Resenha: A Playlist de Hayden, de Michelle Falkoff

24 junho 2015


A Playlist de Hayden  |  Michelle Falkoff  |  283 Páginas  |  Editora Novo Conceito

* Livro cedido em parceria com a editora para resenha.

Sam e Hayden são os únicos e melhores amigos, eles sempre fizeram tudo juntos, como jogar vídeo game e passar horas na internet. Eles também faziam companhia um para o outro na escola, aturavam as piadinhas da trifeta do bullying que era composta pelo irmão mais velho do Hayden e seus dois amigos que nunca os deixavam em paz. Até o dia em que Sam foi visitar o Hayden e o encontra morto em seu quarto.

Sam ficou muito perturbado pois foi a primeira pessoa a encontrar Hayden, sem contar que na noite anterior os dois haviam brigado, por isso ele acabou se sentindo culpado. Hayden havia cometido um suicídio e deixou uma playlist para Sam com um bilhete pedindo para ele escutar que iria entender tudo. Sam sabia que o amigo estava passando por uma fase ruim, ele não se dava bem com a família, estava indo mal na escola e sofria bullying inclusive por seu irmão mais velho. Mas Sam precisa ir atrás de mais respostas e entender o que fez o amigo tomar aquela decisão.


A Playlist de Hayden é um livro extremamente intrigante, pois fiquei querendo saber mais e mais e não consegui largar o livro até descobrir o que realmente estava acontecendo. Sam vai atrás de pistas para tentar entender o que aconteceu, ele acaba conhecendo muitas pessoas que podem ou não estar envolvidas nisso. O livro trata de assuntos pesados e inquietantes, como o bullying que desde as primeiras páginas fica claro que os meninos sofriam muito, a morte de alguém tão jovem, a raiva e a superação.

É muito triste ver a situação de Sam, ele se culpa pelo que aconteceu ao amigo, na noite anterior os dois foram a uma festa e acabaram brigando, suas últimas palavras foram duras. Sam narra seu dia a dia e eu percebi que ele se esforça para tentar continuar em frente, ele sente muito a falta do Hayden e é de partir o coração, ele vai em busca de respostas e não desiste até encontrá-las.


A edição do livro está incrível, a capa tem tudo a ver com a história e cada início de capítulo tem o nome de uma das músicas que estão na playlist. A narrativa da autora é cativante e envolvente, gostei do modo como ela levou a história e do jeito que ela misturou mistério, drama e romance, tudo ficou perfeito no fim.

O foco do livro é a morte de Hayden e a busca de Sam pelos motivos que o levaram a fazer isso, porém, logo quando Hayden deixa o recado para Sam ouvir a playlist que ele iria entender tudo, pensei que as respostas estariam na playlist, mas não estavam. A autora acabou levando o foco em outro ponto, o que me decepcionou um pouco, mas mesmo assim foi uma leitura cativante que contém uma reflexão para todos. 


17 comentários

  1. Kétrin, eu recebi esse livro também, porque postei as primeiras impressões e estou louca para saber o final.
    Pois adorei a história e a playlist estava me viciando.
    Espero gostar do final do livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Olá, já vi várias resenhas desse livro, parece ser um amorzinho, estou doida para lê-lo. Adorei sua resenha também e os quotes que colocou *-*

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. OI Kétrin..
    Estou lendo este livro agora. Eu escutei as primeiras músicas até agora e vi a tradução para tentar entender. Sabe que lendo a letra da música eu consegui entender como Hayden se sentia, toda sua solidão e vontade de desaparecer. Mas de fato a autora mudou um pouco o foco na narrativa e acho que ela poderia ter se aprofundado na letra das músicas, e não deixado por conta do leitor descobrir isso. Acho que isso também vai me decepcionar até o final, mas vamos ver rs
    Bela resenha, como sempre.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amiga tenho que confessar que estou bem curiosa para ler esse livro, porque me parece ser uma história muito fofa e tocante. Mas eu não vou com muita expectativa para não me decepcionar, mas espero gostar bastante, porque me parece ser um livro muito bom. Esperando a Agatha resenhar para poder me mandar de volta hahahahaa...Mas olha, gostei viu? Depois de tudo que você me falou ontem e agora lendo a sua resenha deu para ter uma ideia melhor do livro =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-um-dia.html

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar tanto desse livro, mas ainda não tinha lido nenhum resenha. Parece ser um livro incrível, é ótimo quando lemos algum livro e ele acabar nós prendendo na história. Os quotes são maravilhosos!
    Beijos.
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  6. Oi oi
    Eu tenho que ler este livro o mais rapido possivel!
    Mesmo tendo lhe decepcionado um pouco, você continuou a leitura e o achou bom...
    Quero me cativar também kkk

    Beijoos
    blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olááá

    Eu recebi esse livro da editora, li a prova mas não consegui ler ainda a continuação. Estou lendo muitas resenhas onde as opiniões se divergem muito. Acho que a leitura vai ter muito a ver com o momento que o leitor está vivendo para se envolver.
    Uma pena que houve essa mudança de foco né?
    :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?

    Acabei de ler uma resenha sobre esse livro.

    Eu já li os primeiros capítulos e tenho muita vontade de lê-lo inteiro!

    O livro parece ser incrível. Mas, isso das respostas não estarem na playlist me incomodou um pouco.

    Já li várias resenhas em que dizem que o livro acaba perdendo o foco e a escrita da autora vai decaindo. E isso é meio triste. Se o livro continuasse na escrita original, seria perfeito.

    Enfim, só lendo pra saber, né?

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Kétrin,
    Também recebi esse exemplar da editora e li até aquela metade das primeiras impressões. Gostei até então. Espero não me decepcionar com o resto :( Tenho muito medo disso, do autor perdendo o foco, como você citou na resenha. Estraga bastante.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  10. Eu adorei o livro, adorei as músicas e ainda mais pelo personagem principal jogar rpg. Gostei do rumo que a autora tomou e marquei vários quotes desse livro. Adorei sua resenha,
    Peço desculpas pelo meu sumiço dos blogs, tive alguns problemas mas já estou de volta :3 Tem resenha de "Como Eu Era Antes de Você" lá no Sétima se quiser conferir,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  11. Não li a resenha, por medo de spoiler. Também recebi o livro e estou muiiito ansiosa pra ler! Amo a capa!

    ResponderExcluir
  12. Oie Kétrin! :)
    Me emocionei muito durante a leitura desse livro e estou vendo muitas pessoas que não gostaram do final do livro, eu achei que esse era o melhor final para a história e não me decepcionei com nada.

    Beijoos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Ei, recebi esse livro para resenha, quero muito começar a ler e espero gostar muito. Já sei que vou chorar muito.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro parece ser incrível, fora que a capa é liiiiinda! :)

    Beijos. www.wanderlust-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Kétrin!
    Adorei a resenha!
    Desde que li a sinopse desse livro, enquanto ele ainda estava em pré lançamento, fiquei curiosa. Agora que li sua resenha não posso deixar de dizer que ele me lembrou muito outro livro, chamado "os 13 porquês", que aborda mais ou menos a mesma temática.
    Espero ter a oportunidade de ler ele logo e ver se existem mais semelhanças, já que gostei tanto desse que citei.
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie! Desde que lançou estou curiosa para lê-lo, é um dos gêneros que mais curto. Apesar dos pontos negativos citados estou bem ansiosa e espero poder lê-lo em breve.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  17. Adoro esse livro, Kétrin! Comecei a ler sem grandes expectativas, sem saber o que esperar e me encantei. Tudo bem que em alguns momentos eu pensei em abandonar, porque parece que não vai dar pé, sabe. Mas dá. E é lindo! Beijos, bela resenha.

    Ensaiando

    ResponderExcluir