Resenha: Delírio, de Lauren Oliver

14 julho 2014

Livro: Delírio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 342


Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Primeiro livro da Trilogia Delírio.

Imagine um mundo onde o amor é diagnosticado como uma doença, algo terrível de se contrair. É nesse mundo que Lena Haloway vive.

“Claro que essa é umas das razões que o tornam tão perigoso: afeta nossas mentes, impedindo-nos de pensar com clareza ou tomar decisões racionais sobre nosso próprio bem-estar.”

“É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele.”

Lena é um garota de quase dezoito anos que vive com seus tios e primas, já que seu pai faleceu antes dela nascer, e sua mãe contraiu a doença do amor deliria nervosa.
A cura para o amor foi encontrada, é um processo em que as pessoas passam quando completam dezoito anos, que se chama Intervenção. O que acontece? O amor é tirado das pessoas, aparentemente, elas vivem sob um mecanismo, onde as pessoas são escolhidas por compatibilidade para se casarem e formarem uma família. E quem tem o amor e não consegue ser curado é denominado como simpatizante, são mortos; jogados nas Criptas ou fogem para a Selva (lugar onde vivem os Inválidos) para viverem suas vidas longe da sociedade contra o amor.

“Amor: ele vai matá-lo e salvá-lo ao mesmo tempo.”

Lena está contando as horas para que chegue o dia da sua Intervenção, afinal, ela não quer ser infectada pela doença do amor deliria nervosa. Até que um dia, ela conhece Alex e sua vida vira de ponta cabeça, ela descobre que nem tudo é o que dizem.

Delírio é um livro maravilhoso, com uma história encantadora! É incrível acompanhar a vida de Lena, tudo que ela passa, tudo que ela está descobrindo e quando ela começa a se questionar sobre o certo e o errado, e sem contar que não deve ser fácil viver em um mundo onde tudo é regulado e proibido.

A autora criou personagens fantásticos, como por exemplo a melhor amiga de Lena, a Hana, é uma garota linda, simpática e totalmente fiel a amizade com Lena. E Alex, o mocinho perfeito, com palavras e gestos doces, que nos deixa suspirando.

Lauren Oliver criou um mundo extraordinário na medida do possível, muito intrigante e cheio de ação. E tudo isso nos leva a um final desesperador e muito envolvente, onde o leitor fica ansiando loucamente pela continuação, eu só posso dizer uma coisa: essa trilogia promete muito!

“É preciso seguir em frente, independentemente do que aconteça. É a lei universal.”

4 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Vejo muuuuuuuita gente falando desse livro, mas não me interessei muito... mas essa capa :o vi na livraria e quase comprei só por causa da capa mesmo :p linda demais.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ameiii a resenha flor !
    Estou doida para ler !
    Amei seu cantinho <3
    Beijinhos :3
    http://www.creativitymakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Kétrin! Este livro esta na minha meta de leitura, tenho certeza que é maravilhoso!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oii, também fiquei com muita vontade de ler esse livro, também pela novidade que vai virar serie, ansiosa.
    Adorei o blog.
    Beeijos

    www.agarotaeoseulivro,blogspot.com.br

    ResponderExcluir