertido , amei seu post me deu ainda mais vontade
    beijos

    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  10. Oiiii
    Guria eu adoro esse filme, já assisti 4 vezes certinho e pretendo assistir muitas vezes ainda <3
    A alegria é encantadora, e vou te contar que várias partes fiquei com raiva da tristeza hahaa
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amigaaaaaaaaaaaaa que lindoooooooooooooooooooo
    Só porque dei a ideia de você fazer isso pro I LOVE né sua chata? hahahahaa
    Mas mesmo assim tenho que confessar que sua postagem ficou maravilhosa e estou doida para ver esse filme. Até meu sobrinho de 5 anos já passou a perna em mim assim que foi lançado acredita? hahahahaha...Espero poder assistir, porque me parece ser um filme muito fofo. Adorei tudo que você falou e espero poder ver em breve.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar.html

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu adoro animações e fiquei bem interessada nesse! Achei a premissa da historia muito fofinha e espero ter oportunidade de assistir em breve!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Kétrin.
    Eu achei super bacana esse tema sobre as emoções, mas infelizmente eu não gosto muito de animações. A sua postagem ficou show, casou super bem com as imagens do filme e tenho certeza de que muita gente vai se interessar pelo filme. Eu sempre prefiro ler a assistir e quando assisto é algum filme de suspense ou comédia romântica.

    ResponderExcluir
  14. Ketrin eu amei tanto mais tanto essa animação que seeu for falar aqui escrevo outro pot rs. Foi muito bem feito e agrada todas as idade, la em casa todo mu do amou, mas o final que mostra o cachorro e o gato me fez rir de doer a barriga kkkk.

    Coração leitor

    ResponderExcluir
  15. Oiiii geeente eu chorei nesse filme!

    Sério, ele é lindo demais! Acho que a Pixar acertou muito ao escrever o filme pq ele.tocou tanto as crianças quanto os adultos. Fora as mensagens que eram inseridas sutilmente. Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oee, eu to doido pra ver Divertidamente, nas ferias eu finalmente vou organizar minha vida com as series e os filmes e finalmente vou poder ver.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu quero muito ver esse filme, parece ter uma história bem bonitinha e interessante, além de que eu amo animações. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  18. Ahhh que fofura, eu ainda não vi esse filme mas pretendo ver logo logo, com o pretexto de que é pro meu filho kkkk mas no final das contas quem quer ver sou eu =D
    ele é super bem indicado.

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Vi esse filme há algumas semanas e também adorei ♥ fiquei com dó da Tristeza, já que a Alegria sempre tentava mantê-la longe do painel de controle e da Riley. Adorei a animação, e achei o final muito fofinho ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. quero muito ver esse filme um amigo disse que ele tem pontos que estudamos em psicanalise e isso me deixou curiosa kk.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu adorei esse filme, assisti recentemente e fiquei completamente apaixonada. E muito mais que uma animação, ele traz lições importantes pra gente sobre nossos sentimentos.
    Eu adorei a tristeza, esse grupo de emoções me proporcionou várias risadas como também me emocionei. É um filme super legal e que indico pra todos.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  22. Eu terminei de ler sua postagem e fiquei pensando o por que de eu não ter ido assistir esse filme no cinema... Deve ser tão fofo *_____*
    Adoro animações e adoro mais ainda quando elas trazem mensagens importantes. Não vejo a hora de conseguir assistir Divertida Mente, ainda mais depois de ler sua resenha.

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  23. Gente do céu eu amo animações.
    Uma bela desculpa é ter um filho pra assistir um milhão de vezes.. hahahaha
    Essa ainda não vi, mas parece ser muito legal!!
    Vou providenciar para ver com o filhote.
    Beijos adorei seu post.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  24. Oiee.

    Nossa, também amoo assistir a essse filmes, pois são sempre divertidos e também trazem uma boa lição de vida e como percebi em sua resenha Divertida Mente não é diferente. Tristeza é sempre bom enfreta-la como tudo na vida.
    Parabéns pela linda resenha e por me apresentar o filme

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  25. Assisti o filme recentemente, e amei, juro, ótimo filme!

    ResponderExcluir
  26. Oi!!!
    Assisti no cinema com minha filha, mãe e avó. Muito divertido e emocionante. Acho que esta animação é mais para os adultos, a mensagem é mais clara, que para crianças, mesmo sendo super colorido. Como sempre a Disney está de parabéns e recomendo a todos.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  27. Eu adoro essas animações! Há filmes desse tipo que são feitos de forma tão inteligente que adultos e crianças conseguem se divertir juntos fazendo leituras diferentes do mesmo filme. Sempre que posso, levo o meu sobrinho ao cinema para nós curtimos juntos uma boa animação. E o que achei mais interessante nesse caso, é o fato de mostrar o funcionamento da mente humana e questionar a importância de prestarmos atenção às nossas tristezas, que também fazem parte da nossa vida. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Já tinha visto o trailer do filme e fiquei bem curiosa até pq animação é um dos meus tipos de filmes favoritos. Ainda não tive tempo de assistir mas imagino que seja um filme bem legal, divertido e talvez emocionante para mim. Espero poder ver em breve.
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  29. Oi Ketrin!!
    Caramba!! Eu achei esse livro tão, tão tão tão tão infinitamente triste. Chorei demais, demais, demais!! Foi horrivel hahahahah Mas, gostei do filme, só não assistiria de novo, porque me senti muito triste quando o amigo imaginário tem aquele fim T_______________T
    Mas, agora eu sei o que acontece quando a musica da xuxa vem do nada na minha cabeça hahahahah
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  30. Legal essa visão de como as emoções nos controlam. às vezes é realmente difícil manter o equilíbrio e não deixar que uma só tome a dianteira.
    Fiquei com vontade de ver! Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  31. Gente, esse filme é o mais amor de todos. Eu nem acredito no quanto que eu chorei com o final, sério!
    Todo mundo deveria assistir, é maravilhoso.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Eu simplesmente amei esse filme, é um desenho bem adulto até, cheio de questões a se pensar e achei muito bom o jeito que o filme foi construido, os personagens, tudo <3
    Minha personagem preferida é a njinho, acho ela uma gracinha UHSUAH
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Ai, guria. Eu também amo animações e desde que lançou, estou louca pra assistir essa. Tá na minha lista há um bom tempo. Parece ser super fofa.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  34. Deve ser uma animaçao bem fofinha, só pelas imagens e o trailler já fico imaginando ^^
    A história tem uma premissa criativa e bacana, legal o lance das cores pra representar os sentimentos da menina...
    vou tentar assistir logo logo...
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Oi Kétrin!
    Assim como você também adoro animações. Mas confesso que não tinha visto esse filme, se vi não dei a atenção devida, mas agora lendo a sua opinião e sabendo mais sobre do que se trata, fiquei mega curiosa, assisti ao trailer e achei muito divertido e diferente. Verdade, precisamos sentir todas essas emoções, mesmo que seja uma coisa desagradável, faz parte da vida. Irei assistir com toda certeza. Adorei a dica!

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  36. Kétrin, que legal ler suas consideração sobre essa animação. Já tive a oportunidade ver, mas optei por não assistir, por achar que era algo sem sentido. Mas por tudo que você falou, vejo que perdi a oportunidade de refletir sobre vários pontos da nossa vida. O filme parece ser uma bela metáfora dos nossos sentimentos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Eu amo animações e assisto a todas! hahahahaha
    Essa foi uma que demorei a assistir, mas quando finalmente tirei o atraso, fiquei apaixonada!!! A tristeza é um amor e achei bem legal conseguirem mostrar isso para as crianças, que a tristeza também é necessária na vida (isso foi dito para mim por meu afilhado de 6 anos, achei uma fofura).

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  38. Oie tudo bem?
    Eu adoro animações, uma amiga minha inclusive acabou de me indicar Inside out pra assistir, já tá na lista. Uma ótima também é A origem dos guardiões.

    ResponderExcluir
  39. Eu amoooo animações e Divertidamente está na minha lista para assistir desde que foi lançado. Eu achei o enredo tão fofinho e os personagens são uma graça. *-*
    Acho a Tristeza uma coisinha linda, gente! Tô doida pelo funko pop dela. <3
    Que bom que curtiu o filme. Por tudo que vc falou, acho que vou gostar bastante.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  40. Oi Kétrin,
    Adorei sua opinião final sobre a importância da tristeza...
    O que você falou é bem verdade, precisamos de todas essas emoções para amadurecermos.
    Estou doida pra ver esse filme, acho a ideia e o trailer uma fofura sem tamanho e adorei ler um pouco mais dele aqui no seu blog.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  41. Oie, tudo bom?
    Sou a louca das animações, mas não assisti esse filme ainda, apesar de ter muita vontade. Também achei interessante que eles tenham tratado um assunto adulto como as emoções de uma forma infantil para as crianças entenderem. Fora que os sentimentos são super fofos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Assisti esse filme ontem! Amo animações, e essa entrou na minha lista de preferidas!!!
    As metáforas, como os mundos desmoronando, foram emocionantes.
    Ri muito no final quando mostra a mente dos gatos, rsrs

    Ótimo post, bjs!
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Olá! Também amo animação! Ainda não assisti, mas minha viu e disse que é uma delicia de filme. Achei muito legal eles montarem a história em cima desses sentimentos tão comuns em nós. Vou esperar para assistir no telecine, junto com a minha filhota. Amei seu post! A Alegria apertou o botão várias vezes aqui!!! Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oiii, tudo bem?
    Ainda nao assisti esse filme, mas parece ser muito divertido mesmo, adoro animações.
    Amei o post.
    ♥♡Bjs ♡♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oi! <3
    Eu gosto de animações, mas ainda não assisti este filme, em breve quem sabe rs.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Alguém no mundo não ama esse livro?
    IMPOSSÍVEL.
    Eu amo esse livro porque ele é pra adolescentes.
    Não pra adultos e muito menos pra crianças, mas, pra adolescentes.
    Essa é a primeira obra de animação que vejo e me arrisco a dizer que mesmo com todos os filmes adolescentes de meninas maldadas a meu geek favorito, não temos um que fale sobre a criação de personalidade e caráter.
    Amei.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  47. Eis mais um exemplo que a animação atual é feita para adultos. Esse filme me fez chorar... e eu adorei a sua resenha e as imagens.
    Quero comprar o blue ray pra levar pra vida <3

    ResponderExcluir