Resenha: Belle, de Lesley Pearse

02 março 2014

Livro: Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Páginas: 552


Sinopse:  Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris. Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro. Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente. A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade? Autora # 1 bet-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.



A história se passa no ano de 1910. A protagonista é Belle, uma jovem inglesa de 15 anos que mora em um bordel, pois a mãe é dona do lugar.
Belle sempre foi uma menina inocente, apesar de ela morar em um bordel, a mãe e a empregada Mog, que é como sua segunda mãe, sempre a mantiveram longe dos acontecimentos da casa, então Belle ficava a maior parte do tempo em seu quarto que ficava no porão, e não tinha permissão de subir a parte de cima da casa após as cinco horas.
Certo dia, em um de seus passeios matinais, Belle conhece Jimmy, um jovem encantador, a qual ela simpatiza logo de começo, e aí começa uma amizade pura e verdadeira.

“ Eles tinham mais em comum do que Jimmy imaginava. Ele, com seu tio gênio difícil para enfrentar, ela, com uma mãe mal-humorada. Ambos eram rodeados de pessoas, mas tinha ficado evidente que Jimmy era tão solitário quanto ela, sem amigos de sua própria idade para conversar.”

A rotina de Belle não mudou, até o dia em que houve um acontecimento terrível. Belle estava limpando o quarto de uma das meninas da casa, quando adormeceu sem querer, ela acordou assustada quando ouviu vozes de pessoas subindo, e como ela não tinha permissão de ficar naquela parte da casa, se assustou e se escondeu em baixo da cama. Ela pensou que não teria problemas se eles não a vissem lá, então resolveu ficar lá quieta até eles saírem do quarto. E nesse mesmo dia Belle perdeu sua inocência, ela acabou descobrindo tudo que acontecia em um bordel, ela descobriu do pior jeito possível, pois viu Millie se entregando a um homem e logo após ela se recusar a ir embora com ele, ela foi assassinada.
Belle testemunhou esse ato terrível, e infelizmente teve as consequências depois, pois esse assassino é muito perigoso, com medo de ser enforcado pelo crime cometido, ele sequestrou Belle e a enviou á Paris, para ser vendida como prostituta.

“ Belle ouviu uma carruagem atrás dela quando se aproximava de Jake’s Court, mas nem sequer virou a cabeça, já que era um som comum. De repente, no entanto, ela sentiu que alguém lhe deu uma rasteira e a agarrou por trás. Seus braços foram agarrados bem apertados e torcidos para trás, ao mesmo tempo em que uma mão deu um tapa em sua boca para silenciá-la. Ela lutava e tentava chutar, mas o agressor era muito maior e mais forte do que ela, e Belle foi carregada para dentro da carruagem que agora estava ocupando a rua estreita.”

Mas o destino de Belle não acaba por aí, ela acaba sendo enviada a muitos lugares diferentes com o mesmo intuito de ser uma cortesã. Ela conhece pessoas terríveis, mas também conhece pessoas maravilhosas.
Será que Belle está destinada a ser uma cortesã para sempre? Será que ela vai conseguir voltar a sua cidade natal na Inglaterra?

“...Sentou-se na cama e percebeu que estava confusa. Não em relação ao que acabara de ver, mas, sim, por todas as coisas que a vida havia colocado em seu caminho, pois certamente havia algum plano por trás de tudo aquilo, e ela queria entender o que era.”

A história me comoveu, pois naquela época era muito comum o tráfico de meninas jovens para a prostituição, e acompanhando a história de Belle, pude ver o quão terrível foi tudo que ela passou. Fico pensando na coragem dela, pois não é fácil uma menina inocente de 15 anos passar por tudo que ela passou.
O livro é do começo ao fim cheio de emoções, e ao decorrer da história, Belle mudou muito, pois ela teve de aprender a sobreviver a esse novo mundo, ela se viu sozinha muitas vezes sem poder contar com ninguém e em perigo, e é incrível o jeito como ela conseguiu passar por cima de tudo, com a cabeça erguida e sempre com o sonho de mudar seu destino.

“ Ela era um mistério, forte, direta e corajosa...”

5 comentários

  1. Parece ser mega legal!
    http://depoisdaquelaroupa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi linda,fiquei hiper,mega curiosa pra ler!!,adoreiiiii,parabéns pelo blog,seguindo,retribui?,seja bem vinda ao meu cantinho: http://delicadavivi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei a resenha! Quero ele pra mim agora ♥ Beijoo Kétrin, que blog fofo ;*

    Bolhas Aleatórias

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho esse livro mas não consigo terminar sempre paro na metade e pela sua resenha ele parece ser bom, vou tentar terminar.
    Beijos!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, acabo de visitar seu blog e segui-lo. Lhe desejo foco, sucesso e força. Que conquiste muitas realizações através do mesmo. E também convido você e seus/suas leitores/leitoras a conhecer o meu blog: toobege.blogspot.com.br . Beijinhos e espero você lá também *0*

    ResponderExcluir