Resenha: Primavera, de Oscar Luts

14 junho 2015


Primavera  |  Oscar Luts  |  423 Páginas  |  Editora Biruta
* Livro cedido em parceria com a editora para resenha.

Em uma escola paroquial dirigida por um sacristão super exigente em uma cidade no interior da Estônia estuda Arno Tali, um menino ingênuo, inocente e muito curioso; junto com sua amiga Teele Raja, uma típica garota da época, muito inteligente que vem de uma família rica e está a espera do futuro pretendente.

A história do livro vai ser em torno do cotidiano dessas crianças que estudam na escola paroquial, algumas dormem lá e outras não. Vai contar sobre as suas travessuras e as mais diversas formas de diversão que eles são capazes de arrumar, além de nos mostrar a melhor fase da vida: a infância. As crianças estão aguardando a estação do ano mais esperada; a primavera, e enquanto ela não chega, eles estão dispostos a se divertir e fazer descobertas novas a cada dia que passa.

A narrativa do livro é sensível, confesso que na metade da leitura ela começou a ficar arrastada devido a linguagem que eu não estava acostumada, mas nada que atrapalhasse muito. Foi incrível acompanhar a leitura e imaginar os cenários da época, além do conhecimento cultural que a obra nos passa. 

Não posso deixar de parabenizar a editora pelo trabalho magnífico, esse deve ser um dos livros mais lindos que já vi, a capa tem tudo a ver com a história e está muito linda, a diagramação do livro facilita muito na leitura e sem contar nas ilustrações que existem em algumas páginas, deixando tudo com um acabamento divino.

Oskar Luts é um autor muito renomado, sempre ouvi falar muito bem de suas obras e fiquei muito feliz de ter a oportunidade de conferir uma delas. Primavera é um livro extraordinário que deve ser lido por todos, crianças e adultos. É muito divertido acompanhar o cotidiano das crianças e as suas travessuras, e poder comparar nossa cultura atual com a cultura da época.


10 comentários

  1. Olá, Kétrin
    Faz um tempo que não apareço por aqui né? Mas enfim haha! Curti a resenha, rápida e objetiva! Esse livro tem cara mesmo de ser fofo. Preciso de mais livros com capas tão lindinhas quanto essa! Adorei o post :3
    Abraços e sucesso sempre :)
    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi oi
    Que livro lindo, a capa, diagramação e a história.
    Já ouvi falar muito bem deste autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler alguma obra, espero poder ler este livro em breve =D

    Beijoos
    blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Kétria, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas adorei saber um pouquinho sobre ele.
    A capa é fofa e a ilustração de dentro também.. Que capricho por parte da editora <3
    A história parece muito bacana *-*
    Beijos e boa semana♥

    Thati Machado; escritora e blogueira.

    ► http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. Gente, que livro mais lindo *O*
    Até então eu não conhecia nada sobre esse livro, eu ando um pouco fora do ar no mundo literário, estou quase enlouquecendo por pausa disso haha.
    Fiquei bem curiosa em ler;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu sinceramente não sei se pegaria esse livro para ler, mas gostei
    bastante da diagramação dele. E a história me parece ser simples por conta de não ter me chamado tanta atenção, mas espero um dia poder conhecer, até porque é sempre bom a gente ler livros novos né???

    Fico feliz que suas leituras estejam evoluindo, mas nao esquece de mim no I LOVE em?
    beijinhos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-indie.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Kétrin!
    Sou apaixonado em livros com ilustrações, dão um ar tão elegante ao livro, hahaha.
    Adorei sua resenha. Eu já tinha visto esse livro antes, mas nunca parei para conferir uma resenha, e a sua certamente me deixou curioso para saber mais sobre as aventuras dessas crianças, pois adoro livros com essa pegada.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/06/lancamentos-de-junho-editora-sextante.html

    ResponderExcluir
  7. Olá :D
    A história parece não ter nenhum desenrolar bombástico, mas mesmo assim ser um livro que te faz sentir prazer ao lê-lo. Ás vezes ter leituras assim é bom. Achei linda as ilustrações, a capa está realmente bonita.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. Oi Kétrin!
    Não conhecia esse livro mas fiquei bastante interessada. Gosto muito de leituras assim, calmas e que falam da infância. Sem contar que as ilustrações são lindas!

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  9. Amo livros que nos mostram um pouco da cultura de outro lugar e nunca li nada sobre a Estônia, deve ser bem diferente e interessante. Resenha maravilhosa!
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não Conhecia esse livro, mas me chamou muito a atenção a capa dele, achei muito linda!
    Gosto de leituras que falam da infância, ainda mais se tem ilustrações.
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir