Resenha: Para Continuar, de Felipe Colbert

05 outubro 2015


Para Continuar  |  Felipe Colbert  |  221 Páginas  |  Editora Novo Conceito

Leonardo César foi diagnosticado recentemente com um grave problema no coração, ele tem cardiomiopatia dilatada idiopática, que o impede de fazer coisas que adolescentes normais fazem, como por exemplo exercícios físicos e até levar um susto muito grande. Por isso seus pais são super-protetores e fazem de tudo para deixar Léo fora de perigo. Fora isso ele tenta levar uma vida normal, ele é estudante de Design Gráfico no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e para chegar na faculdade ele precisa pegar o metrô todos os dias. 

Em um dia qualquer indo para a faculdade no metrô, Leonardo avista de longe uma garota que lhe chama a atenção na hora com seus traços orientais. Leonardo faz uma tentativa meio frustrada de aproximação, com o passar dos dias a garota japonesa invade seus pensamentos e Leonardo fica inquieto até encontrá-la novamente e descobrir onde ela mora. Seguindo a garota pelo bairro da Liberdade, Leonardo descobre que ela mora e trabalha em uma loja de luminárias japonesas.

Ayako Miyake mora com seu ojiisan (seu avô), juntos eles cuidam da loja e compartilham de um grande segredo que vive no porão de sua casa/loja. Lá dentro existem várias lanternas e cada uma delas representa uma história diferente e com um significado, e o dever da garota é protegê-las e não deixar ninguém chegar perto delas ou tocá-las, o que pode gerar um grande problema.

É possível que o amor de duas pessoas possam ser representados por uma luz?

Para Continuar é um livro maravilhoso, ele contém uma linda história de amor e confiança. Ele é um daqueles livros que eu li sem esperar nada demais, e como eu fui surpreendida positivamente, com essa trama singela e delicada que ganhou um lugar muito especial em meu coração e na minha estante.

Achei incrível que Leonardo mesmo com a doença que o impede de fazer muitas coisas, não foi impedido de ir atrás do seu amor e de lutar por ele, posso dizer que ele passou por umas poucas e boas em nome do amor. Ayako é a típica garota simples e delicada que ganha o leitor facilmente, ela tem todo aquele jeito meigo e que faz as coisas sempre pensando nas pessoas a sua volta, achei muito lindo o carinho e o cuidado que ela tem pelo seu avô. Tem também os personagens secundários que são essenciais para a construção do livro, como Penken que é o melhor amigo de Leonardo e tem uma personalidade divertida, mas confesso que teve um acontecimento ali no meio da história que fez eu pegar um desgosto por ele. Tem também o avô de Ayako que é um típico senhor japonês que leva muito a sério sua cultura e as tradições. Acredito que dentre todos eles, Ho foi quem teve um papel fundamental no livro, ele sempre foi apaixonado por Ayako e viu em Leonardo um inimigo, com isso aconteceu todo o drama da história e deu um final sensacional.

Esse foi o primeiro livro que leio do Felipe Colbert e devo confessar que não me decepcionei, ele leva a narrativa leve e fluida, capaz de terminar a leitura em uma única sentada. O livro é visto em três pontos de vista, em primeira pessoa pelo Leonardo, e em terceira pessoa por Ayako e por Ho. Gostei muito do modo em que o autor pesquisou a cultura japonesa e ainda mais pela história se passar no bairro da Liberdade em São Paulo, eu nunca tive a oportunidade de conhecê-lo mas sempre ouvi muitas coisas boas de lá, e fiquei muito feliz de ele ser descrito em pequenos detalhes no livro. Achei que o Felipe Colbert dominou todos esses elementos e criou uma história fantástica em cima dele.

Para Continuar é um livro para ser lido por todos, é perfeito para quem está naquela famosa ressaca literária, com esse livro eu garanto que você irá sair dela! É um livro que trás uma linda mensagem de amor e confiança e junto com elas um final arrebatador, meio previsível mas teve um detalhe que superou tudo.

34 comentários

  1. eu já conhecia a escrita de Colbert, mas apesar de ser leve e fluída, achei uma obra bem previsível... já tinha sacado o lance do final antes da metade do livro... só fui até o fim porque realmente não chega a ser uma leitura cansativa... e a capa dele é bem bonita...

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Não conhecia a obra ou o autor, mas a trama chamou bastante a minha atenção. Parece ser um livro bem fofo *-*

    Adorei a resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu queria ter gostado mais desse livro, não sei. Achei o enredo com muito potencial, mas ai os personagens e o proprio autor deixou um pouco a desejar.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não faço parte de 'todos' e não curti o livro. Quando estou com ressaca literária não leio esse tipo de livro, a escrita é mecânica.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro já está na minha lista para o desafio que sigo, como eu gosto muito da cultura japonesa quero muito saber como ele usou no livro.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Para Continuar é um livro encantador e a maneira que Felipe escreveu e contou a cultura japonesa é realmente cativante.
    Merece ser lido por todos.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu sinceramente tenho que confessar que amei a sua resenha do livro.
    Eu ainda não fiz a leitura. Quem vai fazer a resenha é a linda da Tamara. Espero poder ler a resenha dela também para ver o ponto de vista de ambas, mas eu estou curiosa para fazer a leitura, porque deve ser um livro muito lindo pela trama que você descreveu. E tenho que confessar que também não estava com muitas expectativas para ler o livro não viu? Mas depois da sua resenha quem sabe... hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-enquanto-houver-amor-havera.html

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor.
    Eu ainda não li esse livro, mas me interesso pela cultura japonesa e esse elemento na história – sendo contextualizada no Brasil – me atraiu muito. Eu espero ler em breve e conhecer, finalmente, o talento desse autor. O romance em si não me é convidativo, mas o enredo – retratando um pouco a realidade dos imigrantes japoneses – me encanta.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. oie como vai?
    pela sua resenha o livro me parece tão lindo, mas não sei se seria algo que eu leria em plena ressaca literária =/

    ResponderExcluir
  10. Desde que a editora mostrou esse livro eu já queria na minha coleção, pois é muito bonito e claro que ainda não tive a oportunidade de adquirir. Espero que um dia eu possa desfrutar dessa leitura.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kétrin, tudo bem?
    Tenho lido ótimos comentários sobre esse livro e apesar de ele não ter chamado minha atenção quando foi lançado, agora me sinto tentada a realizar essa leitura.
    O que mais me deixa curiosa nesse livro é conhecer um pouco da cultura japonesa e também do bairro da liberdade que é tão conhecido!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  12. oie, td bem ?!
    eu estou louca pra ler esse livro, eu estou guardando dinheiro, espero gostar do livro, depois que li sua resenha fiquei com mas vontade de ler!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu tive a oportunidade de conhecê-lo na Bienal do Rio e eu, burra e pobre, acabei não comprando. Me arrependo cada dia mais cada vez que vejo uma resenha bem escrita, como a sua, elogiando a obra. Ela está na minha lista, assim que puder, comprarei.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, já li esse livro e tive as mesmas impressões que você. Acho que concordamos em muitos aspectos. Gostei do livro, apesar de ser simples e um pouco clichê. Mas a moral da história é linda, não é? Também foi minha primeira experiência com o Felipe Colbert, mas espero ler mais livros dele. Curti muito a leitura e também acho que é ideal para ler depois daquela famosa ressaca.

    Http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Eu ainda não li esse livro, mas estou morrendo de vontade. A história parece ser sensacional e o autor parece ter sido incrivel na escrita. Lembro que na Bienal falei com ele por alguns instantes e adorei poder conhecer mais dele. Super simpatico.
    O que mais me encantou foi saber que ele pode ser ideal para um ressaca literaria <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  16. Olá; a cada resenha que vejo sobre esse livro, fico mais animada para lê-lo, ainda mais por envolver uma outra cultura, o que sempre me interessa.

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Apesar de você ter gostado e recomendado o livro para todos por ter uma boa mensagem, o livro não me chamou a atenção por ter uma história que não me atrai muito. A Sinopse não me prendeu a a história do livro me parece muito com algumas outras que temos por aí, não posso dar minha opinião sobre o livro, pois ainda não o li, mas essa é uma obra que eu não leria agora.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OI Ketrin!!
    Eu não estou achando o livro tão legal assim. Acho o Leonardo um chato e a história meio morna, não sei se do meio pro fim vai ficar mais legal, eu espero que sim, mas que bom que você gostou bastante!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Oii,

    Estou com esse livro, na minha lista para ler.
    E estou ansiosa para ler, já que ouço falar tão bem dele.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Kétrin, ainda não li nada do Felipe Colbert e mesmo antes de ver os milhões de resenha que estão surgindo agora eu já estava louca por essa leitura.
    A cada instante acho a história mais linda e sinto que preciso ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Já tinha visto essa capa por aí, mas não sabia a história (sim, a capa, não sabia o nome haha). Eu estou em uma ressaca literária, obrigada pela dica, apesar de eu ter ficado saturada de Sick-lits há um tempo, é bom dar novas chances.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Acho a capa lindo! Mas pelo que foi contado da trama, ela me parece bem previsível... não?! Enfim, acho que pra quem está de ressaca literária realmente é uma boa pedida.
    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  23. Todas as resenhas que leio sobre esse livro me deixam com vontade de ler, ainda mais sabendo que o autor é brasileiro... Fora que a capa é linda e a história parece muito interessante.

    Mari
    http://pequenosretalhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Gente. Que capa linda é essa?! Se eu curtisse romance,já tinha entrado na minha wishlist,parece legal mesmo pra quem curte o estilo.

    ResponderExcluir
  25. Kétrin, esse livro tá me deixando na dúvida. Opiniões boas e ruins, não sei o que pensar ainda nem se vou ler.
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Morro de curiosidade desse livro por colocar o leitor em um 'mundo diferente', incluindo a cultura asiatica, a qual leio muito pouco por aí.
    Adorei sua resenha, e fiquei bem curiosa pra ler

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por tudo relacionada a cultura oriental, então quando fiquei sabendo que esse livro aborda um pouco sobre eu fiquei beem animada mesmo, além disso essa capa me deixou com os olhos brilhando, então só por isso já compraria o livro, mas lendo sua resenha deu para perceber que o livro realmente vale a pena, por isso espero ler em breve.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Kétrin!
    Acredita que quando abriu a estante da NC com esse livro eu deixei passar? E a cada resenha dele que leio tenho vontade de bater com a cabeça na parede, pq até agora não li nada negativo sobre ele. Quem sabe no futuro eu não consiga ler?
    Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  29. Ei Kétrin, tudo bem?
    Confesso que quando vi a capa e a sinopse desse livro ele não me atraiu nem um pouco. Mas através da resenha pude conhecer um pouco mais sobre a história e a achei bem interessante. Agora estou curiosa para ler o livro e conhecer um pouco mais esses personagens.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  30. Gente, todo mundo fala bem desse livro, eu acho a premissa dele incrível ♥
    Quero muito ler, vamos esperar aquelas mega promoções!
    haha
    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  31. Oi, Kétrin!
    Eu não me senti atraída pela capa e pelo livro, e apesar de sua resenha ter sido bem escrita e estruturada, continuei com a opinião de que não leria. Ainda estou bem fechada no meu mundinho de fantasia épica, sabe?
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  32. Oiii
    Conheci o autor na bienal aqui de SP ano passado, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dele. Esse livro parece ser um pouco diferente e pelo que vc disse, encantador.
    Me deixou curiosa... vou procurar um pouco sobre ele.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  33. Oii!

    Quero muito ler esse livro! A capa é linda e a promissa que conquistou!
    Já anotei a dica e espero ler em breve ^^ Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  34. Oii..
    Não vejo a hora de conferir essas história que parece ser sim és, porém linda. Já li muitas resenha positivas e isso aumenta a minha vontade de conhecer mais a fundo esses personagens.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir