Resenha: Neve na Primavera, de Sarah Jio

19 outubro 2015


Neve na Primavera  |  Sarah Jio  |  333 Páginas  |  Editora Novo Conceito

Em Neve na Primavera, Sarah Jio intercala duas histórias que no fim tem uma ligação única. Conhecemos Claire Aldridge, uma jornalista muito dedicada, porém, infelizmente dentro de um ano ela passou por uma perda muito grande que a afetou drasticamente. Além de tudo ela está passando por uma fase difícil onde está vendo seu casamento desmoronar e faz muito tempo que ela não consegue se envolver em uma matéria. Contudo, Claire é designada a escrever sobre o "Inverno das Amoras-Pretas", uma expressão climática para descrever o frio repentino que chegou no final de uma estação.

Por coincidência, há mais de setenta anos atrás na década de 30,  aconteceu essa mesma mudança de temperatura e nessa mesma data um menino de três anos desapareceu. Daniel vivia com sua mãe Vera em um apartamento muito pobre no centro de Seattle, Vera é camareira e tenta fazer com que o pouco dinheiro que ganha, cobrir as despesas dos dois. Uma noite antes de acontecer a tempestade de neve, Vera sai para trabalhar e é obrigada a deixar o pequeno Daniel sozinho em casa. Quando ela volta, pecebe que seu mundo caiu quando Daniel não estava à sua espera. Desesperada ela tenta mover mundos para encontrar seu filho, mas naquela época os pobres não tinham voz e a polícia não quis ajudar, dando a entender que o menino havia fugido.

Claire fica envolvida com esse acontecimento e ela decide que precisa descobrir o que aconteceu com Daniel. Ela vai cobrir a matéria e mais do que isso, ela vai fazer de tudo para encontrar essas respostas e desvendar o mistério que foi deixado para trás. 

Mas aí que está o "que" da questão, qual é a relação desses fatos? O que Claire tem a ver com o passado de Vera? As respostas são surpreendentes.

Neve na Primavera é um livro extremamente emocionante, fiquei encantada com o talento da autora de me emocionar tão facilmente. Aqui tem uma história digna de ser lida por todos, a autora trata os pequenos detalhes com muita importância. Sentimos na pele o que cada personagem está sentindo, esse sentimento de dor e as dificuldades, já que esse é o principal assunto do livro: a dor. Ela aparece aqui de diversas formas, tanto em Vera com a perda do seu filho, quanto em Claire pela perda que ela teve recentemente e com o seu casamento que está se acabando.

Os personagens são muito bem construídos, tanto Vera quanto Claire são mulheres extremamente fortes e incrivelmente maduras. Vera passou por uma situação complicada no desaparecimento do filho, ela não fazia ideia de onde ele estava mas ela acreditava que ele estava em algum lugar bom e estava sendo bem tratado, ela passou por muita coisa para encontrá-lo, infelizmente ela não teve um final feliz. Claire está passando por uma situação delicada na sua vida pessoal, e mesmo assim ela usa todo o seu tempo para ir atrás de informações sobre o desaparecimento de Daniel, ela se envolve tanto com essa matéria que muitas vezes parecia fazer parte da vida dela. Mas temos um final muito surpreendente.

Eu me emocionei muito com o final do livro e acredito ser o tipo de leitura que emocionará muitos leitores ainda. Acredito que esse é um livro que deve ser lido por todos, ele trata de assuntos muito importantes como a perda, a humildade, o amor ao próximo, tudo isso envolvendo duas histórias que são únicas. Foi muito satisfatório viajar no tempo e me emocionar de diversas formas, esse é o poder do livro. 


46 comentários

  1. Oieee. menina que bom que gostasse do livro, fico tão feliz quando alguém gosta a escrita da autora.
    Neve na Primavera me fez chorar, a história é maravilhosa e cheia de amor.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oii, sabe que eu não estava interessada nesse livro? Eu achava que ele era um romance, todo bonitinho (pela capa) e vejo que era algo diferente. Não é um tipo de leitura que eu esteja acostumada, mas gostaria de sentir essa emoção que você diz, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não li esse livro, mas sempre que vejo a capa eu quero pega-lo, achei a história dele muito bonita, gosto muito desse jeito de contar com a jornalista nos dias de hoje investigando a história de um menino nos anos 30, e ao mesmo tempo saber como era as coisas no tempo do menino.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie flor!
    Eu já li esse livro e é lindo! É o segundo livro que eu leio da autora e estou apaixonada pela narrativa! É delicada, emocionante, mesclando drama com romance na medida certa!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Nunca havia ouvido falar do livro, mas já estou interessada, principalmente quando o pessoal começa a falar que o final do livro é surpreendente... Gente, isso só atiça minha curiosidade a níveis absurdos! HAHA

    http://exalandopurpurina1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá...Kétrin, tudo bem???
    Nossa sempre que leio a resenha desse livro sinto-me emocionada, porque imagino qual a relação das duas histórias, desde que eu li muitas resenhas sobre a história... fiquei maquinando na minha mente o que poderia ter acontecido para interliga-las... bom pretendo ler o livro um dia... ando sem dindin... e tenho dado preferências as minhas continuações, mas talvez no ano que vem venho aderir esse livro para me emocionar assim como os outros.. leitores... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. lembro que quando vi o livro achei ser mais um romance clichê mas cada resenha que lia me encantava mais com a história e fica mais curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi Kétrin,
    Eu adoro a capa desse livro e quase comprei ele por causa disso mesmo sabendo que não iria ler. Esse livro não faz muito meu estilo e livros muito dramáticos me deixam deprimida rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  9. Eu conheço o livro, não acho que seja ruim, mas não consegui sentir qualquer emoção ou carisma pelo enredo, talvez, curta outros livros da autora, mas esse não funcionou comigo.

    ResponderExcluir
  10. Ola Ketrin lindona como mãe ao ler a premissa já fico com o coração apertado e acredito que irei me emocionar com a leitura assim como você. A capa desse livro é linda e delicada ao mesmo tempo. Estou muito curiosa com o desfecho da história e sobre o Daniel que sumiu. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já li Neve na Primavera e devo concordar que é realmente uma leitura emocionante. A maneira como a autora desenvolveu os fatos e os personagens é demais!
    E o final é surpreendente! Gostei muito!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Mega escutei falar desse livro e quem sabe eu leia um dia... Esse quote que você separou está demais.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  13. Kétrin, tô precisando de um livro que mexa comigo como você disse que esse mexeu com você.
    Achei a história bem interessante e quero ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Olá, Kétrin.
    Esse foi o primeiro livro que li da autora e já me apaixonei pela escrita dela. A forma como ela alternou entre o passado e o presente, foi sensacional. É uma leitura que recomendo a todos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu fico meio em cima do muro em relação a esse livro, porque já li muitos comentários bons e muitos comentários ruins sobre ele. Acho que vou ter que ler para tirar minhas próprias conclusões, rs...
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi! Desde que lia sinopse desse livro, fiquei louca para ler. E agora, com a sua linda resenha, fiquei emocionada só de ler, é sério! Eu necessito ler este livro. Senti a sua emoção ao falar dele e espero sentir isso também quando ler. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Kétrin, tudo bem?

    Esse livro me parece muito atrativo. Gosto dos livros quando eles conectam vidas e me surpreendem pela forma de conexão. Esse é um livro que com certeza comprarei. :)

    Xoxo
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    A capa desse livro é tão linda! Eu não tenho tanta facilidade para chorar com livros, mas você falou que ele é tão emocionante, que eu fiquei pensando qual seria minha reação ao lê-lo, hehe, só lendo para descobrir!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  19. Eu li este livro e fiquei tocada com a história da Vera, mais do que a da Claire. Concordo com você que o final é muito tocante e a conexão entre as histórias no final é muito emocionante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kétrin, tudo bem?
    Eu desde que vi esse livro entre os lançamentos da Novo Conceito, estou desejando realizar essa leitura!
    Adorei a temática do livro e tenho lido ótimas resenhas sobre ele.
    Fico feliz que o livro tenha te emocionado e isso só me deixa ainda mais curiosa para lê-lo.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  21. Gente do céu, cada vez que entro para ler alguma resenha, sempre acabo aumentando a minha lista, quero ter pelo menos vida para ler todas as obras que quero.
    Pela sua resenha, esse é um livro que com certeza vai me agradar. Adoro histórias assim, fiquei muito curiosa para saber mais e só ouço maravilhas a respeito da autora.
    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Eu já li algumas resenhas sobre ele, mas a sua é a mais tocante de todas. Certeza que anotarei na minha lista, um livro com essa premissa não pode ser desperdiçado. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Amiga só pela maneira como você desenvolveu a sua resenha já fiquei bastante interessada.
    Espero poder ler em breve, porque como sabe, as meninas que resenharam pra mim. Ainda não tive a chance de ler a maioria deles, mas eu acho que ano que vem vou ler a maioria dos livros que tenho e me preocupar menos com outros sabe. Enfim...Espero gostar da leitura, porque pela maneira que você falou é provavel que eu venha a gostar bastante.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-as-vidas-e-as-mortes-de.html

    ResponderExcluir
  24. Esse livro nos passa a imagem erada não é? E bem capaz de eu adorar ele quando ler, ainda mais por ser uma jornalista, minha futura profissão, mas no momento em que eu estou não será uma boa escolha.
    beijos
    http://estudiodecriacaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Tão bom quando o livro ganha a gente e nos emociona até o final, não é mesmo?
    Esse livro estava na minha lista um tempinho atrás, mas como uma das colunistas do blog queria muito ler acabei passando para ela na condição de ela me emprestar depois da resenha (assim vou poder ler com calma...).

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Oi! Tudo bem?!

    Olha, eu não li a obra e nem tenho vontade de ler. Sua resenha está ótima, mas meu problema é com o gênero mesmo, rsrs.

    Minha resenhista solicitou em parceria com a NC e resenhou já faz um bom tempo, não consigo me lembrar se ela gostou ou não.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  27. Oii!!!

    Mais uma resenha positiva para essa obra <3 <3 <3
    Eu acho o enredo muito maravilhoso *o* E tenho curiosidade de ler.
    O que me encantou agora, foi algo que só vi em sua resenha. A autora construiu bons personagens, hoje isso as vezes fica tão complicado de encontrar que é sempre um diferencial quando o autor se preocupa com essa parte do livro.
    A resenha está linda!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  28. Oláá
    Adorei sua resenha, gente, amo essa capa e só escuto elogios sobre o livro, quero muito ler em breve e espero adorar a leitura. ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Fiquei com vontade de ler, gosto de livros que nos fazem se emocionar. Não sei se saberia muito bem lidar com uma perda. Mas já estou doida para ler o livro.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiee ^^
    Por mais que eu só tenha visto resenhas positivas sobre esse livro, ainda não consigo ter vontade de lê-lo. Não estou procurando livros emocionantes no momento, sabe? Acho que a premissa dele não bate com os livros que eu estou lendo agora, então não estou curiosa para ler. Mas quem sabe depois...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá Kétrin, esse livro parece ter uma historia bem legal e como eu nunca li nada da autora fiquei tentada a conhecer sua escrita por este *-* Vou anotar a dica e assim que possível vou lê-lo e espero me emocional tanto quanto você no final <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  32. Nunca li nada da autora, e preciso mudar logo isso, pois só vejo elogios as obras dela. Me interessei bastante por essa história, você me deixou bem empolgada para conferir!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  33. Oi, fico muito feliz que você tenha gostado tanto do livro, isso me anima mais ainda para pegar ele e ler logo, estou esperando ter um tempinho sobrando já que ele está aqui na minha estante. Acho a trama desse livro muito legal, não vejo a hora de ler.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oie!
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas essa é a primeira resenha que eu leio dele. Fiquei bastante curiosa em conhecer a história, gostei bastante da premissa. Parabéns pela bela resenha!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Já tinha lido várias resenhas sobre este livro e mesmo todas tendo sido positivas, não consegui desenvolver desejo pela leitura. Acho que a história não iria me agradar muito, mesmo fazendo meu estilo.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Flor, já li uma resenha do mesmo livro outra vez e me interessei, mas depois esqueci o nome do livro. Você me fez lembrar, obrigada. Anotei aqui!
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  37. Adorei sua resenha!! Também gostei bastante do livro e o final achei bem emocionante, apesar de não ter chorado, hehehe. Amooo um bom drama, então fiquei encantada com a coragem da autora ao tomar algumas decisões, hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Olá Kétrin,
    Já li muitos elogios para a autora e tenho muita vontade de ler algo dela.
    Adorei sua resenha e deu para notar o quanto esse livro te emocionou e envolveu, acho isso muito lindo em uma leitura.
    Beijos e parabéns pela ótima resenha,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  39. Então. Serei sincera e direi que o livro me enganou um pouco com a sinopse. Acho que eu esperei um pouco de bang-bang ou um suspense mais, sei la, tórrido. Não entra no meu top do ano, mas entra na lista “dos que me fizeram chorar que nem uma criancinha”.
    Adorei a sua resenha ^^ Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Oi Kétrin!
    Eu também sou apaixonada pela narrativa da Sarah Jio. Amei As Violetas de Março e Neve na Primavera eu terminei essa semana, estou me preparando para resenhá-lo porque foram tantas emoções misturadas que nem sei com vou descrever.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que esse livro não chamou a minha atenção quando foi lançado, mas que depois fiquei animada, só que adivinha? Desanimei depois de ler uma resenha, porque a mesma apontava pontos que iriam me desagradar, só que agora lendo a sua fiquei curiosa para conferir a história e saber sobre esse final, espero ler em breve e ser emocionada pelo final também.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Bom, me deu vontade de ler esse livro, gosto de livros assim, na verdade cronicados e intercalados são sempre meus preferidos.
    Acho que a gente sempre acha que eles são previsíveis, mas, nuca sabe realmente o que são.

    Bjs
    Tay do Let It Shine
    Ah... Obrigadíssima pela resenha inspiradora que despertou minha vontade,

    ResponderExcluir
  43. Oie, Kétrin!
    Não leria o livro, embora tenha adorado sua resenha. A história também é interessante e a capa transmite uma paz fantástica pra nossa alma. Se eu não tivesse tantos livros pra ler, talvez tentasse dar uma chance...
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando – Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  44. Oie, tudo bom?
    A premissa desse livro realmente transborda emoção. Ele está na minha lista de leitura há um tempinho e estou louca para ler, pois são mãe de um bebê e sei que vou ser cativada pela narrativa. Espero conhecer a escrita da autora em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oiee ..
    Que capa linda, sempre vejo comentários positivas sobre essa autora, ainda não tive oportunidade de conhecer, mas sua resenha me deixou curiosa. Apesar de ser um livro triste, parece ser aquele livro que te ajuda e te acrescenta algo. Espero poder ler. Em breve!

    Beeeijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  46. Oii!

    Adorei a história! Quero para ontem!
    Adorei a sua resenha e com certeza vou ler :) Que capa linda!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir