Resenha: O Beijo das Sombras #1 (Academia de Vampiros) , de Richelle Mead

12 agosto 2014

Livro: O Beijo das Sombras #1
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 319


Sinopse:  Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?


O Beijo das Sombras é primeiro livro da série Academia de Vampiros, composta por 6 livros.

Conhecemos a história aos olhos de Rose, uma Dampira que está destinada a se tornar guardiã de Lissa, sua melhor amiga Moroi.

Dampiros são seres meio vampiros e meio humanos, que tem como missão se tornar guardiões dos Moroi, protegendo-lhes dos Strigoi. Os Strigoi não são nada menos do que mortos-vivos, são vampiros muito fortes, eles se alimentam do sangue dos Moroi para conquistar sua imortalidade. Já os Moroi são vampiros do “bem”, eles não são tão fortes quanto os Strigoi, mas eles sabem usar suas forças e poderes de modo controlado.

“Não importa o que aconteça no nosso mundo, algumas verdades básicas sobre vampiros não mudam jamais. Os Moroi são vivos; os Strigoi são mortos-vivos. Os Moroi são mortais; os Strigoi são imortais. Os Moroi nascem Moroi; os Strigoi se transformam em Strigoi.”

Rose e Lissa são melhores amigas desde a infância. Certo dia, aconteceu um acidente de carro com a família de Lissa, onde Rose estava junto, apenas Rose e Lissa sobreviveram, e desde então, as duas criaram um laço inseparável, que nem elas conseguem decifrar como sentem.

“...Um laço que nenhuma de nós entendia muito bem. Existem lendas sobre conexões psíquicas entre os Moroi e seus guardiões, mas as histórias nunca mencionaram algo como aquilo. Desajeitadamente, nós procurávamos lidar com aquilo da melhor maneira possível.”

Há dois anos, Rose sente que precisa tirar Lisa da escola São Vladimir, e então elas fogem. Elas conseguem passar dois anos longe da escola de vampiros e da proteção, e vão para o mundo dos humanos onde aprendem a viver e a sobreviver.  Mas isso não dura muito, até que Dimitri e mais guardiões vão atrás delas e as levam de volta.

Já que a missão de Rose é ser guardiã de Lissa, ela precisa treinar e criar resistência física. Seu treinador não é ninguém mais, ninguém menos do que Dimitri. Já que ele é experiente, se ofereceu para ajudar Rose. Mas com o passar do tempo, Rose foi criando sentimentos por ele, como será que isso vai acabar?

“...Ele riu ás gargalhadas, e aquele som me envolveu como um abraço carinhoso. Meu Deus, como eu adorada o som do riso dele.”

Rose é o tipo de personagem que todo livro deveria ter, ela é forte, determinada, extremamente rebelde, e tem o jeitinho especial Rose de resolver as coisas, é festeira, espontânea e o principal de tudo, é muito fiel a sua amiga Lissa.

Lissa é o oposto de Rose, ela é bem o tipo princesa, perfeita, delicada, simpática, adorada por todos. Última da família Dragomir, isso a faz ser especial, mas ela não quer esse destaque, prefere viver as margens e sem chamar atenção.

Como esse é o primeiro livro da série, nele conhecemos mais sobre esse mundo de Dampiros, Moroi e Strigoi, conseguimos nos apaixonar pelos personagens e só esperar o melhor dos próximos livros, espero uma continuação honrada e fiel do restante da série.

A história é perfeita e te prende do começo ao fim. Ela tem romance, ação, suspense, e a cada página folhada, só nos tira mais suspiros e ao mesmo tempo  uma apreensão por não saber o que irá acontecer.
A trama é envolvente, os personagens são cativantes e a leitura flui de um jeito incrível. Eu só posso dizer que estou muito ansiosa para continuar essa série maravilhosa.

Um comentário

  1. OI Kétrin este livro é sensacional, consegui adquirir o box com todos da série e não vejo a hora de concluir!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir