Resenha: O Oceano no Fim do Caminho, de Neil Gaiman

12 março 2015


O Oceano no Fim do Caminho  Neil Gaiman  |  205 Páginas  |  Intrínseca

Nosso protagonista - cujo nome não é mencionado - tem seus 40 e poucos anos, ele volta para a cidade onde viveu parte de sua infância para participar do funeral de um conhecido. Para espairecer um pouco a cabeça, ele segue em direção a fazendo dos Hempstock, onde morava sua única amiga, Lettie Hempstock. Quando chega, ele é recebido pela mãe da garota, ele decide ir até o lago atrás da fazenda para viver suas memórias. O lago que na verdade, Lettie dizia ser um Oceano.

A partir daí, mergulhamos nas memórias do protagonistas e ele começa a viver como o garoto de 7 anos que morou nesses arredores. Era uma criança solitária que buscava se refugiar do mundo em seus livros, ele viajava em suas histórias e era lá que se encontrava. Até o dia em que os pais passam por uma crise financeira e alugam o quarto da casa a um estranho, o minerador de opala, que alguns dias depois acaba se suicidando dentro do carro da família. Após o acidente, ele encontra um refúgio na fazenda Hempstock, onde conhece Lettie e ela se torna sua melhor amiga. 

Logo aparece Ursula Monkton, um monstro disfarçado de babá que quer destruir sua vida e por sua família em perigo. Junto com a família Hempstock, o garoto precisa destruir Ursula e além de se salvar, proteger sua família. O que parece uma missão quase impossível.

A história do livro é narrada pelo protagonista em sua infância, após alguns acontecimentos junto com Lettie, ele não imaginava que sua vida iria se transformar naquele turbilhão de acontecimentos que iria levantar questionamentos sobre o que é real e o que é pura imaginação.

Essa é a primeira obra do Neil Gaiman que leio, e devo confessar que me apaixonei pela escrita do autor, amei o modo como ele levou o rumo da história. A imaginação dele para criar cenas fantásticas onde o leitor fica questionando sobre o que é realidade e o que é fantasia.

O Oceano no Fim do Caminho é um livro que além de fantasia, ele contém uma história linda sobre amizade e lealdade, com trechos mágicos que nos faz sonhar e refletir. É um livro que vale a pena ler e ser questionado. Nos faz pensar na infância e o quanto as coisas podiam ser fantasiosas, ou o quanto a imaginação de uma criança pode ser real, ou até mesmo nos faz pensar se monstros realmente existem.

O livro é muito bem escrito, cheio de enigmas e encantador. Recomendado para todas as idades, especialmente para quem gosta de viver uma fantasia profunda. Tenho certeza que irá se apaixonar pela história, tanto quanto eu.

15 comentários

  1. Já tinha ouvido boas críticas sobre esse livro. Após sua resenha, tenho certeza que PRECISO lê-lo. Parabéns pela resenha e pelo seu blog, eu adorei *-*

    Abraços, Jess

    http://www.dicasdojess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Neil Gaiman sempre foi mestre em trazer belas histórias.
    Muito boa a resenha, esse livro está na minha lista de próximas compras.

    Beijos,

    Amamos A Leitura

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha wishlist tem um tempão. Sou louca para ler, mas por algum motivo sempre acabo deixando para depois. Amei sua resenha, me fez ter ainda mais vontade de ler, rs.
    Beijoooos
    http://cariocasdaclara.blogspot.com.br/2015/03/resenha-codinome-cassandra.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Kétrin! Tudo bem?

    Comprei esse livro há algumas semanas porque eu estava doido para lê-lo, mais pela beleza da capa que me encantou desde que a vi pelaa primeira vez!

    Eu já sabia do toque sobrenatural vinculado a um pouco de drama do Neil nessa obra e, confesso, sua resenha só despertou ainda mais minha vontade de tirar o livro da gaveta! Haha.

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/2015/03/parceria-leila-kruger.html

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já ouvi falar do livro e do autor e tenho muita vontade de fazer a leitura, sua resenha me empolgou ainda mais :)
    Beijo
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    To pra ler esse autor há tempos e sempre deixo passar.
    Gostei da premissa desse livro, acho que vou me identificar em alguns pontos, por causa do quote hahaha...super concordei e daí depois abriu a última foto...me animei mais ainda!

    A capa é maravilhosa.

    bjs e tenha um maravilhoso final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo fala tão bem desse livro que eu fico chateado por ainda não ter lido, haha. Mas pretendo lê-lo ainda em 2015. Parabéns pela resenha!

    Beijão...
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Amiga já tem um bom tempo que tenho esse livro em minha estante e ainda não tive oportunidade de fazer a leitura, mas depois que li sua resenha fiquei encantada. Espero ler assim que puder, porque você já viu a quantidade de livros que tenho para ler né? Sempre vem livros novos que colocamos na frente dos antigos e acabamos nem lendo o que fica pra trás e por isso minha ideia do THE BOOK JAR, pois só assim mesmo. Mas eu adorei a maneira como você desenvolveu a história e espero gostar muito

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/reflexaocontos-18.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Ketrin!!
    Esse livro está na minha lista faz tempo, mas ainda não tive tempo de ler. Mas, agora com a sua resenha dizendo que é cheio de enigmas, já me interessei mais por ele, talvez ele pule uns livros e suba na minha lista de leitura!
    Beijos

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ler esse livro! A capa dele chama a minha atenção de uma forma absurda..
    Estou seguindo o blog e curti a fanpage ;)
    http://acervocompartilhado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro, mas sempre tenho medo de comprar ele e me decepcionar, porque acho que esse livro não faz bem meu tipo :/
    Adorei sua resenha,
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kétrin, tudo bem?
    Acho que o livro parece ser um tanto confuso, sabe? Mas, você falou tão bem que até me deu vontade de ler. Também fiquei curiosa para saber mas sobre a história e o que acontece depois.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Kétrin, eu adorei a leitura desse livro também.
    Sabe, quando finalizei o livro me deu aquela vontade de voltar e começar a ler tudo outra vez. Já estava com saudade e não queria que a história acabasse.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  14. Como assim ela não tem nome??? Ahhh que legal! Muitos falam bem desse livro, e isso me deixa bem curiosa. A premissa é interessante e a capa deixa muito a desejar. Além do título que é belíssimo. Sua resenha me deixou mais curiosa!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o livro mas a quantidade de resenhas positivas sobre ele é incrível. Afinal, estamos falando do tio Neil né! ele esta na minha lista a tempinho já ^^

    Beijos, Joi Cardoso
    www.estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir