Resenha: Morada das Lembranças, de Daniella Bauer

31 agosto 2015


Morada das Lembranças  |  Daniella Bauer  |  199 Páginas  |  Editora Biruta

 O livro é narrado por uma senhora aos olhos de quando ela era apenas uma criança, ela nos conta sobre sua vida e sua infância sofrida. A história é sobre uma menina de sete anos que foi obrigada o fugir da Rússia na época da Revolução, ela perdeu o pai que foi assassinado e sua mãe Mahena, se viu perdida sem saber o que fazer com uma filha tão nova e um bebê de colo. 

Eles iriam fugir para o Brasil, onde a avó da menina vive. Mas o percurso até a chegada foi sofrido, estavam em uma época em que podia levar apenas uma criança junto, mas Mahena não iria embora sem seus dois filhos, com isso ela amarrou a menina de sete anos em suas pernas debaixo da saia para embarcar no trem. Logo após um amigo da família deu apoio a eles e ajudou deixando ficar alguns dias em sua casa. Eles embarcaram em um navio rumo ao Brasil como fugitivos, eles foram levados para um lugar que era chamado "terceira classe", era um ambiente relativamente pequeno para a quantidade de pessoas que estavam lá dentro, tinha um cheiro ruim de podridão e de morte, era impossível passar ar fresco por lá. Ali as pessoas eram todas iguais, todas tinham o mesmo propósito: ir em busca de um lugar melhor e fugir da morte.
A história toda é contada aos olhos da menina de sete anos, em nenhum momento é citado seu nome verdadeiro, ela apenas conta que quando chegou ao Brasil ganhou um novo nome: Maria. É incrível que mesmo após setenta anos da sua fuga, ela lembra de cada detalhe, dos momentos de felicidade e de tristeza, até quando ela se via sem chão.

É muito interessante acompanhar essa tragetória, para quem gosta de histórias de guerra e sobre a revolução, tem muito detalhe de violência e necessidades, especialmente as mulheres que quando não tinham família ou não sabiam para onde ir, eram obrigadas a se prostituir. Foi uma época sofrida para muita gente, e ver pelo ponto de vista de uma criança de sete anos deixa o leitor mais sensibilizado.

O livro contém uma trama cativante, a escrita da autora é quase poética e flui perfeitamente, eu sou suspeita de falar pois adoro histórias de guerra, com esse livro não foi diferente. Me apaixonei pela sensibilidade da protagonista e pela sua força de vontade de mudar sua vida para melhor, apesar da pouca idade ela era muito madura e conhecia seus princípios, ela sofreu muito até crescer e se tornar uma adulta audaciosa. É lamentável ver o quanto jogavam os problemas em cima dos ombros das crianças, que mal sabiam o que estava acontecendo e já deveriam agir como adultos.
Recomendo para todas as pessoas a leitura, acho que é importante quando o assunto é guerra e a revolução, ainda mais quando se é na perspectiva de uma criança que conta como foi sua tragetória e sua chegada ao destino. Leitura digna de sensibilizar todos os leitores.



49 comentários

  1. Gostei da resenha, e as partes que vc destacou, amei ketrin beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa sem contar que o livro tem uma capa e uma diagramação linda. Fiquei bem interessada na história ainda mais em saber que é na perspectiva de uma criança. Amei :)
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a melhor indicação de livro de hoje. que perfeito. Adorei tudo, enredo, quote, capa (magnífica). Não tenha dúvidas que vou comprar, adoro boas histórias!

    ResponderExcluir
  4. poxa, curti muito a premissa... sou fissurada em histórias de guerra e creio que esse livro vai me deixar emocionada, triste sla... vai me deixar do jeito que leituras de guerra costumam me deixar...
    anotada a sugestão...

    ResponderExcluir
  5. Amiga tenho que confessar que eu não sou muito chegada nesse genero de leitura sabe?
    Mas eu gostei bastante de saber sobre a história e também sobre seu ponto de vista.
    Percebi que você gostou bastante, mas não seria um livro que eu pegaria para ler.
    Eu acho que não faz meu estilo, ainda mais depois que li Soldier. hahahaah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenhas-surfistas-beijos-e-um-pe-de.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acho linda a capa desse livro, mas não o leria, não gosto de histórias de guerras.
    Ainda assim, me parece um prato cheio para quem curte =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?

    Não sei se leria... Até agora tô num debate sem decidir muito bem. Acho que leria. É, provavelmente. A edição tá muito bonita. Muito bonita mesmo! E é bom saber que você gostou da história, isso me dá motivação para conhecer mais! Parabéns pela resenha ^.^

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  8. gosto de livros com essa premissa, adorei o enredo e realmente fiquei curiosa pela leitura, estou precisando de um livro assim.

    ResponderExcluir
  9. eu gostei bastante do enrredo da historia, e quando o livro é narrado pelos olhos de uma criança e mas simples de ser ler ainda alem da leitura fluir muito.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a premissa do livro.
    Leria sem dúvidas!

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bem?
    Gosto bastante de ler histórias situadas em períodos históricos diferente do nosso, especialmente quando ele pode ser quase visto como um personagem do livro, deve ter sido (ainda deve ser) realmente algo muito terrível fujir de uma gerra em condições sub-humanas.
    Eu achei bem interessante a premissa, leria o livro no futuro com certeza.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro histórias de guerra e a premissa desse me interessou muito.
    Adorei a resenha e os pontos que você ressaltou!
    A edição está linda!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, fiquei com muita vontade de ler esse livro, a história parece ser linda, assim como o próprio livro!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que livro fofo. E a premissa é muito boa. =D

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro! Fiquei com muita vontade de lê-lo.
    Parece ser mesmo muito tocante e bonito! <3

    Beijos!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  16. Que resenha boa, Que premissa excelente. Quero ler esse livro. Se já me instigou sem eu abri-lo, imagina lendo
    BEijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Parece um bom livro.
    Ótima resenha!
    Espero ler em breve!

    Beijinhoss..
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito boa sua resenha. Gosto de livros que contam estórias de pessoais reais ou quase reais, mas que tenha um pouco da história também.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela bela resenha, flor! Pretendo solicitar a obra para a querida Biruta, porque me soou incrível! Quanto sofrimento a personagem enfrentou. Mal consigo concebê-lo.

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Amei conhecer um livro onde é contado na visão de uma criança.
    Por enquanto da Biruta e Gaivota eu prefiro livros para inicio de leitura pois meu filho só tem 4 anos.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Livros que abordam guerras pelos olhos de crianças me lembram de Anne Frank. A premissa do livro me chamou muito atenção e sua resenha me convenceu a dar uma chance a ele. Espero que consiga fazer isso em breve. Parabéns pela resenha!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Que livro liiiindo! Fiquei curiosa pra ler.
    Beijos!!
    http://xepadosbofes.blogspot.com.br/2015/08/como-se-vestir-parkas-ou-parcas.html

    ResponderExcluir
  23. OI Ketrin!
    Adoro livros que são narrados por crianças, mesmo que elas sejam mais velhas agora e com guerras. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada. Acho que vou dar uma chance para esse livro que parece muito bom.
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu me emocionei com a sua resenha. Acredito que esse deve ser o tipo de livro que devasta a alma. É incrível a capacidade humana de fazer coisas tão ruins a ponto de marcarem outras por toda uma vida. Vou procurar esse livro para ler.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  25. Kétrin, achei a capa e a diagramação bem bonita, mas não me interessei pela leitura porque não gosto de histórias que tem a guerra como pano de fundo.
    Apesar da sua resenha tocante, eu passo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  26. oi ^^
    meu pai do céu a capa desse livro é linda e a diagramação tbm. não conhecia a obra.
    a premissa é muito legal e eu gostei bastante. espero ler em breve.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  27. Oi Tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha apesar de não ter me chamado muita atenção a premissa. Não gostei muito da capa mas a diagramação me parece perfeita.

    Beijos,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que leitura maravilhosa deve ser. Adoro tramas que se passam no período de guerra e tal, são sempre leituras cativantes, apesar de tristes. Não conhecia essa obra, mas vou ler certamente!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  29. Oii!

    Eu não conhecia o livro e ao contrario de você não sou muito fã de livros que se passa em épocas de guerra. Mas eu acho esse tema curioso porque sempre é uma versão mais sentimental. Conseguimos nos conectar com a personagem quase sempre e isso é extremamente maravilhoso.
    A sua resenha está ótima e a capa desse livro é incrivel!

    Beijinhos!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  30. Oi, Kétrin. Tudo bem?
    Esse livro parece ser muito bom, estou louca de vontade de lê-lo. Ele é todo lindo e parece ter algo super bom a passar ao leitor.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    o livro tem uma premissa incrível, quero ler só porque a protagonista é russa, adoro esse país! Parabéns pela resenha, uam ótima sugestão de livro pra fugir da zona de conforto literária!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns comentários sobre esse livro e fiquei curiosa, pois ele parece ser realmente muito emocionante e bonito, mas acredita que eu não dava muito por ele? Enfim, eu gostei muito da sua resenha, não costumo ler livros sobre guerra, mas é um assunto que gosto muito.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Caramba :o
    Eu também adoro histórias de guerra, mas carambaa que história é essa?
    Já havia me conquistado por passar em tempo de guerra e pela história ser narrada por uma senhora aos olhos de quando era criança.
    Meu Deus, que sofrimento ela passou, eu nem sei o que falar.
    Preciso desse livro

    ResponderExcluir
  34. Olá.
    Eu gostei muito da temática, da capa e da diagramação.
    Acho que eu ficaria muito emocionada ao ler esse livro e estou precisando de algo assim.
    Vou ler assim que for possível.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  35. Eu já li este livro <3
    Foi uma ótima leitura e assim como você também acho que todos deveriam lê-lo :D

    bjs

    ResponderExcluir
  36. Estou com esse livro para ler, mas ainda não tinha criado coragem para ler, depois da sua resenha, ele é o proximo da fila com certeza!!!
    O livro parece mais incrivel do que ouvi falar, e olhei que foi da editora, então foi algo suspeito hahahaha Sua resenha ficou demais!!

    ResponderExcluir
  37. Achei a diagramação e a capa lindas, mas não sei se gostaria da história porque não leio muitos livros de guerra. Mas parece ser uma ótima pedida, então anotarei a indicação pra quem sabe um dia.. rsrsr

    ResponderExcluir
  38. Oii!

    Não gosto muito de histórias reais, mas achei bem interessante a história dela e acho que irei ler ^^ A capa é maravilhosa e a sua resenha ficou muito boa!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  39. Oooi!
    Adorei a resenha e a fotografia! A edição do livro é maravilhosa!
    Quanto a história, não é algo que leria agora, mas parece ser bem sensível e tocante!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  40. Ola!
    Esse não é o tipo de leitura que me atrai, mas a capa e a diagramação são tão lindas que eu confesso que daria uma chance para ele kkkkk
    Eu sei que é feio isso, mas não posso me conter com tamanha beleza em uma unico livro.
    Sua fotos estão lindas também!

    Beijoos

    ResponderExcluir
  41. Ola. Raramente leio livros que abordam temas como guerra e revoluçao. Mas esse é tão diferente, a capa, o titulo e sua resenha mudaram minha opinião. Vou colocar ele na minha lista 😃

    Beijão da lari 😘
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  42. Ótimo livro, resenha bem construídas e personagem principal cativante. Parabéns
    Hahahah

    Bjs tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  43. Estou louca nesse livro, ele está até nos meus desejados desde a primeira resenha que li dele!! Eu adorei a premissa, me lembra meus livros favoritos, o título é poético, e a capa linda!!! E sua resenha ficou ótima!!!

    ResponderExcluir
  44. Oii!

    Anotei a dica, mas não sei se irei ler. Não sei se a história irá funcionar para mim.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  45. Olá Kétrin
    Eu realmente achei a história desse livro muito linda, pesada, intensa, mas ainda sim linda.
    A capa não condiz nada com o assunto assim olhando e amei a sua resenha, mas ainda assim não é o tipo de livro que eu costumo ler, então ainda estou em dúvidas.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  46. Oie!!
    Nossa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro mas, já me apaixonei pela história.
    Parece ser realmente bastante sofrida e bonita.
    Uma grande superação.
    Amei sua resenha.
    beijos!!

    ResponderExcluir
  47. Oi Kétrin!
    Também gosto muito de histórias que se passam em meio a guerra e essa parece ser de uma delicadeza enorme, bem emocionante e singela.
    Logo de início me chamou atenção pela capa (que é linda), mas fui lendo a resenha e tive a certeza de que preciso ler. Parabéns, sua resenha ficou linda! <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  48. Oie, tudo bom?
    Também curto obras que se passam no período de guerras porque são inspiradoras e tocantes. Já li esse livro e me encantei com a poesia da narrativa e como a história é forte e singela ao mesmo tempo. Uma leitura triste, mas extremamente tocante por retratar uma menina que passou pelo pior.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Oi, adoro os livros da Biruta.
    Não havia tido a oportunidade de conhecer esse mais a fundo, mas adorei poder fazê-lo através da tua resenha. Essa capa também é encantadora.

    ResponderExcluir