Resenha: Claros Sinais de Loucura, de Karen Harrington

15 abril 2015


Claros Sinais de Loucura  Karen Harrington  |  256 Páginas  |  Intrínseca


Sarah Nelson é uma garota de doze anos com problemas familiares. Desde os dois anos de idade ela mora apenas com o pai, porque a mãe está internada em um hospital psiquiátrico devido aos problemas mentais... ela tentou afogar Sarah e matou seu irmão gêmeo. O caso ficou famoso nas mídias, fazendo com que Sarah e seu pai sejam perseguidos por curiosos e repórteres, por conta disso, eles mudam de cidade constantemente.

Sarah é muito inteligente para sua idade, ela lê muitos livros e tem a  mania de colecionar palavras, ela sabe quais são as palavras-problemas que não pode dizer a seu pai de jeito nenhum. Ela tem dois diários, um onde escreve coisas simples de uma garota de doze anos, e outro onde ela pode ser totalmente sincera e escrever seus pensamentos. Ela conta todos seus desabafos para Planta, que é apenas uma planta. Sua maior preocupação é ter herdado a loucura de sua mãe, por isso a cada momento ela procura sinais em si mesma, de que esteja ficando louca. 

O verão está chegando, e Sarah tem mais problemas... ela não quer passar as férias junto com seus avós, ela quer ter um verão emocionante e poder viver. E Sarah não quer fazer o trabalho do sétimo ano onde precisa criar sua árvore genealógica. Ela tem medo que as pessoas descubram quem é sua família de verdade, e com isso, ela e seu pai precisam se mudar novamente.

Claros sinais de loucura é um livro cativante, ele trata de um tema mais pesado, ele é emocionante e muitas vezes triste também. A personagem principal é muito madura para a sua idade, ela é diferente das outras crianças, e não é só pelo fato do que aconteceu com sua família, é pelo modo como ela enxerga o mundo e o jeito como leva a vida. Ela cresceu sem uma mãe, o pai que deveria ser mais presente, prefere afundar as mágoas passadas em uma garrafa de whisky, muitas vezes esquecendo que ainda tem uma filha e que deveria dar mais atenção a ela. Mas claro que, ele se preocupa com ela e está sempre pronto para protegê-la, vemos isso nas mudanças que eles fazem quando outras pessoas descobrem sobre a família, tudo para proteger Sarah de pessoas que não entendem.

Este é um livro que deveria ser lido por todos, acredito na mensagem que ele trás sobre família, crescimento e coragem. Eu vi uma grande lição de vida nele, e recomendo para todos os leitores, quem gosta de um tema mais pesado, de se emocionar com um personagem e descobrir até onde a sanidade de uma pessoa pode ir, irá apreciar essa leitura.


14 comentários

  1. OI Ketrin!
    Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa dele.
    Essa coisa de família e passar uma lição quando a gente termina de ler é ótimo. Agora, eu quero saber quem são os avós dela
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  2. Minha lista de livros não tem fim nunca, rs. Quanto mais resenhas eu leio mais vontade de livros eu tenho. Vou com certeza comprar esse, fiquei curiosa pra ler. Amei o blog, ganhou mais uma leitora, beijos (:

    www.meravaidade.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo resenhas positivas desse livro, adorei a sua.
    Acho que está na hora de comprar esse livro né?!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kétrin!
    Esse livro parece ser muito lindo e eu amo histórias assim, sempre me emociono com elas e acabo chorando litros! Quero ler, como certeza!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que nos proporcionam uma sensação assim e que nos passa alguma lição, de alguma forma.
    Fiquei bem curiosa para ler o livro e adorei sua resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já passei perto de comprar esse livro várias vezes, mesmo sem saber nada sobre o assunto. Essa foi a primeira resenha que li, na verdade, e já me arrependi de não ter comprado o livro. Com certeza vou colocar na minha lista de leitura. Parece ser uma narrativa bem interessante com problemas tão complexos apresentados pela ótica de uma menina.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a premissa do livro, Kétrin.
    Sarah parece ser uma menina bem diferente para quem tem apenas 12 anos.
    A história me cativou e fiquei interessada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Amiga gostei bastante da história abordada no livro, mas sinceramente não seria um livro que pegaria para ler nesse momento, pois estou lendo coisas mais leves atualmente. Mas mesmo assim me parece ser uma bela história, principalmente depois de vc ter colocado o seu ponto de vista sobre a obra. Parabéns viu? Continue assim, porque todas as suas resenhas como sempre no meu ponto de vista estão sempre muito bem escritas e eu sinceramente adoro =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-lista-de-brett.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando puder venha ver a minha nova resenha
      e quando atualizar pode me chamar, tu sabe que passo aqui sempre =]

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-se-joga.html

      Excluir
  9. Oie Kétrin! :D
    Faz tempo que quero conferir essa história, eu não sabia com tantos detalhes sobre o que se tratava mas o título já havia me conquistado! *-*
    Claro que ainda pretendo ler e agora quero mais ainda! A história parece ser daquelas que nos faz refletir sobre a vida!

    Beijos e até logo!
    Parabéns pela resenha! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ketrin!

    O livro parece ser bem interessante! Aquele tipo de livro que te faz pensar bastante depois de terminar a leitura!
    A personagem principal é bem nova...acho que, tirando HP, nunca li livros cujo personagem principal fosse tão novo! E tão novinha, mas com tanto para enfrentar, né?
    Adorei as quotes que você separou também!

    Beijão :*
    - Tamires
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Ual, que livro interessante, parece ser uma leitura bem intensa, do jeitinho que gosto. Super anotado.

    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kétrin! Tudo bem? Já li resenhas bem negativas para esse livro então confesso que estava meio desanimado para lê-lo, mas sua resenha acabou fazendo com que eu ficasse animado para ler Claros Sinais de Loucura! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kétrin!

    Nossa, eu já imaginava que o livro era tão... tão assim, sabe? Um pouco pesado e com uma personagem desse jeito.

    É a primeira resenha que vejo dele e eu já o tinha em minha listinha, adorei a resenha e espero poder ler em breve!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir