Resenha: Se eu Ficar #1, de Gayle Forman

03 fevereiro 2015


Se eu Ficar  |  Primeiro Livro da Série  Gayle Forman  |  224 Páginas  | Novo Conceito

A história é narrada por Mia. Ela mora com sua mãe - uma antiga hippe - mas atualmente é considerada como "mãe ursa". Seu pai que tocava em uma banda de rock, mas atualmente é professor. E, seu irmão mais novo Teddy.

Mia sempre se sentiu a excluída da família, pois seus pais sempre gostaram do rock. E ela, se sentiu atraída pela música clássica, o belo e solitário violoncelo. Mia tem um talento inimaginável, ela está esperando ansiosamente a resposta para entrar na faculdade de música da Julliard. 
 

Logo Mia conhece Adam, aquele que toca com o coração dela. Adam faz parte em uma banda de rock, a Shooting Star que está começando a fazer sucesso. Apesar que Mia não entende porque Adam escolheu ela, ele um cara lindo, talentoso, popular, engraçado. Mas Adam está perdidamente apaixonado.

Logo nas primeiras páginas acontece o trágico acidente. Em um dia de neve, em que todos estavam liberados decidem ir à um passeio de carro, é aí onde tudo começa. Perdida, Mia se depara com com cenas que ela não consegue entender, ela está fora do seu corpo! Mas ela enxerga tudo, ela vê seus pais mortos no chão, seu irmão Teddy está em algum lugar também.
 

O livro dividido em partes onde Mia é um espírito perambulando no hospital. E em flashbacks onde ela lembra de momentos da vida dela. Mia precisa decidir se ela fica e aprende a viver sem sua família, ou se ela parte junto com eles. O que será que ela vai decidir?
 
 
Me senti extremamente tocada com a personagem principal e por tudo em que ela passou, eu não consigo imaginar o que eu faria no lugar dela. Da para ver o desenvolvimento de Mia no decorrer do livro, o quanto ela amadureceu.

Se eu Ficar é um livro que contém uma história que mexe muito com o leitor, nos faz pensar na importância da família e dos amigos, e em como seria nossa vida sem eles por perto. Descobrimos o amor verdadeiro, a importância de ter alguém de quem amamos, e claro, o valor de uma vida.


18 comentários

  1. Achei a premissa do livro muito boa e toda divulgação em cima dele foram pontos principais para ler esse livro, porém não consegui ler mais que poucos capítulos, o livro não me cativou. Porém, depois tentei assistir o filme e acabei gostando, esperarei pelo próximo lançamento para saber o que acontecerá.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Infelizmente, eu não consegui terminar a leitura deste livro. Eu estava muito empolgada, mas a leitura não estava fluindo e eu acabei recebendo spoilers do livro e... não deu D= Mas eu espero um dia continuar.

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Comprei esse livro mas não li ainda, pelo jeito a história deve ser envolvente!

    Beijo
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é perfeito! Nos faz refletir sobre a vida, sobre nossos atos. Para mim, a leitura fluiu muito rápido. Ainda não li o segundo livro, mas pretendo lê-lo em breve.

    Beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Se eu ficar é um livro muito bonito, ainda não li sua continuação, pois achei que o final ficou bom e não merecia uma sequencia, Mas ainda vou dar uma oportunidade para o segundo!
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também não faço a menor ideia do que faria, mas acho que a decisão dela foi a mais certa mesmo. Adorei a resenha, assisti so o filme mas o livro parece tão bom quanto :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "O duque e eu", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    As resenhas desse livro são sempre diferentes. Umas pessoas adoram, outras pessoas nem tanto, rs. Mas, eu, definitivamente, não consigo me interessar por ele.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho esse livro maravilhoso, devorei rapidinho e a história me encantou. É super envolvente e eu achei que fluiu tranquilamente...

    Beijos,
    Caroline, do http://www.criticandoporai.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, Kétrin!
    Nunca li, mas de resenha positiva a blogosfera está cheia <3 É uma história interessante sim, mas é drama. Eu tenho fugido de dramas, já basta o meu de volta às aulas :'(
    Tem post novo aguardando você no MeL!

    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  10. Oi Kétrin!
    Diferente de você, eu não me senti nada tocada pela leitura. Achei que faltou emoção por parte da Mia, levando em consideração a situação em que ela estava. Tudo me soou meio mecânico, sabe? Mas que bom que a sua experiência foi mais positiva que a minha :)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kétrin.
    Eu li esse livro, mas foi no tranco.
    Não senti essa emoção toda que você descreveu. Acredito que faltou sentimentalismo e emoção na escrita da autora para transmitir isso. Ou eu que sou uma pedra mesmo e não senti.
    Mas vi muitas críticas e as pessoas falavam exatamente isso que eu disse.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  12. Oi Kétrin!

    Acho que sou uma das poucas blogueiras que não teve uma experiência muito bacana com "Se Eu Ficar". Coloquei expectativas demais no livro e acabei me decepcionando. Não consegui me conectar nem um pouco com a Mia, achei ela meio forçada. Com certeza esse foi o principal ponto que me fez não gostar do livro.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro quando ainda era do Rocco e amei, chorei lendo e muito mais vendo o filme, que é incrível. A continuação eu já li também e achei melhor ainda do que esse. O Adam é um personagem apaixonante e está muito, muito intenso em Para onde ela foi.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  14. Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro, acho que já passou da hora de eu comprar né..
    Estou seguindo seu blog,
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amiga sinceramente tenho que confessar que também amei ler esse livro SE EU FICAR e principalmente PARA ONDE ELA FOI. São dois livros simplesmente INCRIVEIS. Mas o primeiro tenho que confessar que senti bastante falta do envolvimento com a personagem, porque ela ficava apenas perambulando pelo o hospital e nada acontecia, mas quanto as passagens que contava de quando ela estava viva, eu gostei bastante. Lindo pra falar a verdade. Quando vejo o filme fico emocionada, principalmente quando ela está em volta da fogueira com os amigos e os pais. É lindo demais. Até chorei e olha que sou dificil hahahaha

    Espero que você goste de ler PARA ONDE ELA FOI, porque muitas das coisas você vai entender no segundo e pelo ponto de vista do ADAM nos faz suspirar de uma maneira inacreditavel ! hahahaha

    Se cuida minha querida
    Fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já li tantas resenhas negativas sobre "Se eu ficar" que fiquei muito feliz em encontrar pelo menos a sua positiva! Gostei bastante do filme, mas não sei se me aventurarei na leitura do livro... Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho adiado a leitura desse livro porque eu honestamente não sei o que eu faria no lugar da Mia, não sei se gostaria de viver em um mundo no qual minha família simplesmente não exista! Não sei se escolheria continuar e viver uma vida de saudades e ausências... Acho que esse é o tipo de livro que faz a gente considerar coisas incomodas... só de ler as resenhas me pego tendo aqueles pensamentos infantis e se minha família morresse? É aflitivo... fico entre a vontade e o medo kkk Coisa de geminiana mesmo kkk

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Hey!
    Gente, esse livro parece incrível! E tem cara de que faz chorar haha Adorei a resenha!
    Escolhi não ver o filme até ler o livro, mas ainda não o adquiri :( espero poder lê-lo logo.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir