Resenha: Prometo Falhar, de Pedro Chagas Freitas

09 outubro 2015


Prometo Falhar  |  Pedro Chagas Freitas  |  399 Páginas  |  Editora Novo Conceito

Prometo Falhar é um livro composto apenas de crônicas que falam sobre as diversas formas de amor. São eles o amor pelo seu parceiro, pelo pai, pela mãe, pelos filhos, pelos familiares e até o amor pela vida. São crônicas que mexem com o psicológico do leitor dependendo da fase em que se encontra na vida, eu por exemplo fiquei cativada e emocionada desde a primeira crônica que li, me emocionei em diversas delas e também me peguei refletindo ao final de cada uma. 

Cada crônica tem o seu valor, em cada uma delas é possível tirar uma mensagem e uma reflexão. O autor trouxe a realidade explícita em cada texto, nos mostrando que existem diversas formas de amar; pode ser o amor politicamente correto, como também pode ser o amor em que erramos e provamos a si mesmo que não somos perfeitos. 
 

Pedro Chagas Freitas tem o dom de escrever, ainda mais quando o assunto é o amor. Particularmente esse livro se tornou um dos meus favoritos, eu sempre fui apaixonada por textos e crônicas que falassem sobre o amor, tanto é que quando eu era mais nova colecionada cadernos e cadernos em que eu copiava a mão todos os textos que eu encontrava sobre o amor. Então, imagina a minha felicidade quando soube do que se tratava esse livro.

Uma coisa que gostei muito foi do título do livro "Prometo Falhar" já fala tudo, no próprio título o autor está dizendo que somos humanos e humanos falham o tempo todo, se não fosse por essas falhas talvez nunca iríamos conseguir acertar. Por mais que tentamos ser perfeitos quando o assunto é amor, no fim percebemos que o amor acontece quando desistimos de toda essa perfeição.

Para ser sincera me faltam palavras para descrever o quanto esse livro é significativo para mim, é uma leitura que recomendo a todas as pessoas. O Pedro tem uma escrita extremamente cativante e de fácil entendimento, eu prestei atenção de um jeito único em cada palavra escrita por ele e fui conquistada por essa leitura. Por isso, acredito que Prometo Falhar tem muito a oferecer a cada pessoa, sei que cada um irá deixar ser conquistado dessa forma única como eu fui e irá apreciar a leitura do seu jeito.

25 comentários

  1. Comprei esse livro totalmente por impulsivo depois de ficar apaixonada pelo título, tanto que eu só fui ler a sinopse em casa com ele já em mãos. Sua resenha me animou muito a ler e já está na prioridade da lista.
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem ?

    Ainda não li esse livro, mas estou intrigada pelo seu conteúdo desde o dia em que foi lançado. Quando entrei no estande da Novo Conceito na Bienal, vi que o livro estava em destaque e por pouco não o comprei. Agora, quando vejo resenhas super positivas a respeito, me sinto idiota por ter adiado essa leitura. Fico feliz que tenha gostado e que ele tenha tido um significado especial para você. Espero poder compartilhar esse sentimento quando iniciar a leitura.

    Parabéns pela resenha!

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  3. Olá; num primeiro momento, nem tinha dado muita atenção ao livro, mas tenho visto tantas resenhas positivas que estou muito curiosa para poder lê-lo e conhecer o que Pedro Chagas tem a me dizer sobre o amor.

    ResponderExcluir
  4. Não costumo ler crônicas e também não gosto muito de histórias de amor, mas lembro que alguém disse que aqui o amor é amplo, não só o amor de um casal, e isso me fez querer ler esse livro.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Kétrin, tudo bem?
    Tenho lido várias resenhas sobre Prometo Falhar e praticamente todas são tão positivas quanto as suas.
    Eu curto bastante ler livros de contos então fiquei bem interessada em conhecer essas histórias sobre o amor.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Amiga esse livro já não recebi de cortesia, mas eu ainda não tive tempo de ler.
    Quero muito ler, porque pelas primeiras páginas que li achei bastante interessante viu.
    Me parece ser um livro maravilhoso por conta do que o autor conta, porque peguei os primeiros capitulos, mas não continuei. Espero ler assim que puder. Parabéns pela sua resenha, porque ficou muito bem escrita =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-zac-mia.html

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Estou louca pra ler esse livro! Ele é delicado ao escrever, sua forma de ver o amor é única, não a toa, é sucesso por onde passa. Só não comprei porque não tenho dinheiro :/ Excelente resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ketrin!
    Tenho visto várias resenhas lindas sobre esse livro e a sua não é diferente. Eu quero muito ler logo esse livro, ele tá aqui pra eu começar, mas tenho tanto medo de me apaixonar pela escrita do Pedro, que depois fique órfã da leitura, entende?
    Mas, uma hora ou outra eu tenho que encarar e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  9. Olá Kétrin,
    Vou confessar que me decepcionei um pouco com essa obra, pois quando vi as divulgações e a capa, acreditei cegamente que fosse uma linda história de amor, e aí são crônicas kkkkk
    Mas apesar disso, tenho que concordar com você, as crônicas dele são lindas e muito tocantes.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Esse livro tem tudo que me agrada! Eu acho que a mensagem que o autor tenta nos passar é sensacional. Gosto de livros que nos faz pensar, refletir melhor e até entender o que está acontecendo ao nosso redor.

    Ótima resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sempre vejo bons comentários sobre esse livro, mas preciso ser sincera e dizer que ele em nada me atrai =/ Não gosto de crônicas, então essa dica eu vou deixar passar...
    Ainda assim, ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. oie como vai?
    eu compreendo um pouco do que você sentiu, eu senti isso com um livro esse ano, eu quero muito ler prometo falhar e a cada resenha que leio fico mais ansiosa, adoro livros assim, que deixam uma reflexão.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Esse livro já era sucesso em Portugal, depois que veio para cá não foi diferente. Tenho visto muitas resenhas positivas sobre o autor e seu livro. Minha resenhista leu ele e adorou! :) Fico até curiosa...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Oi Kétrin!
    Nossa que decepção. Não fazia a menor ideia que esse livro se tratasse de crônicas, que é algo que eu realmente não consigo gostar.
    Definitivamente é um livro que não foi feito para mim.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Cara, me dá até vergonha de comentar sobre esse livro, pq eu sou muito babada nele. Adoro e é das melhores coisas que li este ano.

    ResponderExcluir
  16. Essa parte de vários tipos de amor lembra um pouco das explicações no Monge e o Executivo, eu acho. Eu achei legal, bem realista, afinal é amor, né? Amor é algo tão simples, tão comum e ainda assim tão bonito.

    ResponderExcluir
  17. Mais uma resenha de arrancar o coração de Prometo Falhar. Eu não dava muito por esse livro, mas há tantas pessoas o elogiando, que eu acredito que irei fazer a leitura assim que me for possível. Estou com forte impressão de que iriei amar o livro. Espero que esteja certa. rsss
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. O que chamou minha atenção para esse livro foi a capa.
    Mas saber que ele é um livro que fala do amor, me deixou ainda mais curiosa.
    Essa é a primeira resenha positiva que leio dele e por isso não vou criar altas expectativas, mas vou ler assim.

    ResponderExcluir
  19. Kétrin, todas as resenhas que vejo desse livro são só elogios.
    O livro parece ser muito bom.
    Ele tem um título bem sugestivo que por si só desperta bastante curiosidade.
    Quero ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  20. Oii,
    Comecei a ler esse livro e tive que parar.
    Mas o que pude ler, senti muito amor em cada palavra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ganhei esse livro da Editora e não sabia o que esperar dele. Fiquei completamente apaixonada, mesmo não sendo o tipo de livro que eu costumo ler.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Caramba sua resenha me deixou de boca aberta, não tinha me interessado pelo livro, mais agora depois de sua resenha maravilhinda, vou dar uma chance assim que puder
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Minha amiga fez a resenha desse livro no blog, mas confesso que fiquei louca para ler também. Gosto muito de crônicas, e assim como você, eu também copiava esses textos, ou cortava das revistas.
    Adorei a resenha. Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Tai um livro que quero muito ler!
    Vejo tanta gente falando bem dele, sua resenha está super cativante flor
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oii!

    Quero tanto ler esse livro!! Amei a sua resenha!
    A capa é linda e a promissa é maravilhosa :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir