Resenha: A Teoria de Tudo, de Jane Hawking

22 junho 2015


A Teoria de Tudo  |  Jane Hawking  |  447 Páginas  |  Única Editora

* Livro cedido em parceria com a editora para resenha.


A Teoria de Tudo vai contar a história real do físico Stephen Hawking e sua esposa Jane Hawking. Vai explorar os momentos bons de seu relacionamento e consequentemente suas dificuldades também.

Logo quando Jane se apaixonou por Stephen na faculdade, ela não imaginava que iria passar por tudo o que passou. No começo do relacionamento eles descobriram que Stephen tem uma doença degenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), os médicos lhe deram no máximo dois anos de vida, mas claro, ele está vivo até hoje. Desde a descoberta da doença, Stephen se esforçou ao máximo para se virar sozinho sem precisar da ajuda das pessoas, até que chegou o dia em que ele ficou dependente dos outros, e quem sempre esteve ao seu lado foi Jane. 

Stephen é um gênio da física, a doença nunca o impediu de contribuir com o seu trabalho, apesar que o seu maior medo era que a doença atingisse o cérebro, mas isso não aconteceu. Ele buscava explicações para as diversas teorias envolvendo o universo, no começo foi difícil mas com o tempo ele conseguiu a atenção e o respeito das pessoas.

O livro é uma biografia escrita pela própria Jane, ela é minuciosa ao contar sobre sua vida com Stephen e aos detalhes da época. Logo no começo do livro ela conta que estudava muito para ter um futuro bom, viajava para estudar e se esforçava muito. Até que ela se casou com Stephen e passou a dedicar o seu tempo todo a ele, ela até abdicou de seus sonhos para estar presente e apoiar o futuro do marido. O ponto principal do livro é o amor incondicional de Jane, ela foi a responsável por momentos importantes da vida de Stephen que sem ela, talvez não tivessem acontecido. É uma grande mulher por trás de um grande homem.

Jane aparentemente tentou ser o mais honesta possível contando sua história, claro que houve reclamações, mas da para entender o lado dela, nem tudo foi um mar de rosas. Stephen e Jane passaram por poucas e boas, a vida deles nos trás uma lição de vida onde entendemos até onde vai o limite do amor e da paciência. É um livro maravilhoso que merece ser lido por todos, com uma narrativa delicada que irá cativar e emocionar o leitor.

11 comentários

  1. Meu amorzinho em forma de livro e filme <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    sobrelivroscafeefilmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi oi
    Eu li este livro recentemente e não o amei, eu esperava mais, tantas datas e mais datas, queria saber mais sobre o desenvolvimento da doença e não teve muitas coisas :/ apesar do livro ser grossinho rsrs.
    Mas o filme é a coisa mais linda <3

    Beijoos
    http://blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ketrin!
    Eu já vi algumas resenhas e acho que leria esse livro sim. ela conta coisas que a gente nem imaginava que aconteciam, neh?! Adorei!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  4. Olá Kétrin!

    Eu ainda não li o livro, nem assisti ao filme. Estou curiosa para o filme, mas não tanto para o livro. Confesso que não sou muito fã desse tipo de leitura, mas quem sabe eu dou uma chance para ele depois?

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kétrin!
    Já comprei esse livro, mas ainda não li.
    Estou com uma fila tão grande que não chegou a vez desse, hehe.
    Mas estou doida para ler.
    Eu vi o filme e gostei. Dizem que o livro é menos romanceado do que o filme.
    Você também achou?
    Ah, com certeza nem tudo foi um mar de rosas. Imagino que deve ter sido complicado.


    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Kétrin eu fiquei com bastante receio de pedir esse livro em parceria, porque eu não sabia do que realmente se tratava, mas depois de ler essa sua resenha maravilhosa eu me convenci a conhecer, ainda mais se tratando de um cara que é um físico como o meu pai por exemplo (risos). Mas vou ver se dou uma chance, porque posso acabar gostando e é sempre bom a gente conhecer a história de vida dessas pessoas, ainda mais porque foi algo que realmente aconteceu e isso deixa a gente ainda mais envolvido pela história. Enfim...


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-lista.html
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-primeiro-e-unico.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kétrin! Esse livro é incrível! Demorei bastante para concluir a leitura, mas gostei muito. A Jane Hawking é uma mulher admirável, foi muito interessante descobrir mais sobre a vida do Stephen através do olhar dela. A Teoria de Tudo é maravilhoso, quero conferir o filme logo. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uh, o livro é contado por ela? Não sabia. Bom, isso explica muitos detalhes do filme kk mas adorei a resenha, essa é uma obra incrível mesmo, uma história de cair o queixo, ainda mais por ser verdadeira. É de admirar o quão forte eles são por terem passado por trancos e barrancos e ainda se manterem firmes

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o filme mas ainda não li o livro, nem sabia que era a Jane que tinha escrito, me interessei mais ainda, deve ser ótimo o ponto de vista dela poque apesar de ela amar muito ele não deve ter sido fácil. Adorei a resenha,
    Peço desculpas pelo meu sumiço dos blogs, tive alguns problemas mas já estou de volta :3 Tem resenha de "Como Eu Era Antes de Você" lá no Sétima se quiser conferir,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  10. Assisti ao filme há um tempo e suuuper me interessei em ler o livro também! A história é linda, e o mais legal é que a própria Jane que escreveu. Lerei o mais depressa possível!

    Beijos. www.wanderlust-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Hey Kétrin,
    Sou louca para ler esse livro, e agora estou mais do que nunca muito interessada. Amei a resenha.
    Beijos!
    Maah.
    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir