Resenha: Cinco Anos, de Cristiane Broca

16 junho 2015


Cinco Anos  |  Cristiane Broca  |  294 Páginas  |  Ases da Literatura

* Livro cedido em parceria com a autora para resenha.

Ângela é uma jovem de 21 anos que mora no interior de São Paulo, ela é recém formada jornalista e está lutando para conseguir uma vaga no único jornal que tem em sua cidade. Apesar do seu jeito meio atrapalhado e de seus atrasos, é uma mulher batalhadora que tem como principal objetivo cuidar do seu pai que está com a saúde debilitada e é sua única família. Em um grande evento em sua cidade, Ângela vai auxiliar uma equipe de jornalistas e lá ela conhece Marcos, que é um homem lindo e que começa a mexer com o coração dela conforme vão se conhecendo, até que ele lhe faz a famosa pergunta que da origem ao livro: "Onde você se imagina daqui a cinco anos?"

Dali em diante Ângela vai começar a avaliar seus próximos cinco anos e imaginar como vai ser dali para frente, o que ela não sabe ainda é que muitas coisas irão mudar em sua vida e nada daquilo que ela planejava realmente vai acontecer. No decorrer desses cinco anos vamos ver muitas dúvidas, receios, medos e alguns acontecimentos que alteram muito a vida da protagonista.

Cinco Anos é um livro encantador que é capaz de emocionar o leitor, eu por exemplo terminei a leitura em meio a lágrimas. O livro é recheado de amor, e o que mais me encantou foi o relacionamento de Ângela e seu pai, ela é muito carinhosa com ele e companheira, ela sabe que ele cuidou dela a vida inteira e agora é sua vez de cuidá-lo, ela é super dedicada e no decorrer do livro pude perceber o seu amadurecimento.
A autora fez um ótimo trabalho, eu me apaixonei pelos personagens principais e pude sentir tudo o que Ângela passou, todas a suas dificuldades e como ela nunca pensou em desistir. Marcos é um personagem muito forte também, ele tem aquele ar de "não quero um relacionamento", mas conforme a história passava eu entendi os motivos dele, ele também passou por umas poucas e boas e por isso tem essa personalidade.

A edição do livro está maravilhosa, fiquei encantada com as citações que está presente em alguns inícios de capítulos que são do Augusto Cury, Legião Urbana, Willian P. Young de A Cabana e Fernando Pessoa. É uma leitura extremamente agradável que irá envolver o leitor do início ao fim, não deixando soltar o livro até terminar e saber como será os próximos cinco anos da protagonista.

O livro contém uma leitura emocionante que deve ser lida por todos, nele podemos ver a importância do perdão e o quanto a família é importante e significativa, recomendo a leitura a todos.

12 comentários

  1. Eu não disse que você ia gostar?? (risos)
    Eu sinceramente sou apaixonada por esse livro.
    Realmente os personagens são extremamente envolventes e não vejo a hora de ler o segundo que pelo que fiquei sabendo deve estar maravilhoso.

    A Cris é uma pessoa maravilhosa e consegue transmitir o amor em sua história de uma maneira que eu nem sei explicar. Eu amei. Um dos meus livros favoritos xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Querida Kétrin!
    Essa foi uma das resenhas mais lindas e bem escritas que Cinco Anos já recebeu. Estou muito feliz por tê-la como parceira. Espero continuar escrevendo histórias que te emocionem da mesma forma que Cinco Anos te emocionou. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi oi
    Que livro lindo, lindo!
    Gostei também da parte das citações e de quem são elas, pois não é normal em outros livros...
    Quero ter a oportunidade de poder ler ele, ótima resenha Kétrin!

    Beijoos
    http://blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiiii linda.
    Eu estou com o livro aqui em casa para ler.
    A Silvana do I love my books já elogiou tanto o livro que eu tenho certeza que vou amar.
    Adorei sua resenha, acho que vou ter a mesma opinião que você. Quero chorar também (sim, devo ser masoquista kkkkkk)
    Amei sua resenha flor.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
  5. Este pequeno trecho é o que me faz morrer de vontade de ler o livro, boa escola!! Acho essencial e incrível quando tiramos um tempinho para autores brasileiros. Muito bom!
    http://anamariacordeiro.wix.com/pontonoconto

    ResponderExcluir
  6. Olá, Kétrin,
    Apesar de não ser o meu tipo de livro, a sua resenha me fez pensar que a minha noiva talvez fosse gostar da leitura. Ela costuma ler livro do gênero, com boas lições e romance, inclusive alguns espíritas/ católicos/ evangêlicos, e acho que trama desse a agradaria facilmente se for tudo que diz.
    Enfim, boa resenha!

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo joia?
    É a primeira vez que vejo sobre esse livro, gostei bastante da proposta dele. Me parece muito bom, gostei da capa, é bem linda rs', !! Ótima resenha;

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Kétrin, tudo bem?
    Nunca li o livro, mas só pela a sua resenha
    fiquei bem interessada. Vou procurar e comprar.
    Beijos, sucesso.

    Venha me conhecer! Adoraria sua visita. ♥
    http://meninafashion-polly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Quando eu comecei a ler o post, imaginei que fosse um daqueles livros de romance onde sempre acontecem as mesmas coisas, mas agora vejo que a história não é bem assim. Gostei da resenha, achei o livro interessante, talvez ele entre na minha lista de leitura. Mas tenho que confessar que achei a capa feiinha.

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tudo bem?

    Eu já vi alguns posts sobre esse livro, mas, nenhum me deixou tão interessada em ler esse livro como a sua resenha!

    A história parece ser muito bonita. Gostei disso da Ângela cuidar de seu pai e estar ciente de tudo que ele já fez por ela. Hoje em dia isso é tão raro, e é lindo ver, mesmo que seja em um livro.

    Vai pros meus desejados! <3

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  11. Que graça esse livro *-*
    Não o conhecia e nem a autora.
    Gostei muito do enredo e a história despertou minha curiosa.
    Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não sabia da existência desse livro, mas já gostei. Tenho procurado mais livros brasileiros e esse parece ser uma boa indicação.
    Fiquei com medo de você ter dito que chorou, porque não quero que ninguém morra ou algo trágico assim, mas vou me arriscar e ler mesmo.
    Obrigada pela dica.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir